IALL 10.5 - labnotes

Started by hgamal, 16 de May de 2010, as 17:20:50

Previous topic - Next topic

Anderson Matusita

Guest
fiquei numa duvida, será que se eu usar aquele esquema de 2 transformadores, tem como?
ex: 0-127-220 0+6V 2A
0-220 0+6V 150mA

p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) esses transformadores de alimentação sempre achei salgado, e esses comerciais me atenderam bem no meu pré fender.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Anderson Matusita on 18 de December de 2010, as 13:35:56
fiquei numa duvida, será que se eu usar aquele esquema de 2 transformadores, tem como?
ex: 0-127-220 0+6V 2A
0-220 0+6V 150mA

p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) esses transformadores de alimentação sempre achei salgado, e esses comerciais me atenderam bem no meu pré fender.

No esquema que você pretende, usando dois transformadores como no pré, a corrente fornecida não será suficiente. Lembre-se que a relação de transformação age de forma inversa com a corrente. Ou seja, um transformador de 220V de entrada e saída 6V x 150 mA, irá fornecer uma corrente de 4 mA quando invertido.

No caso de transformadores, a potência que entra é sempre igual a que sai + perdas (o que normalmente é menor que 10%):

Vin x Iin = Vout x Iout + perdas

Faz as contas... Para obter 220V x 50 mA, você terá que alimentar o primário (que era secundário) com, pelo menos, 6V x 1.83 A. Contabilizando as perdas, você precisaria de um transformador 220V x 6V x 2A (n mínimo).

Além disso, o transformador de alimentação deverá fornecer 2A para o transformador de alta mais 1.8A para os filamentos. Assim, os 2 transformadores seriam:

1) 0-127-220V x 6V x 4A; e

2)outro de 220V x 6V x 2A.

Estes acima não me parecem tão pequenos assim. Será que há vantagens econômicas neste método?
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Anderson Matusita

Guest
não sabia das perdas, logico que tem perdas.
agora não tem como, vou ver um la na valvestate, que seje nessas especificações, ou proxima delas.
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) hgamal.

hugob

Guest
Revisei meu projeto , hgamal estava certo.. a uma das valvulas estava em curto na entrada do pentodo. agora esta funcionando show.
obrigado galera

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Anderson Matusita on 18 de December de 2010, as 15:31:02
não sabia das perdas, logico que tem perdas.

Veja bem, o principal motivo não são as perdas, mas sim a relação de transformação. O transformador ideal conserva a energia entregue a ele, mas ele "transforma" "baixa corrente com tensão elevada" em "alta corrente e tensão baixa" e vice versa. As perdas são muito poucas.

O erro muito comum aqui é achar que um esquema para pré, que consome alguns muito poucos mA, pode ser usado para correntes maiores. Quer dizer, possível é, mas não é muito econômico.

Mensagem Mesclada

Quote from: hugob on 18 de December de 2010, as 17:33:47
Revisei meu projeto , hgamal estava certo.. a uma das valvulas estava em curto na entrada do pentodo. agora esta funcionando show.
obrigado galera

E o som?!?! Quais são suas impressões?

hugob

Guest
o som é muito legal! e alto! muito alto!

a sensibilidade de entrada é muito alta , para ligar um pre-valvulado o controle de master , geralmente um pot de 1M , fica muito sensível quanto ao controle de volume , será que há como reduzir o ganho do circuito do power para melhor se enquadrar ?

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: hugob on 20 de December de 2010, as 12:02:02
o som é muito legal! e alto! muito alto!

a sensibilidade de entrada é muito alta , para ligar um pre-valvulado o controle de master , geralmente um pot de 1M , fica muito sensível quanto ao controle de volume , será que há como reduzir o ganho do circuito do power para melhor se enquadrar ?

Experimente primeiro retirar C5 se não for suficiente, C4!

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
Eu Esperava em 2010 ter concluído meu projeto de iall 10.5 creio que vou estreá-lo somente em 2011.

Quando eu tinha tempo não tinha material, quando eu tenho material me faltou tempo.

Mas aos poucos foi garimpando o projeto e ele esta saindo.

A ideia é de montar iall + hi octane.

Aproveitei um blog parado que eu tinha resolvi ir postando o processo de montagem até a conclusão final e não poluir muito o fórum, quem quiser acompanhar os detalhes estão em http://pedalklayton.blogspot.com/p/octano.html

Após concluído postarei o resultado final aqui.

Abraços e um Feliz 2011 para todos.

ApAcHee*

Guest
Estou acompanhando!!! e o chassi? conseguiu onde?

Jupterra

Guest
Cleiton, qual é o pré que você está utilizando?
O power eu reconheci; só não entendi uma coisa: Você vai deixar as Válvulas dentro do chassis?
[desculpe-me a pergunta].

O trabalho está ficando legal.

Avraços.

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
Quote from: ApAcHee* on 26 de December de 2010, as 12:58:48
Estou acompanhando!!! e o chassi? conseguiu onde?

O chassi eu comprei de um camarada aqui do fórum é o acdust.

Quote from: Jupterra on 26 de December de 2010, as 16:24:43
Cleiton, qual é o pré que você está utilizando?
O power eu reconheci; só não entendi uma coisa: Você vai deixar as Válvulas dentro do chassis?
[desculpe-me a pergunta].

O trabalho está ficando legal.

Avraços.

O pré é o Hi octane.

As válvulas vão ficar todas para fora do chassi, quando eu comecei a desenvolver a placa o projeto inicial era de fazer com os soquetes na própria placa, e desenhei sem ter os materiais em mãos.

Depois que chegou o chassi, outros materiais e o tiago me entregou a placa que eu fui perceber a besteira, eu me esqueci de inverter os soquetes e deixa-lo do outro lado, agora tenho que remover os soquetes que estão na placa e liga-los por fios os que estão no chassi.

kem

DIY Freak
Quote from: hgamal on 15 de September de 2010, as 16:38:56
Rapaz, uma vez que fiz poucos testes (mas todos bons) eu não queria liberar o projeto, mas este é o meu projeto de transformador de saída 10k PP x 8 e 4 ohms. Fiz testes com ferros comuns e ficaram bons. Com ferro GO fica bem melhor. Vê se acha alguém que enrole para você carinho. Por aqui me fizeram um por 65 reais.
O PROJETO ESTÁ AQUI DE BOA FÉ E NÃO ME RESPONSABILIZO RESULTADOS.
hgamal... se eu resolver fazer o transformador mas só com um enrolamento secundario (sem utilizar varios em paralelo) o numero de espiras e a espessura do fio permanecem?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
I don't want to die young...
I want to diode!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: kem on 31 de December de 2010, as 15:01:50
hgamal... se eu resolver fazer o transformador mas só com um enrolamento secundario (sem utilizar varios em paralelo) o numero de espiras e a espessura do fio permanecem?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Mas eu acho que esta é a parte mais fácil e crucial do projeto. Usar secundários em paralelo e "sandwichados" cria um transformador muito melhor sem nenhum incremento de custo.

Mas se você quer ir adiante, em 10W, 4 ohms, a corrente seria por volta de 1.66 A. Usando uma densidade de corrente de 2, o fio recomendado é 25 AWG. No labnotes o indicado está 22 AWG, ou seja é bem forte para aguentar este tipo de demanda!

cobalto777

Guest
Quote from: Eduardo on 22 de September de 2010, as 11:47:36
Olá Alex

Na verdade o que difere um amplificador de guitarra de um Hi-Fi é o estágio de pré. No power a preocupação é sempre conseguir o máximo de potência com um mínimo de distorção. A distorção no pré pode ser controlada nos comandos de ganho. No power é imprevisível, embora alguns achem boa. Você pode pegar qualquer projeto de HI-FI e comparar com os amplificadores de guitarra. O pré não tem nada haver, mas os powers são idênticos.

As alterações que propus no inversor irão aumentar o ganho total do amplificador. Teste e depois me conte como foi!  ;)

Abraços

Eduardo
então quer dizer que se eu usar meu preamp hi-fi com valvulas siemens c3m no meu power 9200 stereo marshall,vou ter um super hifi em casa??? (rckt

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: cobalto777 on 01 de January de 2011, as 04:20:16
então quer dizer que se eu usar meu preamp hi-fi com valvulas siemens c3m no meu power 9200 stereo marshall,vou ter um super hifi em casa??? (rckt

Não, os transformadores do 9200 não são enrolados de forma a serem bons amplicadores hifi!

Mas é provável que que você goste do resultado!