Mini fuzz problemático

Started by vjpiox, 01 de February de 2011, as 12:13:56

Previous topic - Next topic

vjpiox

Guest
Como iniciante em montar pedais, escolhi como primeira montagem o Mini Fuzz do Bertola, seguindo as recomendações dos usuários do fórum e pelo fato de ser ótimo, apesar da sua simplicidade. Depois de tudo montado, na hora de testar antes de colocar na caixa, o pedal não funcionou. Fiz a fiação primeiramente seguindo o esquema do Tonepad(offboard wiring) e quando eu ligava a chave(vou falar dela depois) o pedal cortava o som da guitarra, quando eu desligava a chave voltava ao normal, mas sempre sem distorcer, só com o som limpo do amplificador. Depois refiz a fiação por esse esquema: http://img13.imageshack.us/i/dpdt01.gif/  e fui testar.

Quando eu ligava a chave saía o som da guitarra normal e limpo, e quando eu desligava cortava o som e não saía nada (o inverso). Sem falar que o potenciômetro estava estranho, ele meio que não alterava em nada o som. Outra coisa que me deixou meio desconfiado foi que não achei a chave DPDT pra vender na minha cidade, então tive que usar aquelas de plástico que o Pisotones utilizou:

http://img844.imageshack.us/i/chavedpdt.jpg/

A ligação nessas chaves é feita do mesmo jeito das DPDT convencionais? Muda alguma coisa? E o problema no mini fuzz, o que seria?

Targino

**
Freqüente
Ae cara bom dia!

Uma coisa legal antes de ligar a dpdt é fazer uma ligação direta , no topico abaixo você vai ver informações sobre essa ligação.

Grande abraço!

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=278.30

vjpiox

Guest
Eu já tinha ouvido falar que tinha como ligar direto, mas não sabia como era. Vou ver aqui e posto o resultado.
Abraço.

Deef182

Guest
Creio que o problema não esteja na ligação externa e sim na placa de efeito, da uma conferida se não tem nenhum componente virado ou nenhuma trilha em curto, ou até algum fio de alimentação quebrado...

vjpiox

Guest
Eu dei uma olhada e não vi nada em curto não, mas não chequei com o multimetro. Como faz pra ver se tá em curto com ele?

Shinnu

Guest
Geralmente os multimetros tem a função de teste de continuidade. Já vi ela com o simbolo de diodo ou como uma nota musical. Você escolhe essa função e encosta as pontas nas trilhas que você quer verificar se estão em curto. Se elas estiverem em curto, o multímetro vai apitar. Se você não tiver um multimetro com teste de continuidade, existem varios projetos desse equipamento pela internet.

Diego Costa

Guest
Cara, o Mini Fuzz que vc montou é o do Bertola? Eu já montei esse projeto sem placa até, só os componentes ligados por fios, e ainda assim funcionou.

Verifique a polaridade dos capacitores, as ligações no transistor e o valor do Pot.

Esse pedal não tem muito segredo, se possivel poste imagens da sua placa, frente e verso, pra ver se conseguimos localizar o defeito.

vjpiox

Guest
É o de Bertola sim. Pois é, eu estranhei isso também, se nem um pedal tão simples eu to conseguindo montar, não quero partir pra outro nem tão cedo. Só vou montar o próximo quando terminar esse. Eu acho que descobri o problema: a placa invertida. Vou refazer tudo (ô trabalho), e posto o resultado aqui. Mas ainda tenho uma dúvida, a ligação na chavinha de plástico é igual à da DPDT?
Obrigado a todos.

juniorguitarcrazy

Guest
Se tiver 6 pólos sim!

Mas acho melhor você fazer uma ligação direta...

E outra coisa confira os fios no jack, pode parecer besteira mas já deve ter atrapalhado muita gente!

Obs: Essa ligação estava no fórum antigo, não lembro quem criou por isso não coloquei o nome!

vjpiox

Guest
Consegui montar! Funcionou perfeitamente, aliás, bem melhor do que eu esperava. Agradeço a todos que me ajudaram e assim que puder posto uma foto dele na caixinha( ainda não montei nela).