Fonte 9v e 18v

Started by M.F, 28 de December de 2010, as 13:55:25

Previous topic - Next topic

M.F

Guest
Tava pretendendo fazer uma fonte e, como o Dr. Boogie o pessoal diz que só presta legal em 18v, eu vou fazer uma de 9/18v. dai surgiram umas duvidas:
- Aquele negocio de dobrar a tensão e regular por trimpont ( http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74:transformadores-estabilizados-para-pedais-9v&catid=31:fontes&Itemid=46 )funciona beleza, sem ripple?
- Quantos volts o 78XX consegue regular (ex: um 7809 regular e uma fonte de 24v)?

Eu fiz um esquema a partir da fonte do Alexandre Villain e do nssa, e do artigo do Roadie.  
Alguem ajuda a analisar o esquema.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Monta uma fonte com transformador de 18V e use dois reguladores; um 7809 e outro 7818.

Espanhol

Hand MasterMind
Quanto é o secundário do seu transformador?

Como o Marcos disse, pode usar um regulador de 18v. É só seguir o mesmo esquema do circuito de cima. Com dissipadores nos CI's, lembrando que eles aguentam 1ah de corrente.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

M.F

Guest
Mas o recomendado não é que o travo seja de tensão 3v acima da tensão do regulador?
Ahh, pra que serve o transistor (sem ser o 78XX) na fonte (artigo do Roadie)?

Espanhol

Hand MasterMind
Quote from: M.F on 28 de December de 2010, as 15:14:56
Mas o recomendado não é que o travo seja de tensão 3v acima da tensão do regulador?
Se seu transformador tiver no secundário, no máximo 24v e 1.0ah isso no máximo do máximo(se é que isso existe). Voçê pode fazer como no esquema que voçê postou, só com os reguladores 7809 e 7818. Com bons dissipadores nos CI's.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Quote from: M.F on 28 de December de 2010, as 15:14:56
Ahh, pra que serve o transistor (sem ser o 78XX) na fonte (artigo do Roadie)?

Não necessariamente, pois depois da retificação e filtragem, a tensão tende a subir.

Esqueça a questão do transístor, pois vc quer 18V e 9V, não é? Então regule a fonte a partir dos CI's.

M.F

Guest
então o 7809 em um transformador de 18v ou 24v funciona sem problema?

Espanhol

Hand MasterMind
Quote from: M.F on 28 de December de 2010, as 16:33:00
então o 7809 em um transformador de 18v ou 24v funciona sem problema?
Sem problema, pode fazer, mas coloca dissipador. Copia a parte de cima do esquema que voçê postou, é só fazer os dois iguais, só trocando os reguladores.

guii_music

Guest
Opa
Se te interessar eu postei um esqueminha em um outro tópico de uma fonte de múltiplas tensões, ás vezes pode te ajudar:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1526.45
Tá logo no primeiro post da página
abraços

M.F

Guest
Quote from: guii_music on 28 de December de 2010, as 22:54:19
Opa
Se te interessar eu postei um esqueminha em um outro tópico de uma fonte de múltiplas tensões, ás vezes pode te ajudar:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1526.45
Tá logo no primeiro post da página
abraços
Valeu cara, vou fazer o esquema a parti dai

Mensagem Mesclada

Terminei agora na madruga, o esquema da fonte com base do projeto do guii_music. olhem ai pra ver se ta tudo certo.(anexo)
Também irei anexar uma parte do livro do Newton C. Braga que fala sobre os capacitores e reguladores, e um artigo dele que fala sobre os transistores que eu tinha falado.

Marcos Câmara

*
Iniciante
É isso aí! Mas se quiser pode colocar os diodos de proteção nos CI's.
Ah, lembre-se da amparagem do transformador, sugiro de 2A no mínimo. Te aconselho a trocar os diodos por outros que suportem uma corrente mínima de 2A, pois no esquema eles estarão fornecendo corrente para as duas tensões.

Espanhol

Hand MasterMind
Bom dia M.F.

Quanto aos led's, se voçê quiser os dois, sem problema. Uma dica é voçê colocar uma chavinha on/off para a parte de 18v, assim, o led será um indicador de funcionamento.

Nos livros no Newton C. Braga e em outros por aí há uma infinidade de projetos para fontes de alimentação, mas no caso de alimentar pedais que consomem pouca corrente este projeto é o ideal.

Abraços e boa sorte.

M.F

Guest
E a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) gente.
To terminando o layout da fonte, vou anexar a foto dela. Depois irei postar um pdf todo tonepad.
Como se esconhe um bom dissipador de calor?

fovb

Guest
Quote from: M.F on 30 de December de 2010, as 02:33:04
E a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) gente.
To terminando o layout da fonte, vou anexar a foto dela. Depois irei postar um pdf todo tonepad.
Como se esconhe um bom dissipador de calor?

Procurei no  (google_it) e achei esse artigo da Unicamp. Infelizmente não li muito pra poder te ajudar, mas já dá pra ter uma idéia...

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pdffiles/eltpot/cap11.pdf

M.F

Guest
fovb
Valeu cara! Vou dar uma lida nisso.

Passei o dia terminando o layout, e ai está. Foi dado os creditos ao Espanhol, Marcos Câmara e guii_music.
Obrigado a todos que ajudaram.