Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:26:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Multímetro Raridade?  (Lida 14657 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« : 03 de Dezembro de 2017, as 01:53:53 »

  Ganhei esse multímetro de um amigo que trabalha no laboratório da faculdade o modelo é um HIOKI 3007. Não sei se usavam lá, estava nas sucatas do laboratório, então pedi o multímetro p/ mim e ele me deu. Deixei o multímetro guardado por um tempo aqui em casa e hoje resolvi ver algo sobre ele na net e encontrei uma oferta do mesmo modelo por R$ 2500,00 reais  Huh? Huh? Huh? Huh? !!! Wtf? Alguém sabe se ele é tão raro ou "muito bom". Pelo preço ele deve ser bom mesmo. Não coloquei ele p/ funcionar ainda pois estou lendo sobre o bicho neste PDF


Teve um fio azul que quebrou, ele vai na chave H para a seleção -DC - +DC AC. Tem marca de queimado dentro e que foi mexido - provavelmente por este suposto curto circuito - e me parece que funciona com uma bateria de 9vv e uma pilha de 1,5v. Não sei direito se é assim, estou lendo o pdf para entender melhor sobre o sujeito.

 Wink
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #1 : 03 de Dezembro de 2017, as 02:25:16 »

Olá.

O instrumento não vale "nada" perto dos multímetros digitais modernos, mas o galvanômetro dele é espetacular, pois tem suspensão sem pivô. Eu montei um milivoltímetro de áudio com o galvanômetro retirado de um desses multímetros.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #2 : 03 de Dezembro de 2017, as 02:58:07 »

Esses galvanômetros são coisas raras de se encontrar pelo que vi na net. Tenho outros equipamentos antigo aqui que ganhei de amigos e um deles que eu achei bem interessante é uma calculadora da Texas Instruments TI30XA



Essa da foto não é a minha, mas é exatamente a mesma.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 03 de Dezembro de 2017, as 13:39:16 »

Tiago, o preço anunciado para esse multímetro é delírio do vendedor. Eu já vi anúncios dele por R$ 50.  Além disso, esse modelo era o mais simples da Hioki (excelente marca) vendido no Brasil na época (década de 80) e sua sensibilidade era de 33kohms/volt.  Pra você ter ideia, nos anos 80 eu usava um outro modelo da Hioki no laboratório da escola, que era muito melhor em sensibilidade, o AF-105 com 50kohms/volt:



Quanto maior o valor de ohms/volt, mais sensível será o microamperímetro (galvanômetro) usado no aparelho e melhor será a resistência de entrada nos voltímetros do multímetro. No caso 33,3kohms/volt = microamperímetro de 30uA. Um de 50000ohms/volt = microamperímetro de 20uA.  Mas hoje em dia, a maioria dos multímetros analógicos vendidos tem microamperímetro de 50uA (ou 20kohms/volt) que são piores do que esse 3007.  Eu tenho um Sanwa 320-XB de 50kohms/volt (embora o microamperímetro usado é de 16,7uA) que comprei em 1984.  Tanto o AF-105 como o meu Sanwa tinham uma coisa chata: eles precisam de uma bateria rara de 22,5V pra usar com a escala mais alta de ohmímetro. Felizmente o Eduardo (Altana) está vendendo essa bateria: https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=4036&t=Bateria-15F20-de-22-5V
(meu jabá tá feito   Cheesy).

No caso do assunto do eixo usado por esse galvanômetro citado pelo ASim, esse é um "Taut Band" ou de tiras esticadas. A diferença pode ser explicada abaixo (eu tirei foto das páginas de um livro com o celular e não ficou muito bom, mas é possível ler):



É difícil achar um Taut Band hoje em dia.

Sobre calculadora velha, veja as minhas (contemporâneas desse seu multímetro):


A da esquerda é uma HP-34C científica programável (a primeira com resolução de integrais definidas) e a da direita é uma Texas Instruments SR50A (científica não programável) ambas da década de 1970 e 80.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2019, as 19:09:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #4 : 03 de Dezembro de 2017, as 19:15:19 »

Caracaaa Xformer  Huh? Huh?...não precisava apelar não hahaha  Cheesy Cheesy. Fiquei meio desconfiado do preço, porém eu só queria coloca-lo para funcionar e funcionou. Ele usa uma bateria de 9v e uma pilha de 1,5v.
Para mim, um entusiasta da eletrônica, esse multímetro analógico já dá para brincar um pouco. Agora estou Aguardando alguém me presentear com algum osciloscópio  Roll Eyes... aceito antigo....hahaha
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #5 : 03 de Dezembro de 2017, as 19:34:35 »

No caso do assunto do eixo usado por esse galvanômetro citado pelo ASim, esse é um "Taut Band" ou de tiras esticadas.

Sim, exato. Nada de precisar dar pancadinhas no visor para achar a posição certa do ponteiro. Todos os galvanômetros deveriam ser assim...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 03 de Dezembro de 2017, as 20:22:04 »

... eu só queria coloca-lo para funcionar e funcionou. Ele usa uma bateria de 9v e uma pilha de 1,5v.
Para mim, um entusiasta da eletrônica, esse multímetro analógico já dá para brincar um pouco.

Que bom que funcionou. É um presentão e um instrumento muito útil.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
Visitante
« Responder #7 : 06 de Dezembro de 2017, as 17:32:48 »

Ligeiramente off-topic:

Acho que um milivoltimetro de audio, de qualidade razoável, é muito mais importante para o handmaker do que um osciloscópio. Acredito que ele seja muito mais útil do que esses osciloscopios digitais-duvidosos que andam por aí.

Mas, infelizmente, o galvanometro constitui realmente um probleminha para a construção de um instrumento desse tipo.

Todavia...

______________________________________________________________________________
Eu montei um milivoltímetro de áudio com o galvanômetro retirado de um desses multímetros.
_______________________________________________________________________________

O colega poderia divulgar o circuito desse milivoltimetro de audio ? Poderia dar detalhes construtivos ? Poderia postar algumas fotos ?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #8 : 06 de Dezembro de 2017, as 19:46:16 »

O milivoltímetro era projeto da Elektor, cujo kit um amigo comprou e pediu para eu montar. Não foi projeto meu; eu apenas melhorei um pouco a montagem mecânica e...o galvanômetro.

Vou pedir para que o amigo o traga, para tirar algumas fotos.

Para quem for sócio do diyaudio, é esse aqui http://www.diyaudio.com/forums/equipment-and-tools/281717-analog-audio-millivoltmeter.html
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2017, as 19:53:29 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #9 : 07 de Dezembro de 2017, as 21:09:42 »

Ei-lo.

Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #10 : 07 de Dezembro de 2017, as 21:13:04 »

Equipamento muito bonito, A.Sim
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 07 de Dezembro de 2017, as 22:05:11 »

No retificador você usou o do multímetro ou o do projeto da revista ? É que eu vi o esquema e tem uns diodos de germânio chatos de achar.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, as 22:54:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #12 : 08 de Dezembro de 2017, as 00:40:16 »

Pois olha...não lembro. Usei os diodos que vieram no kit. Mas o circuito retificador não é crítico quanto aos diodos. Poderiam ser usados os 4148 sem problemas. Veja que os diodos estão dentro do laço de realimentação, que amostra a corrente que circula pelo medidor, eliminando a influência dos diodos. Basta que sejam rápidos. Uma excelente escolha moderna seria esses diodos schottky que vendem como substitutos dos diodos de germânio...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Guilherme
Visitante
« Responder #13 : 08 de Dezembro de 2017, as 21:39:47 »

Excelente instrumento, 200uV...60V, banda passante até 2 Mhz...Luxo

Tenho um Leader já meio velhusco, com sensibilidade menor, apenas 30mV fsd.

Esses instrumentos são de extrema valia para quem leva audio a sério.


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 10 de Dezembro de 2017, as 17:37:28 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal