Marshall Bass 12 Combo Amplifier

Started by Alex Frias, 22 de November de 2016, as 12:12:23

Previous topic - Next topic

Alex Frias

******
DIY Freak
Posts: 7,597
Flanelinhas, cuidado!!!
Logged
Depois de ver o clip a seguir fiquei interessado em dar uma olhada na arquitetura desse pequeno amp e verificar se há algo interessante nela...

https://www.youtube.com/watch?v=Ffn5xHZKPSM

Achei algumas fotos, porém nenhum esquemático...









Se alguém por aí tiver um ou souber onde existe esquemático e puder compartilhar a informação, agradeço!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Mallermb

***
Colaborador
Posts: 854
Location: Guarulhos SP
Logged
De fato, pesquisando o esquemático dele apenas pela descrição de marshall bass 12, não consegui encontrar nada, porém, ele parece muito com o marshall 5301 Keyboard 12, 12W, 1x10, combo para teclado, e olhando algumas fotos que você postou, a parte traseira do amplificador me chamou atenção, parece haver uma numeração: 5504 ou 5604, pesquisando estas duas numerações, também não encontrei nada, dá uma olhada no link abaixo e pesquisa por marshall 5301 Keyboard 12, até a foto é muito parecida, exceto pelo keyboard no lugar do bass. Acredito que o esquema até possa estar lá, mas com numeração ligeiramente diferente.

http://www.drtube.com/en/library/schematics/69-marshall-schemas
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,

Alex Frias

******
DIY Freak
Posts: 7,597
Flanelinhas, cuidado!!!
Logged
Na verdade consegui descobrir que a numeração dele seria 5001 e não consegui achar nenhum esquema que seguisse essa numeração... )>|
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Mallermb

***
Colaborador
Posts: 854
Location: Guarulhos SP
Logged
Quote from: Alex Frias on 22 de November de 2016, as 16:05:59
Na verdade consegui descobrir que a numeração dele seria 5001 e não consegui achar nenhum esquema que seguisse essa numeração... )>|

Só encontrei o 5002, realmente é uma incógnita esse amplificador, pode ser que ele seja bem raro ou foi descontinuado rapidamente.

http://www.drtube.com/schematics/marshall/5x02.gif
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,

bossman

Administrator
******
DIY Freak
Posts: 6,368
Logged
Já tentaram pedir informações ou mesmo o esquemático direto na fonte ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Matec

*****
Hand MasterMind
Posts: 2,939
Logged
Quote from: bossman on 24 de November de 2016, as 11:38:50
Já tentaram pedir informações ou mesmo o esquemático direto na fonte ?

Ou isso ou então tirar o esquema.

Na Pré-História (da Internet) tirar o esquema era regra. Hoje com fotos totalmente acessíveis e envio imediato, fica bem fácil.

Por esses esquemas do Dr Tube vemos que os modelos tem uma sequência, 5002, 5302, 5502 e isso significa que pelo menos os circuitos são semelhantes . Por essa lógica, o modelo 5001, teria sequência no 5301 e 5501.

Porém nas anotações no rodapé do esquema do 5002, http://www.drtube.com/schematics/marshall/5x02.gif existem referências dos 5001, 5301, 5501. Talvez isso indique algo à mais.

Abs

kem

******
DIY Freak
Posts: 5,125
Location: Santos
Logged
Quote from: Matec on 24 de November de 2016, as 12:15:07
Porém nas anotações no rodapé do esquema do 5002, http://www.drtube.com/schematics/marshall/5x02.gif existem referências dos 5001, 5301, 5501. Talvez isso indique algo à mais.

Abs
Nem só no rodapé... As referências estão claras.
O esquema acima completo é o 5001.
A primeira etapa embaixo a esquerda é o pré do 5301 (mostrando que do 5001 pro 5301 é o que muda no primeiro estágio).
O do centro embaixo é o pré do 5502 e a direita o power dos 5302, 5502 e 5301.
Tem referências aos transformadores e até fusíveis de cada modelo...
I don't want to die young...
I want to diode!

fbsrosa

Guest
Logged
No esquema (http://www.drtube.com/schematics/marshall/5x02.gif), embaixo, o preamp do meio está claramento identificado como "Bass Amplifier 5502 (preamp) PCB JM 87".

blackcorvo

****
Handmaker
Posts: 1,259
  1. ICQ - 169805101
Location: Ribeirão Preto - SP
Logged
Quote from: kem on 24 de November de 2016, as 14:20:48
Nem só no rodapé... As referências estão claras.
O esquema acima completo é o 5001.
A primeira etapa embaixo a esquerda é o pré do 5301 (mostrando que do 5001 pro 5301 é o que muda no primeiro estágio).
O do centro embaixo é o pré do 5502 e a direita o power dos 5302, 5502 e 5301.
Tem referências aos transformadores e até fusíveis de cada modelo...

Exatamente. E se você for comparar com o Lead 12 (http://www.drtube.com/schematics/marshall/3005.gif), ambos circuitos são MUITO parecidos, tanto no pré como no power, e algo curioso é que os transistores de saída tem capacidade de entregar bem mais do que 12 watts, tanto que são usados até nos modelos de 30 watts.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

blackcorvo

****
Handmaker
Posts: 1,259
  1. ICQ - 169805101
Location: Ribeirão Preto - SP
Logged
#9
Revivendo pra trazer umas atualizações puxando de uma exploração do preamp que estou fazendo no fórum Solid State Guitar:

https://www.ssguitar.com/index.php?topic=5615.0



http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

guikusch

*
Iniciante
Posts: 81
Logged
Quote from: blackcorvo on 11 de July de 2025, as 08:57:47
Revivendo pra trazer umas atualizações puxando de uma exploração do preamp que estou fazendo no fórum Solid State Guitar:

https://www.ssguitar.com/index.php?topic=5615.0


Muito bom o layout!
Aproveitando o gancho, eu tenho um lead 12 original de '87, porém acho o timbre dele muito fechado e bem dark. Ao meu ver, o tonestack parece bem adequado, acho que seria mais uma questão de adicionar um bright cap no pot de ganho semelhante aos que os valvulados possuem. Será que é possível nessa configuração?

blackcorvo

****
Handmaker
Posts: 1,259
  1. ICQ - 169805101
Location: Ribeirão Preto - SP
Logged
Quote from: guikusch on 28 de July de 2025, as 14:33:28
Muito bom o layout!
Aproveitando o gancho, eu tenho um lead 12 original de '87, porém acho o timbre dele muito fechado e bem dark. Ao meu ver, o tonestack parece bem adequado, acho que seria mais uma questão de adicionar um bright cap no pot de ganho semelhante aos que os valvulados possuem. Será que é possível nessa configuração?

Obrigada! Desculpe pela demora na resposta.

Nesse circuito, o ganho é controlado, ao mesmo tempo, por quanto do sinal entre os dois estágios vai ao terra, e a resistência em série com o resistor da entrada inversora do segundo estágio (cujo ganho é definido pela proporção entre essa resistência e a resistência no feedback do op-amp), por isso não daria para colocar um capacitor no potenciômetro de ganho para adicionar mais agudos.

Você poderia experimentar colocando um capacitor em paralelo com o resistor de 10k logo na saída do primeiro estágio, que vai pra entrada não-inversona do segundo estágio.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021