Meteoro MHA-2000 - 100W

Started by stash, 26 de April de 2016, as 10:23:46

Previous topic - Next topic

stash

*
Iniciante
Senhores

Tenho 2 dúvidas quanto ao cabeçote MHA-2000 100W (sou leigo no universo dos valvulados, desculpem se estou perguntando bobagem):

1) O mesmo foi comprado usado, e não sei qual seria o sintoma (se é que tem) para a troca das válvulas. Tem alguma recomendação de troca de válvulas de tempos em tempos, ou algo assim? A dúvida que tenho é se o amp está gerando o som que de fato deveria.

2) Este amp é de 100W, e por vezes é um problema para tocar em ambientes menores. Existe alguma maneira de alterá-lo, para ter como "chaveá-lo" para ter apenas 50W?

Aguardando respostas e desde já muito obrigado!

Matec

Hand MasterMind
Eu já tive esse aparelho em mãos para manutenção.

Ele é uma cópia do JCM900 Dual Reverb 100W. Apesar de ser uma cópia ele não soa como o original.
Então é difícil saber se o problema seriam as válvulas, já que não há exatamente uma referência.

O que se pode dizer é que ele toca bem alto com os 100w esperados. O original da Marshall utiliza 4x EL34, já o MHA eu vi com 5881, mas ouvi falar que deveria sair de fábrica com 4x 6550.

Não há esquemas da Meteoro confiáveis , mas você pode utilizar sem problemas o esquema da Marshall:

Uma recomendação é que se você for utilizar profissionalmente, troque pelo menos as válvulas de saída, e, dependendo das válvulas faça um ajuste do bias.

O drive do amplificador é todo do pré (que é hibrido; meio valvulado, meio circuito integrado), então é fácil controlar o volume mesmo em ambientes pequenos. Na parte traseira do amplificador deve existir uma chave Pentode-Triode que diminui um pouco a potência do amplificador, mas não tanto.

Abs

stash

*
Iniciante
Obrigado pela resposta Matec.. mas será que implementar uma chave de redução de potência (de 100 para 50W) seria muito complexo?

Matec

Hand MasterMind
Quote from: stash on 26 de April de 2016, as 13:34:24
Obrigado pela resposta Matec.. mas será que implementar uma chave de redução de potência (de 100 para 50W) seria muito complexo?

Não sei a que tipo de chave você está pensando, mas se for do tipo "retirar duas válvulas de saída do circuito" com certeza não é uma boa opção. As válvulas saem, mas a impedância do transformador fica igual, sobrecarregando as válvulas que ficam.

O mais recomendável seria um redutor de potência (ou "Atenuador de Potência" - pesquise assim) que é um circuito relativamente simples de ser encontrado ou mesmo montado.

Abs

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
No esquema que o Matec postou tem uma chave de seleção de potência de saída: uma em posição de modo triodo para as válvulas de saída (menos potência) e outra posição para modo pentodo (mais potência).  A chave muda a conexão da grade de screen, alterando a configuração de modo das válvulas de saída.  Pode ser uma alternativa fácil de se implementar.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

stash

*
Iniciante
olá amigos. Agradeço as respostas do xformer e Matec.. acredito que o mais viável seja a utilização de um atenuador mesmo, para evitar de mexer no cabeçote. A propósito, eu pesquisei e encontrei de alguns tipos (resistivo, modo triodo, e outros).. Gostaria de alguma sugestão se, no caso deste head de 100W, poderia ser montado um atenuador mais simples (imagino que resistivo), e se alguém tiver algum esquema de algum para sugerir. Agradeço novamente.

Matec

Hand MasterMind
stash

Você já verificou se essa chave Pentodo-Triodo não existe na parte traseira do seu amplificador?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Xformer, com esse arranjo, vamos ter sempre distorção de power, pelo excesso de potencia na saída do ampli, ou ainda mesmo com volume elevado teremos um som clean ?

At Daniel.
Pirataria é crime, não roube navios...

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: daniel_tubes on 29 de April de 2016, as 15:10:03
Xformer, com esse arranjo, vamos ter sempre distorção de power, pelo excesso de potencia na saída do ampli, ou ainda mesmo com volume elevado teremos um som clean ?

At Daniel.

Daniel, o atenuador em tese apenas atenuaria (diminui o sinal aplicado na entrada) de forma fiel na forma de onda e entregaria ao alto-falante. Portanto, se houver distorção na entrada, também haveria a mesma distorção na saída.

Entretanto há dois pontos que complicam a coisa: o alto-falante não é uma carga resistiva, mas majoritariamente reativa (ou seja o valor da impedância depende da frequência do sinal e dos harmônicos), e a fonte do sinal é um amplificador valvulado, com a carga acoplada por meio de um transformador de saída.

Como o atenuador tem o papel de diminuir a tensão entregue ao alto-falante e ao mesmo tempo fazer com que do ponto de vista do secundário ele continue vendo a mesma impedância do alto-falante sem o atenuador, o conjunto atenuador+falante não vai ter o mesmo comportamento de impedância se só houvesse o alto-falante ligado.
Como o sinal do amplificador valvulado pode depender um pouco da impedância vista pelas válvulas, o sinal atenuado não vai ser tão fiel ao sinal não atenuado. Mas acho que não seria muito relevante a perda da distorção (timbre).
O negócio é ver na prática o que ocorre.

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Eu sempre achei, só que nunca testei um atuador , que se perderia a particularidade do som clean, pelo fato de se ter que abrir o volume pra se ter um volume alto, consequentemente teremos distorção, mas lendo a sua explicação creio que estou errado na minha dedução, pelos boatos que ouvi, o pessoal usava o atuador pra se ter aquela distorção tanto de power como de pré em baixos volumes, sem ficar surdo.

Ma como disse nunca usei um.

Mas agradeço  a explicação...

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
QuoteEste amp é de 100W, e por vezes é um problema para tocar em ambientes menores. Existe alguma maneira de alterá-lo, para ter como "chaveá-lo" para ter apenas 50W?

Existem 3 modos possíveis:
1) Tirando fora duas das quatro válvulas de potência, como faço há 6 anos sem nenhum problema.
Esse negócio da alteração da resistência refletida no primário, citada pelo Matec, é controversa, e se o transformador de saída tiver sido dimensionado para suportar essa variação, não haverá nenhum problema.
2) Usar um atenuador de potência, como o sugerido pelo Xformer, apesar de que mesmo com a atenuação obtida o amp valvulado, ainda vai soar um tanto alto para se usar em casa.
3) A comutação de pentodo para triodo que diminui a potência de saída, mas, que além de não diminuir tanto assim o volume, torna o som do amp pior, e digo isso porque já testei e não gostei do resultado.

Por isso, o ideal para se ter um amp valvulado de potência domado a nível de se utilizar em casa sem incomodar os vizinhos é a combinação dos itens 1 e 2, como faço aqui.

edyguitar

Colaborador
caindo de paraquedas no assunto, o que o Xformer postou seria um L-Pad, muito usado em caixas de som de P.A para atenuar drives e tweeters na falta de um bom divisor que custa caro. eu costumo usar muito isso, tem uma calculadora nesse link que calcula a potencia atenuada em dB com os valores dos resistores e sua potencia. de repente pode ser util para alguém ou até mesmo para esse caso.
http://autosom.net/artigos/lpad.htm