Acabamento em baixo relevo

Started by Paulo Shure, 12 de July de 2017, as 13:44:48

Previous topic - Next topic

alambike

**
Freqüente
Saravah !
Eu faço da seguinte forma:

1 - Primeiro pinto o pedal com a tinta fotosessível;

2 - Depois sensibilizo utilizando o desenho na transparência;

3 - Utilizando fita eu protejo as áreas laterais que não foram pintadas e ficariam expostas ao percloreto;

4 - Coloco em um recipiente e vou verificando a cada 3-4 min e dosando a profundidade da corrosão;

5 - Quando achar que o desenho está bem definido, eu tiro e lavo;

6 - Depois de seco, pinto com um spray da cor quiser (braco, preto, azul, etc...);

7 - Depois de seco, lixo com uma lixa bem fina e vou dando o acabamento suave sem muita pressão para não retirar a tinta das cavidades;

8 - Depois de pronto passo verniz.

Segue algumas fotos do processo:

[spoiler]

[/spoiler]

Resultado final:

[spoiler][/spoiler]

Bruno Lucca

**
Freqüente
Quote from: alambike on 15 de July de 2017, as 20:31:30
Eu faço da seguinte forma:

1 - Primeiro pinto o pedal com a tinta fotosessível;

2 - Depois sensibilizo utilizando o desenho na transparência;

3 - Utilizando fita eu protejo as áreas laterais que não foram pintadas e ficariam expostas ao percloreto;

4 - Coloco em um recipiente e vou verificando a cada 3-4 min e dosando a profundidade da corrosão;

5 - Quando achar que o desenho está bem definido, eu tiro e lavo;

6 - Depois de seco, pinto com um spray da cor quiser (braco, preto, azul, etc...);

7 - Depois de seco, lixo com uma lixa bem fina e vou dando o acabamento suave sem muita pressão para não retirar a tinta das cavidades;

8 - Depois de pronto passo verniz.

Segue algumas fotos do processo:

[spoiler]

[/spoiler]

Resultado final:

[spoiler][/spoiler]

Belo trabalho. Os desenhos transferidos com a tinta fotossensível ficaram perfeitos. 

Finck

Handmaker
Que lindo!

Mas é fato, tintas fotossensíveis são chatinhas, mas depois que a gente pega a manha, dá para fazer muito trabalho legal. Dá até para brincar com variações de profundidade...

Há muitos anos (muitos mesmo...), jornais e gráficas usavam clichés metálicos para impressão de fotografias. Quando eu era moleque, ao fazer um trabalho de escola, aprendi que esses clichés eram feitos com um processo fotográfico de extrema precisão.  Será que é possível descobrir detalhes dessa técnica?

[spoiler]

[/spoiler]
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...