IALL 10.5 - labnotes

Started by hgamal, 16 de May de 2010, as 17:20:50

Previous topic - Next topic

phcsartor

*
Iniciante
Pode ser Kem, se conseguir enviar o gerber fica melhor pra CNC.

nediam_461

*
Iniciante
Boa Noite,

Eu pretendo montar, posso montar nesse layout novo para testar, conseguem fazer a placa nessa CNC? Ai compro as coisas e monto em cima dessa placa.

Estimo de 2 a 3 meses, até ter pronto, mas vou fazer. Só reparei que tem umas trilhas mais finas parece de diferença do layout do BIG.

Mateus_Faria

*
Iniciante
Boa Noite senhores! Gostaria de parabenizar aos idealizadores e envolvidos neste projeto, simplesmente fantástico!

Bom, eu montei um pré fender twin baseado nos esquemas aqui do site, posteriormente resolvi montar o IALL 10.5. Minha montagem foi sem pcb, sendo diretamente no soquete das válvulas. Os transformadores foi eu mesmo que enrolei, o de saída baseado no guia contido no pdf, e o de alimentação usei uma calculadora online. Usei somente um transformador de força para alimentar o pré e o IALL. sobre as tensões:
-Secundario transformador = 208,7 V ac  
-C1 = 265V dc
-C2 = 224V dc
-c3 = 216V dc
-Capacitor pré = 240v

Com relação a ruídos, até tem um característico de 60hz, não me incomoda muito, em volumes mais alto os ruídos aumentam um pouco, mas não são muito incomodo por enquanto. já que o chassis (ou melhor improviso de chassis) está aberto.
Quanto ao timbre, é lindo se se ouvir, ainda com o estralado dos captadores singles.   Testei em um Celestion 12", e é bem chegado no grave !! É "ESPANTOSO" o  volume que dá esses 10.5w !!!!

Minha questão é a seguinte, tenho dificuldade em tocar em volumes baixos, o potenciômetro é muito sensível no inicio do volume e não muito gradual, e estou utilizando pot de curva A já. alguma dica de como domar essa fera ?

Abraço e Obrigado !  

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Mateus_Faria on 28 de October de 2022, as 18:42:02
Boa Noite senhores! Gostaria de parabenizar aos idealizadores e envolvidos neste projeto, simplesmente fantástico!

Bom, eu montei um pré fender twin baseado nos esquemas aqui do site, posteriormente resolvi montar o IALL 10.5. Minha montagem foi sem pcb, sendo diretamente no soquete das válvulas. Os transformadores foi eu mesmo que enrolei, o de saída baseado no guia contido no pdf, e o de alimentação usei uma calculadora online. Usei somente um transformador de força para alimentar o pré e o IALL. sobre as tensões:
-Secundario transformador = 208,7 V ac  
-C1 = 265V dc
-C2 = 224V dc
-c3 = 216V dc
-Capacitor pré = 240v

Com relação a ruídos, até tem um característico de 60hz, não me incomoda muito, em volumes mais alto os ruídos aumentam um pouco, mas não são muito incomodo por enquanto. já que o chassis (ou melhor improviso de chassis) está aberto.
Quanto ao timbre, é lindo se se ouvir, ainda com o estralado dos captadores singles.   Testei em um Celestion 12", e é bem chegado no grave !! É "ESPANTOSO" o  volume que dá esses 10.5w !!!!

Minha questão é a seguinte, tenho dificuldade em tocar em volumes baixos, o potenciômetro é muito sensível no inicio do volume e não muito gradual, e estou utilizando pot de curva A já. alguma dica de como domar essa fera ?

Abraço e Obrigado !  

Por mais simples e conhecido que sejam esses circuitos, sempre é bom fazer o esquema de sua montagem. Pra que os comentários que os outros membros vão fazer sejam pertinentes. Claro que o seu pré deve estar com um ganho mais que suficiente para manter o power em altos volumes. Sabendo como está o circuito, teremos meios de indicar o que você poderá fazer para resolver isso.
:)

Mateus_Faria

*
Iniciante
Quote from: Matec on 28 de October de 2022, as 19:44:20
Por mais simples e conhecido que sejam esses circuitos, sempre é bom fazer o esquema de sua montagem. Pra que os comentários que os outros membros vão fazer sejam pertinentes. Claro que o seu pré deve estar com um ganho mais que suficiente para manter o power em altos volumes. Sabendo como está o circuito, teremos meios de indicar o que você poderá fazer para resolver isso.

Os circuitos são exatamente os encontrados aqui no site. Segue a imagem do circuito do pré:

Eu liguei o OUT desse circuito na entrada do IALL 10.5.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Mateus_Faria on 28 de October de 2022, as 20:30:57
Os circuitos são exatamente os encontrados aqui no site. Segue a imagem do circuito do pré:
Eu liguei o OUT desse circuito na entrada do IALL 10.5.

Você pode por exemplo colocar outro resistor de 220k em paralelo com o potenciômetro de volume, em série com R5. Se isso não resolver, pode aumentar o valor de R5 (mantendo o resistor em paralelo). O importante é diminuir bastante o sinal que vem da placa do segundo triodo, antes do potenciômetro de volume.

Mateus_Faria

*
Iniciante
Quote from: Matec on 28 de October de 2022, as 21:22:58
Você pode por exemplo colocar outro resistor de 220k em paralelo com o potenciômetro de volume, em série com R5. Se isso não resolver, pode aumentar o valor de R5 (mantendo o resistor em paralelo). O importante é diminuir bastante o sinal que vem da placa do segundo triodo, antes do potenciômetro de volume.
Obrigado pelas dicas! fiz o teste que me sugeriu, melhorou! Mas depois experimentei colocar um potenciômetro de 500k ao invés de 1M, Acho que ficou do meu agrado !

Abraço ! 

nediam_461

*
Iniciante
Boa Noite Srs.,

Conclui a montagem de um JCM800 (placa gubterra, bem silencioso por sinal, muito bom)+IALL 10.5, fiquei  com um problema, vejam se pode me ajudar.

Em volume baixo ele funciona, conforme amento o pot de volume, surge estalos, pipocos, será que pode ser o pot?

Estou usando pots daqueles normais mesmo sem marca, ja troquei também, porque estragou 2 pots antes de dar o primeiro som. Agora tenho som, mas conforme aumento, pouca coisa, ja vem os estalos.

Encomendei alguns alphas da multcomercial, mas estou com receio de estragar os alphas também.

Ronconi

*
Iniciante
João Ronconi
Verifique se está chegando DC no potenciômetro. Pode ser capacitor defeituoso.
.