Dr boogie - Novo layout

Started by Cleiton Carvalho, 02 de January de 2010, as 14:36:23

Previous topic - Next topic

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
Pessoal.. atendendo a alguns pedidos montei um layout para o boogie com dobrador de tensão.

Ainda não publuquei o PDF pois eu mesmo queria testar se o projeto funcionava, após alguns dias de trabalho esta aqui o resultado

realmente o dobrador funciona, mas não 100% nas fotos tem os testes da tensão que entra na placa e da que sai apos passar pelo dobrador.

inicialmente ajustei os trimpots para os recomendados 4,5volts, a distorção ficou mais gorda mais rica em ganho o pot de bass com volume baixo da para sentir a atuação dele e os resultados até agora foram satisfatorios.

assim que eu tiver um tempo gero o PDF e posto o layout.

Mensagem Mesclada

não ta indo

plautz

Guest
Você tá usando que dobrador de tensão?

Estruturado em torno de CI´s (max1044, 7660) ou simples capacitores / diodos?

Cleiton Carvalho

Colaborador
Quote from: Plautz on 26 de March de 2010, as 15:15:46
Você tá usando que dobrador de tensão?

Estruturado em torno de CI´s (max1044, 7660) ou simples capacitores / diodos?

Plautz usei caps e diodos e um CI NE555 anexei uma figura com detalhe do dobrador,

um outro detalhe importante que eu me esqueci de relatar foi o ruido, eu testei o pedal ainda no suporte e achei que estava com ruido um pouco em excesso, vou fazer novos testes com ele na caixa pra ver se diminui um pouco.

plautz

Guest
Oops, falei caca.

O Max1044 ou ICL7660 é usado mais pra inverter a tensão, de +9V para -9V, do que para dobrar (até dá, mas tem uma queda na tensão também).

Eu já testei um dobrador de tensão mais ou menos igual a esse e simplesmente odiei.

Quanto aos ruídos observados por você, pode ser que estejam vindo do chaveamento realizado pelo 555.

Abraços.

Edit: Errei na postagem, o arquivo anterior é um dobrador para corrente alternada. Assim que achar um para CC posto aquil.

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Ja experimentou esse dobrador Plautz?

plautz

Guest
Já (em CA) e funcionou.

Para CC somente com o ICL7660 ou Max1044, lembrando 2 coisas:

1) Aonde se ganha em tensão, se perde em corrente; e
2) A saída não é exatamente de 18V pois há uma queda em vista dos diodos utilizados no circuito. Com diodos 1N5819 a tensão final é de cerca de 17V.

Em anexo.

Se bem me lembro você tem um 7660 aí BigL. Monta na protoboard e nos informe (o meu está com o Gamal). Os capacitores são de 10 µF x 25V.

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Tenho sim Plautz... um amigo do Rio me mandou... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Ja usei ele em um PT80, mas não funcionou, não parei pra ver o por que ainda...

plautz

Guest
Quote from: biglouis on 26 de March de 2010, as 18:52:17
Tenho sim Plautz... um amigo do Rio me mandou... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Ja usei ele em um PT80, mas não funcionou, não parei pra ver o por que ainda...

Conheço esse seu amigo... Maior safado!  >d

Então testa isso ai na protoboard. Não leva 5 minutos. Usa diodos normais mesmo (4148, 4007) para ver se funciona ou não.

Abraços.

P.S.: A quem achar que estou ofendendo alguém por chamar o amigo do BigLouis de safado, estaria ofendendo à mim mesmo. :)

Cleiton Carvalho

Colaborador
Quote from: Plautz on 26 de March de 2010, as 16:49:46
Oops, falei caca.

O Max1044 ou ICL7660 é usado mais pra inverter a tensão, de +9V para -9V, do que para dobrar (até dá, mas tem uma queda na tensão também).

Eu já testei um dobrador de tensão mais ou menos igual a esse e simplesmente odiei.

Quanto aos ruídos observados por você, pode ser que estejam vindo do chaveamento realizado pelo 555.

Abraços.

Edit: Errei na postagem, o arquivo anterior é um dobrador para corrente alternada. Assim que achar um para CC posto aquil.

Plautz quais os principais fatores que fizeram vc a odiar o dobrador  que voce testou?? Foi com Ne555 tambem.

xandaum

Handmaker
Montei este BOOGIE do Cleyton e ficou muito bom, parabéns!

Grande timbre este pedal! Muuuuito ganho e grande versatilidade...pensei que seria muito metaleiro (como ouvi em alguns samples), mas n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) é. É bem valvuleiro HIGAIN...SHOW!

Testei o pedal com fonte de 12, 15 e 18v e também numa fonte chinesa, daquelas que tem chave com vários valores de tensão (todas conferidas no multímetro) e sinceramente....não senti diferença alguma se comparadas aos 9 volts de uma bateria ou minha fonte de uso diário...quer dizer..a única diferença foi no VOLUME..... mas TIMBRE, ou graves, médios, agudos ou mesmo GANHO...nada de alteração!

E olha que chamei mais 02 guitarristas amigos para acompanharem as mudanças de tensão na alimentação do Boogie...hehehe...ou então vou lavar um pouco mais meus ouvidos... :D

Fora isso...tá muito bom este pedal (nos 9 volts mesmo) !! esse n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) sai mais do setup... ^-^

Abrax galera!

clasmar silva

Guest
Também montei,ficou muito bom,vai ficar nos 9V mesmo.
Abraços.

PANASONIC

Guest
poxa que legal, se alguem fizer pedais bem não quizer fazer 1 e me vender 1 dr boogie, manda 1 mensagem privada.

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
se for usar em 18v para ter alguma diferença não teria que regular novamente os trimpots
para a nova tensão?
ou é universal uma vez regulado da pra usar com qualquer voltagem?
obrigado!
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

xandaum

Handmaker
Quote from: Chris on 05 de April de 2010, as 15:42:34
se for usar em 18v para ter alguma diferença não teria que regular novamente os trimpots
para a nova tensão?
ou é universal uma vez regulado da pra usar com qualquer voltagem?
obrigado!

é isso a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)...uma vez regulado..n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) importa a tensão de alimentação...vai estar no ponto sempre... ;)

Tá vendo.....e falando em REGULAR estes TRIMPOTS...anteontem passei por uma experiência, no mínimo interessante...montei o BOOGIE e o Catalinbread DLS no mesmo dia. E fiquei uma semana numa boa com os 2 pedais funcionando show!
Dae começou um "apito" tipo altafrequência, chato demais...
Testei o Boogie e nada de zunido...testei o DLS e deu zumbido...quando eu tirava o cabo do IN do DLS dava apito!!!
Daí condenei o DLS e lá foi ele pra bancada...mexe daqui e dali e nada...(sempre ligando eles na cadeia de pedais)..resolvi mexer no BOOGIE e n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) é que tava DESREGULADO O TRIMPOT do Q4 !!!! tava 2 volts abaixo da faixa certa.

Resultado...regulei e agora está tudo normal!!!! nada de apito e saturação perfeita!!!

Que sirva de experiência... :D

DENIS

Guest
Olá Klayton e demais senhores que montaram o Dr. Boogie!

montei este pedal com o excelente layout do Klayton, só que não sai nada de som!!! Já chequei a placa e os valore dos componentes, e regulagem dos trimpots. Minhas dúvidas são sobre alguns componentes diferentes que usei e se isto pode gerar algum problema:

- capacitores C2, C9, C14 do tipo cerâmico plate (220pf x 100v)
- capacitores C10, C15, C20 do tipo tantalo (1uf x 35v)
- capacitores c19, c2, c3 do tipo multicamadas
- é possivel os J201 estarem queimados? é um antigo lote da TCtech,comprei 10 peças na época
- no layout da mascara de componentes os trimpots parecem estar invertidos. é assim mesmo?

se alguém puder me ajudar ou alguma sugestão!! abraço Metal a todos! (rckt

seguem algumas fotos da montagem. Obs: o nome do Klayton ficou "borrado"na hora da tranferencia, por isso eu apaguei! não vamos esquecer dos créditos.