Preparando solução corrosiva

Started by Eduardo, 01 de March de 2017, as 09:37:48

Previous topic - Next topic

rafafelix

Colaborador
Quote from: Eduardo on 06 de March de 2017, as 08:00:22
Este tema já está na minha lista. Na verdade você não precisa descartar. É possível recuperar a solução removendo o cobre que ela contem. Como eu também moro em apartamento, pode ter certeza que tudo o que eu fizer, você vai poder fazer também!

Olha só que interessante. Não sabia que era possível recuperar o percloreto de ferro usado. Estou na espera desse vídeo para aprender mais uma.  ;D
Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!

AMPERX

*
Iniciante
Quote from: edyguitar on 05 de March de 2017, as 22:45:13
É possível recuperar a solução removendo o cobre que ela contem. Como eu também moro em apartamento, pode ter certeza que tudo o que eu fizer, você vai poder fazer também!

Olha Eduardo... isso é realmente muito interessante. Sou totalmente adepto à política do reuso e por isso vou ficar aguardando ansioso. Certamente vai ter um índice bem alto de visualizações porque é um tema muito importante.
"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Eu achei um jeito muito mais fácil de me livrar do percloreto usado.  Ele vai para o Eduardo fazer as experiências e videos dele.   :D
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

rafafelix

Colaborador
Quote from: xformer on 06 de March de 2017, as 09:34:04
Eu achei um jeito muito mais fácil de me livrar do percloreto usado.  Ele vai para o Eduardo fazer as experiências e videos dele.   :D

Além de fácil, é uma causa nobre.  :D

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Pois é...

Eu precisava de um percloreto bem velho para mostrar o processo de recuperação. O Xformer gentilmente cedeu o dele e vai ganhar uma das garrafas que eu preparei no vídeo da dissolução!

Particularmente, eu não sou muito amigo de percloreto.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

kem

DIY Freak
Na verdade o Eduardo já explicou aqui no fórum como recuperar percloreto. Mas com certeza o vídeo vai facilitar o entendimento.
I don't want to die young...
I want to diode!

rafafelix

Colaborador
Kem, eu não sabia da existência do tópico do Eduardo a este respeito. Obrigado por avisar.

Usei a busca, encontrei e achei o tópico muito esclarecedor. Uma verdadeira aula de química. Com o vídeo então, nem se fala.

Se alguém mais se interessar, o tópico é esse: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1192.msg17732#msg17732

Sergiodam

Colaborador
Quote from: Eduardo on 06 de March de 2017, as 08:00:22

Este tema já está na minha lista. Na verdade você não precisa descartar. É possível recuperar a solução removendo o cobre que ela contem. Como eu também moro em apartamento, pode ter certeza que tudo o que eu fizer, você vai poder fazer também!

Eu lembro do tópico sobre o percloreto. Ainda assim voltei lá e reli todo, justamente para lembrar que, no final, alguns participantes tinham feito considerações a respeito da praticidade x custo do processo de recuperação. Então ficam duas situações: 1 - para quem mora em locais onde é difícil obter percloreto novo, a recuperação ad infinitum é uma benção e merece mesmo o vídeo-tutorial; 2 - para aqueles que podem adquirir o percloreto novo "ali na esquina", o processo de recuperação é demorado e tão dispendioso quanto comprar e, por isso, o vídeo-tutorial do descarte ambientalmente seguro também seria muito bem-vindo. O que me leva a entender que a sugestão seria dividir o vídeo em duas partes...  :-)

Eu, por exemplo, quando preciso descartar, faço um processo que deve até ser errado e faz uma lambança dos demônios, que é preliminarmente misturar pequenas quantidades do percloreto usado com bicarbonato de sódio... vira uma brincadeira de vulcão!  :D

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Quote from: Sergiodam on 07 de March de 2017, as 00:28:27

Eu, por exemplo, quando preciso descartar, faço um processo que deve até ser errado e faz uma lambança dos demônios, que é preliminarmente misturar pequenas quantidades do percloreto usado com bicarbonato de sódio... vira uma brincadeira de vulcão!  :D

Misture com hidróxido de sódio (soda caustica ou qualquer um desses produtos de limpar ralo) e deixe decantar. A parte líquida pode ser jogada no ralo sem problemas, pois será apenas água salgada. A parte sólida contem hidróxido de ferro e hidróxido de cobre. Depois de secos podem ser colocados no lixo comum.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.