Problemas na montagem de um 5e3

Started by Stech, 15 de March de 2018, as 19:11:30

Previous topic - Next topic

Stech

*
Iniciante
Boa tarde amigos, tudo bem?

Venho pedir ajuda aos mais experientes em amplificadores valvulados para decifrar e tentar resolver um problema que me ocorreu na montagem de meu Fender 5e3.

Este vídeo mostra o que esta acontecendo:
https://youtu.be/T0NOu1gABvE

Segui este layout para sua montagem:
[spoiler][/spoiler]

Com a diferença de usar retificação a diodos, usando 4 IN4007, o transformador sem center tap, nos inputs, que ao invés de usar 4, usei apenas 2, nos capacitores da fonte, onde eram 16uF x 450v, usei 2 pares de 47uFx350 em série e 1 22uFx450v (não sei se fui claro quanto a isso, mas acredito que nas imagens abaixo seja possível compreender melhor) e a 1 válvula, usei uma 12ax7 ao invés de uma 12ay7.

[spoiler]

[/spoiler]

Se alguém por favor, puder me auxiliar seria de grande ajuda. Muito Obrigado.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O primeiro problema é que se você usou um transformador de força com secundário de 325Vac sem center tap e retificou com ponte de diodos, a fonte vai ter tensão maior do que se usasse a retificação com a válvula 5Y3. Os diodos 1N4007 perdem pouca tensão sobre eles (no máximo 1 volt em cada) enquanto que a 5Y3 perde aproximadamente 20V a cada 50mA de corrente em cada placa. Pra corrigir isso basta colocar um resistor de 400 ohms (390 ohms é o valor comercial mais fácil de achar) de 5W de potência, em série, entre a ponte retificadora e antes da chave de stand by.

O segundo problema é que ao colocar dois capacitores de filtro em série, precisa ligar resistores em paralelo com eles para equalizar (distribuir igualmente) a alta tensão sobre cada capacitor, sob perigo de um deles estourar (pela foto parece que um já está inchado).  Veja o tópico da fonte do tremendão, que tem bastante informação a respeito.

O terceiro problema é que a 12AY7 é bem diferente da 12AX7. Trocar uma pela outra (e com tensões da fonte erradas) faz com que os pontos de polarização dos triodos fiquem errados. O certo nesse ponto é seguir a receita do bolo, senão tem de recalcular os componentes que são ligados na 12AY7 e pra isso tem de saber fazer a coisa.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
Opa! Como você conseguiu colocar uma moto dentro do amplificador?  :D :D

Além das recomendações do xformer, verifique novamente as soldas. Tem várias aí com jeito de solda fria, que dão uma série de mal contatos.

Mas o que acho que realmente está acontecendo, é um problema de aterramento. Reveja a montagem e todas as ligações de terra que houverem. À princípio, esse tipo de problema é causado por terra deficiente.

:)

Stech

*
Iniciante
Obrigado pelas respostas.

Xformer, o transformador tem secundario de 290Vac, não sendo 325Vac, preciso ou não usar um resistor em serie entre a ponte retificadora e antes da chave?
Sobre usar resistores em paralelo com os capacitores da fonte, quais valores eu posso usar?
Sobre usar a 12ax7, na verdade comprei as peças deste amplificador juntas e o rapaz que me vendeu disse que eu poderia usar a 12ax7, sem muitos problemas, apenas com uma leve diferença de ganho, mas então vou verificar o que posso fazer, no momento, a compra de uma nova válvula não é viável, infelizmente.

Matec, chega a feder oléo 2tempos hehehehe.
A principio também acreditei se tratar de problema de aterramento, mas não consigo enxergar melhor forma de faze-lo, vou verificar as soldas e tentar melhorar esse aspecto para ver se consigo alguma melhora.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Se o secundário tem tensão menor do que o original, então não precisa usar o resistor, porque deve compensar a falta da queda de tensão na válvula retificadora.

Nos capacitores que estão ligados em série, pode usar um resistor de 330k ohms em cada um dos capacitores.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Ele tá com oscilação "motor boat". Isso é causado por acoplamento entre o power e o pré via fonte de alimentação.

Tente inverter os fios do transformador de saída. O que está indo no pino 3 da 6V6 da esquerda, ligue no pino 3 da 6V6 da direita e vice-versa.

Se não der certo, vai ter que melhorar o desacoplamento do pré com um resistor e um capacitor. Mas primeiro tente inverter os fios. Resolve 70% das vezes.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Stech

*
Iniciante
Eduardo, inverti os fio e tive a mesma resposta.

Ainda não pude fazer a modificação na fonte como sugeriu o Xformer, mas assim que puder, posto resultados.

-------------

Notei também que as tensões dos filamentos estão abaixo do esperado, em 2.5Vac [ERRADO]

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Stech on 15 de March de 2018, as 23:18:13
Notei também que as tensões dos filamentos estão abaixo do esperado, em 2.5Vac

Assim não vai funcionar nada mesmo. Precisa ter perto de 6,3V nos filamentos das 6V6 e das 12AX7 (com os pinos 4 e 5 ligados juntos e o pino 9).

Stech

*
Iniciante
Quote from: xformer on 15 de March de 2018, as 23:33:15
Quote from: Stech on 15 de March de 2018, as 23:18:13
Notei também que as tensões dos filamentos estão abaixo do esperado, em 2.5Vac

Assim não vai funcionar nada mesmo. Precisa ter perto de 6,3V nos filamentos das 6V6 e das 12AX7 (com os pinos 4 e 5 ligados juntos e o pino 9).

Medi errado Xformer, estava com multimetro setado em Vdc, já em Vca fiz a leitura de 3v nos pinos 2 e 7 das 6V6 e 3v nos pinos 4-5 e 9 das 12ax7

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Com 3V também não serve.  Meça a tensão no secundário de 6,3Vac do transformador sem a válvulas nos soquetes. Pra checar se ele está bom.

Stech

*
Iniciante
Quote from: xformer on 15 de March de 2018, as 23:39:10
Com 3V também não serve.  Meça a tensão no secundário de 6,3Vac do transformador sem a válvulas nos soquetes. Pra checar se ele está bom.

Eu medi o filamento fora da conexão, 7vac. Não é certo ter 3.5vca em cada um desses pinos? Ao menos, meu outro amplificador é desta maneira.

Nesse tipo de transformador, a maneira como se ligam os filamentos não é diferente?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Só se você medir a tensão em cada pino de filamento em relação ao terra e se  tiver o center tap aterrado é que vai dar 3 e poucos volts. Eu queria que medisse a tensão ligando o voltímetro nos terminais dos filamentos.  Se for assim, parece estar ok.

Stech

*
Iniciante
Quote from: xformer on 15 de March de 2018, as 23:47:22
Só se você medir a tensão em cada pino de filamento em relação ao terra e se  tiver o center tap aterrado é que vai dar 3 e poucos volts. Eu queria que medisse a tensão ligando o voltímetro nos terminais dos filamentos.  Se for assim, parece estar ok.

Entre cada terminal tenho 6.5~7vca, acredito que esteja ok sim.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0

A 12AY7 faz parte da entrada do amplificador e você substituiu por uma 12AX7. Experimente tirar só essa 12AX7 da entrada e ligar o amplificador para ver se o ruído de motor de barco para ou continua.

Aproveita e veja se as tensões marcadas no circuito estão mais ou menos perto das que você tem no seu amplificador.

Stech

*
Iniciante
[spoiler]
Quote from: xformer on 15 de March de 2018, as 23:56:45

A 12AY7 faz parte da entrada do amplificador e você substituiu por uma 12AX7. Experimente tirar só essa 12AX7 da entrada e ligar o amplificador para ver se o ruído de motor de barco para ou continua.

Aproveita e veja se as tensões marcadas no circuito estão mais ou menos perto das que você tem no seu amplificador.
[/spoiler]

Sem a 12ax7 a DT180cc 2 tempos foi embora, não passa o som da guitarra mas o barquinho parou.