Multímetro Raridade?

Started by Tiago Vulgar, 03 de December de 2017, as 02:53:53

Previous topic - Next topic

Tiago Vulgar

**
Freqüente
O sonho do careta é a realidade do maluco
  1. trujfly@hotmail.com
  Ganhei esse multímetro de um amigo que trabalha no laboratório da faculdade o modelo é um HIOKI 3007. Não sei se usavam lá, estava nas sucatas do laboratório, então pedi o multímetro p/ mim e ele me deu. Deixei o multímetro guardado por um tempo aqui em casa e hoje resolvi ver algo sobre ele na net e encontrei uma oferta do mesmo modelo por R$ 2500,00 reais  ??? ??? ??? ??? !!! Wtf? Alguém sabe se ele é tão raro ou "muito bom". Pelo preço ele deve ser bom mesmo. Não coloquei ele p/ funcionar ainda pois estou lendo sobre o bicho neste PDF

Teve um fio azul que quebrou, ele vai na chave H para a seleção -DC - +DC AC. Tem marca de queimado dentro e que foi mexido - provavelmente por este suposto curto circuito - e me parece que funciona com uma bateria de 9vv e uma pilha de 1,5v. Não sei direito se é assim, estou lendo o pdf para entender melhor sobre o sujeito.

;)

A.Sim

Handmaker
Olá.

O instrumento não vale "nada" perto dos multímetros digitais modernos, mas o galvanômetro dele é espetacular, pois tem suspensão sem pivô. Eu montei um milivoltímetro de áudio com o galvanômetro retirado de um desses multímetros.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Tiago Vulgar

**
Freqüente
  1. trujfly@hotmail.com
Esses galvanômetros são coisas raras de se encontrar pelo que vi na net. Tenho outros equipamentos antigo aqui que ganhei de amigos e um deles que eu achei bem interessante é uma calculadora da Texas Instruments TI30XA

Essa da foto não é a minha, mas é exatamente a mesma.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Tiago, o preço anunciado para esse multímetro é delírio do vendedor. Eu já vi anúncios dele por R$ 50.  Além disso, esse modelo era o mais simples da Hioki (excelente marca) vendido no Brasil na época (década de 80) e sua sensibilidade era de 33kohms/volt.  Pra você ter ideia, nos anos 80 eu usava um outro modelo da Hioki no laboratório da escola, que era muito melhor em sensibilidade, o AF-105 com 50kohms/volt:

Quanto maior o valor de ohms/volt, mais sensível será o microamperímetro (galvanômetro) usado no aparelho e melhor será a resistência de entrada nos voltímetros do multímetro. No caso 33,3kohms/volt = microamperímetro de 30uA. Um de 50000ohms/volt = microamperímetro de 20uA.  Mas hoje em dia, a maioria dos multímetros analógicos vendidos tem microamperímetro de 50uA (ou 20kohms/volt) que são piores do que esse 3007.  Eu tenho um Sanwa 320-XB de 50kohms/volt (embora o microamperímetro usado é de 16,7uA) que comprei em 1984.  Tanto o AF-105 como o meu Sanwa tinham uma coisa chata: eles precisam de uma bateria rara de 22,5V pra usar com a escala mais alta de ohmímetro. Felizmente o Eduardo (Altana) está vendendo essa bateria: https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=4036&t=Bateria-15F20-de-22-5V
(meu jabá tá feito   :D).

No caso do assunto do eixo usado por esse galvanômetro citado pelo ASim, esse é um "Taut Band" ou de tiras esticadas. A diferença pode ser explicada abaixo (eu tirei foto das páginas de um livro com o celular e não ficou muito bom, mas é possível ler):

É difícil achar um Taut Band hoje em dia.

Sobre calculadora velha, veja as minhas (contemporâneas desse seu multímetro):

A da esquerda é uma HP-34C científica programável (a primeira com resolução de integrais definidas) e a da direita é uma Texas Instruments SR50A (científica não programável) ambas da década de 1970 e 80.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Tiago Vulgar

**
Freqüente
  1. trujfly@hotmail.com
Caracaaa Xformer  ??? ???...não precisava apelar não hahaha  :D :D. Fiquei meio desconfiado do preço, porém eu só queria coloca-lo para funcionar e funcionou. Ele usa uma bateria de 9v e uma pilha de 1,5v.
Para mim, um entusiasta da eletrônica, esse multímetro analógico já dá para brincar um pouco. Agora estou Aguardando alguém me presentear com algum osciloscópio  :-)... aceito antigo....hahaha

A.Sim

Handmaker
Quote from: xformer on 03 de December de 2017, as 14:39:16
No caso do assunto do eixo usado por esse galvanômetro citado pelo ASim, esse é um "Taut Band" ou de tiras esticadas.

Sim, exato. Nada de precisar dar pancadinhas no visor para achar a posição certa do ponteiro. Todos os galvanômetros deveriam ser assim...
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Tiago Vulgar on 03 de December de 2017, as 20:15:19
... eu só queria coloca-lo para funcionar e funcionou. Ele usa uma bateria de 9v e uma pilha de 1,5v.
Para mim, um entusiasta da eletrônica, esse multímetro analógico já dá para brincar um pouco.

Que bom que funcionou. É um presentão e um instrumento muito útil.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Guilherme

Guest
Ligeiramente off-topic:

Acho que um milivoltimetro de audio, de qualidade razoável, é muito mais importante para o handmaker do que um osciloscópio. Acredito que ele seja muito mais útil do que esses osciloscopios digitais-duvidosos que andam por aí.

Mas, infelizmente, o galvanometro constitui realmente um probleminha para a construção de um instrumento desse tipo.

Todavia...

O colega poderia divulgar o circuito desse milivoltimetro de audio ? Poderia dar detalhes construtivos ? Poderia postar algumas fotos ?

A.Sim

Handmaker
O milivoltímetro era projeto da Elektor, cujo kit um amigo comprou e pediu para eu montar. Não foi projeto meu; eu apenas melhorei um pouco a montagem mecânica e...o galvanômetro.

Vou pedir para que o amigo o traga, para tirar algumas fotos.

Para quem for sócio do diyaudio, é esse aqui http://www.diyaudio.com/forums/equipment-and-tools/281717-analog-audio-millivoltmeter.html
Transformadores Schatz

A.Sim

Handmaker
Ei-lo.

Transformadores Schatz

casacunha

Colaborador
page & stratocaster

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
No retificador você usou o do multímetro ou o do projeto da revista ? É que eu vi o esquema e tem uns diodos de germânio chatos de achar.

A.Sim

Handmaker
Pois olha...não lembro. Usei os diodos que vieram no kit. Mas o circuito retificador não é crítico quanto aos diodos. Poderiam ser usados os 4148 sem problemas. Veja que os diodos estão dentro do laço de realimentação, que amostra a corrente que circula pelo medidor, eliminando a influência dos diodos. Basta que sejam rápidos. Uma excelente escolha moderna seria esses diodos schottky que vendem como substitutos dos diodos de germânio...
Transformadores Schatz

Guilherme

Guest
Excelente instrumento, 200uV...60V, banda passante até 2 Mhz...Luxo

Tenho um Leader já meio velhusco, com sensibilidade menor, apenas 30mV fsd.

Esses instrumentos são de extrema valia para quem leva audio a sério.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
[spoiler][/spoiler]
[spoiler][/spoiler]
[spoiler][/spoiler]
[spoiler][/spoiler]
[spoiler][/spoiler]