Braço de guitarra - peça única em maple

Started by darkislanio, 19 de May de 2015, as 21:37:31

Previous topic - Next topic

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Ele pode até aproveitar que vai fazer o braço que vou encomendar, e tirar fotos do processo, principalmente no que concerne à colocação e nivelamento dos trastes, a parte mais delicada em termos de precisão
AI = data laundering

Leandro dkv

*
Iniciante
Quote from: xformer on 20 de May de 2015, as 17:39:38
Quote from: Leandro dkv on 20 de May de 2015, as 14:45:10
Se eu fizer os videos e fotos,vocês me ajudam?

O jeito mais fácil pra divulgar e documentar essa aula passo a passo com vídeo é criar um Blog (Blogger do Google) do que ficar enviando só o vídeo para o Youtube. No blog você pode escrever instruções e orientações e intercalar fotos e vídeos em sequência lógica e muito mais leve e rápido pra fazer upload que no Youtube e sem precisar de servidores de imagem. Como eu estou sempre aí na sua oficina, pegamos um dia e faremos esse curso.

Ok,fechado!!!

-----

Quote from: Etelvino Costa on 20 de May de 2015, as 09:29:12
Eu também tenho um sonho de construir uma guitarra, mas realmente o braço me assusta já cheguei tambem a modificar braços e colocar trastes, mas construir um do zero seria um grande desafio.
Leandro, quais ferramentas você acha que são necessárias para esta empreitada?

Tenho tudo,menos o maple,se for marfim eu possuo...seria interessante um passo a paso com material e ferramentas que estejam ao alcance de todos,por ex:formão,grosa,serras manuais e etc...que tal?

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Sério que você não tem maple? :'(
Nem um pedaço para fazer um único braço?
AI = data laundering

kem

DIY Freak
 darkislanio, não quer experimentar Tauari?!?
I don't want to die young...
I want to diode!

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Sou de CE.
Me fale um pouco sobre as propriedades mecânicas do tauari pelo menos o básico
AI = data laundering

kem

DIY Freak
Quote from: darkislanio on 21 de May de 2015, as 12:09:26
Sou de CE.
Me fale um pouco sobre as propriedades mecânicas do tauari pelo menos o básico
http://www.mundoflorestal.com.br/arquivos/guitarra_final.pdf
Le no final da pagina 34...
Tem o Jequitibá-Rosa também...
I don't want to die young...
I want to diode!

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Parece bem interesasante! Vou entrar em contato com o Leandro para que ele me passe um orçamento inicial ou algo do tipo, e saber se ele possui alguma peça de tauari para começar o trabalho

-----

Só falando sobre minha tentativa anterior de construir um braço de guitarra:
Pela falta de ferramantas adequadas, a escala ficou curvada de uma maneira que a ação do tensor não conseguia corrigir, então comprei um braço de uma strinberg, que possui o headstock um tanto largo e permite modificá-lo, no meu caso, para um formato de telecaster.
Esse é o headstock de uma strinberg. Como não tirei fotos antes de modificar o que comprei, peguei essa da internet, mas o formato é o mesmo:

O que eu modifiquei ficou assim:

O resultado me agradou muito, visto que só tive o trabalho de alterar o headstock
AI = data laundering

EddieTavares

Guest
hey hey hey! Explica como você fez essa pestana.

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Eu cortei um pedaço de latão de um irrigador antigo. O pedaço que eu cortei já tinha mais ou menos o perfil em L. Então só tive que moldar a peça com uma lima até me agradar. Depois disso, fixei com araldite.

-----

Fiz isso pra compensar a maldita dificuldade para afinar a terceira corda sem que desafine com as notas. Ainda tenho que melhorar, mas por enquanto, o resultado já é bem melhor que o nut reto original.
AI = data laundering

marcao_cfh

Handmaker
Ela facilita aqueles bends nas cordas soltas feitos atrás da pestana? Nas minhas guitarras com pestana "normal" as cordas desafinam por não voltarem à posição correta ao soltar os bends, e eu queria modificar uma guitarra minha para usar esse tipo de bend.

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
para esse tipo de bend, o mais adequado seria um nut de carbono, que reduz o atrito. Essa modificação que eu fiz não é para esse tipo de ajuste, mas sim para compensar a ação das cordas.
AI = data laundering

marcao_cfh

Handmaker
Ah sim, obrigado! Sabia que a desafinação ocorre por conta do atrito, mas achei que o latão diminuísse. Vou procurar uma de carbono.