Tube Screamer TS-808 Clone

Started by plautz, 13 de March de 2011, as 16:56:15

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Quem aumenta absurdamente ou baixa a resistência até muito pouco (para o sinal ser atenuado quase absurdamente ou passar com a baixíssima resistência), é o 2SK30A, velho conhecido da BOSS também, o 2SC1815 é um transistor BJT comum que apenas constitui o buffer.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Existem excelentes chaves momentâneas... na small bear tem da carling.

Se vai montar o pedal pro cara com peças legais, pega uma chave dessas... por fora é igualzinha as 3PDT/DPDT... heavy duty... rs...

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Alex Frias on 23 de July de 2011, as 21:23:12
Quem aumenta absurdamente ou baixa a resistência até muito pouco (para o sinal ser atenuado quase absurdamente ou passar com a baixíssima resistência), é o 2SK30A, velho conhecido da BOSS também, o 2SC1815 é um transistor BJT comum que apenas constitui o buffer.
Muitos pensam que os buffers sao os causadores da perda de sinal, ate tem sites muito bem creditados que dizem isso tambem, porem nao é verdade.
Os buffers no maximo podem adicionar um pouco de ruido, e nada mais...
Os grandes vilões do sinal sao os FETs de uso geral que sao usados como chaveamento, como os 2SK30, 2sk118, como o Alex disse.
Esses FETs, quando acionados, tem uma resistencia OHMica entre 400R e 900R, isso é prejudicial ao sinal...
Os FETs usado pela DOD (geralmente J113) sao prorpios para chaveamento de sinal, quando acionados tem resistencia abaixo de 100R.

Eu ja postei sobre isso em outro topico, e mencionei uma mod que faço para usar o "acionador" eletronico, porem no chaveamento nao uso os FETs.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2167.msg41269#msg41269
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2167.msg45074#msg45074

Uma opcao legal para buffer de entrada, é substituir o transistor comum por um FET, para aproveitar as qualidade da entrada de alta impdancia...
Ja fiz isso em alguns pedais.

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Amorin
também da pra substituir por algum darlington (vide os buffers usados no MXR Distortion III e no Cry Baby entre outros)
BC517 ou esses MPSA13 e 14 que tem impedancia mais alta que os BJT
que dependendo da região é mais facil encontrar do que fet
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

Fisioterapeuta

Handmaker
n pacote de pecas que comprei veio a chavinha momentanea vou utilizala deixar eele original mesmo...

vlww

filhipi

Guest
Ajeitei o led, mas agora, toda vez que aciono ou desligo o efeito, dá um "pio"....

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com

filhipi

Guest
hehehehe. é dificil definir exatamente o som. não tenho uma palavra exata, nem uma ornomatopéia. mas lembra um pouco um som de sinal eletrônico bem forte, sempre que a chave é acionada.

GrAmorin

Hand MasterMind
Este "pio" é continuo ou só um toque?
Se for só um toque, pode ser por causa do capacitor de 47nF que vai em um diodo que aciona o FET. Confira os resistores que vao proximo aos FETs.

Quote from: Chris on 24 de July de 2011, as 05:17:51
Amorin
também da pra substituir por algum darlington (vide os buffers usados no MXR Distortion III e no Cry Baby entre outros)
BC517 ou esses MPSA13 e 14 que tem impedancia mais alta que os BJT
que dependendo da região é mais facil encontrar do que fet
Sobre os darllington, eu nao reparei, mas ta ai outra ideia.
Com os FETs como buffer de entrada, é vantajoso para quem gosta de fazer ligados nas notas (hammer on e pull offs) , ficam bem mais destacados...

filhipi

Guest
QuoteEste "pio" é continuo ou só um toque?
Se for só um toque, pode ser por causa do capacitor de 47nF que vai em um diodo que aciona o FET. Confira os resistores que vao proximo aos FETs.

É só um toque, Amorin! Será que é apenas a parte do circuito do bypass eletronico? Houve um momento, antes de consertar o problema do led, em que fui ligar o plug da fonte e fiz uma c****a. Encostei a parte positiva do plug na carcaça, deu uma faísca bem rápida e subiu um cheiro de queimado... Agora, descobrir quem foi que queimou... Vou tentar trocar o FET e ver o que acontece. como sempre, valeu pela atenção, Amorin!

vhboss

Guest
kra, nesse esquema tem um resistor de 51k.
posso colocar um de 56k ou da muita diferença?
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)

plautz

Guest
Quote from: vhboss on 28 de July de 2011, as 17:21:21
kra, nesse esquema tem um resistor de 51k.
posso colocar um de 56k ou da muita diferença?
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)

Pode.

Não sei se dará diferença. Se houver será mínima.

Você pode também associar dois resistores em série: um de 39K e um de 12K para ter os 51K.

Abraços.

GrAmorin

Hand MasterMind
A diferença é tao pouca que nem se percebe.
Pode usar tambem um de 47K.
O mesmo pode ser para o resistor de 510K, nao ha diferenca para 560K.
E o de 62K, que é usado na parte do chaveador eletronico, eu uso 56K ou 68K, nao faz diferença...

vhboss

Guest
Apesar de ter sido o pedal mais dificil de
fazer as soldas que eu terminei ate agora, esse foi o
primeiro que eu liguei e funcionou perfeitamente na
primeira tentativa. som excelente sem nenhum chiado
mesmo fora da caixa ainda.
To ficando bom nesse negocio de montar os pedais. so falta
agora aprender mais sobre eletronica e começar a fazer layout t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)...
Mais isso vou deixar pra outra hora, por enquanto vou so curtir os que ja
fiz...
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelo layout Plautz, e v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) o pessoal que tirou minhas duvidas na montagem...

Tiarlei Crist

Guest
Parabêns Plautz!!!!!!

Esse é o único clone da net.
E provalmente primeiro do mundo.
Se não do mundo, com certeza do Brasil.

Até mais.