Ajuda com projeto valvulado

Started by Nautilus, 13 de September de 2026, as 01:29:07

Previous topic - Next topic

Nautilus

*
Iniciante
Jovem e novo no assunto.
Olá pessoal do fórum, gostaria de vir aqui pedindo a ajuda de vocês com a revisão do meu projeto!
O pré é bastante baseado no pré do Carmine Hb-1 com a EF184, mas adicionando um tonestack mais interessante.
A inversora eu estou fazendo um LTP com a 11AR11, mas trabalhando com ela em modo triodo.
Por fim, na etapa de saída estou usando duas El84 em push-pull!! Bobinei meu próprio transformador! 8k ~ 8ohms e 4ohms (na imagem aparece 6k6 de primário, mas eu alterei depois).

Bom, quando fui ligar, como era de se esperar, não saiu som... :( estou em dúvida se foi erro de montagem (o que ainda estou terminando de conferir) ou se foi algum problema na confeção mesmo... de tensões eu uso 380V, 310V e 180v.
Peço ajuda aos mais experientes para revisar meu projeto e me sugerirem melhorias e;ou alterações, e talvez me explicar o porque de não ter saído som...

para o power me baseei um pouco no Marshall 18Watt combo. O datasheet da 11ar11 é mais facilmente achado pesquisando por 6Ar11 (que é exatamente a mesma válvula, apenas alterando a tensão de filamento

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Como você definiu os valores dos componentes da inversora LTP ?  Já que você usou os pentodos como triodos e as curvas para modo triodo não estão disponíveis, então os valores dos componentes foram copiados de outro circuito com triodos de verdade ?   Você não testou separadamente essa inversora pra ver se ela fornece as duas fases ? 
Você sabe construir o transformador de saída ? De onde saiu o projeto ? Fez algum teste dele fora do amplificador ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Outra dúvida é se você tem mais uma fonte ou secundário de 11 V pra alimentar o filamento da Compactron 11AR11.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Nautilus

*
Iniciante
Jovem e novo no assunto.
Para a alimentação do filamento da válvula 11AR11, estou utilizando um transformador reaproveitado de um antigo equipamento de fabricação alemã. Ele possui dois enrolamentos secundários de 6,3 V RMS, os quais liguei em série para obter 12,6 V RMS. A partir disso, dimensionei um resistor de queda (dropper resistor) para ajustar a tensão ao valor exato exigido pelo filamento da 11AR11.

A montagem geral está sendo realizada com componentes reaproveitados. Como dispunha do pentodo EF184, utilizei como base o circuito do pré-amplificador do projeto Carmine HB1, adicionando apenas um controle de tom (tone stack) no padrão FMV (Fender/Marshall/Vox).

Em relação ao transformador de saída (OPT), os cálculos do enrolamento foram feitos seguindo as especificações padrão para a aplicação. A confecção foi realizada em uma bobinadeira sob orientação do meu professor de eletrônica, então essa parte eu sei que tá certinha e fazendo as medições, parece estar tudo certo.

Por fim, a etapa sobre a qual tenho mais dúvidas é o estágio inversor de fase. Os valores dos componentes desse bloco específico foram obtidos com o auxílio de IA, e gostaria da validação dos colegas do fórum sobre o dimensionamento dessa parte da topologia.

Nautilus

*
Iniciante
Jovem e novo no assunto.
estou pensando, será que vale a pena comprar uma 12ax7 para usar de inversora?
Queria conseguir usar a 11ar11, mas não sei...
Além do mais, com ela, o que eu conseguiria fazer de legal? talvez um pré para microfone? ou um pré para Violão... Talvez um pré para contrabaixo, para colorir o som e trazer uma compressão natural

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Se você conseguir um osciloscópio, é fácil fazer um rastreamento do sinal desde a entrada até a etapa onde ele deixa de existir e descobrir onde é o problema. Ou na pior das hipóteses montar um pequeno amplificador sonda transistorizado ou em ci para rastrear o som em cada etapa.

Agora sinceramente eu duvido que IA consiga gerar as curvas da válvula em modo triodo para descobrir os valores de componente adequados.

Para testar o transformador de saída, ligue o primário no 127 Vac ou 220 Vac da tomada e meça quanto obtem no secundário pra ver se está perto da relação de espiras planejada.