bossman

Administrator
DIY Freak
Estou pra comprar um indutímetro (sonho antigo) pra minha bancada e andei lendo que não adianta comprar esses chinocas que vem com capacímetro junto porque justamente a parte de medição de indutâcias não mede corretamente então gostaria de saber exatamente oque está no título do tópico ai. Exemplo qual a indutância esperada no primário de um transformador para um push pull com 2 x EL34 de guitarra ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

hgamal

Hand MasterMind
Existe um pequeno problema ai. Em indutores grandes, com os transformadores, a indutância varia muito com a corrente que flui sobre o circuito. Medir a indutância com um indutímetro não trará resultados reais. A forma correta de fazer isto é com uma ponte LCR e nas condições de trabalho do circuito.

A questão da indutância é bastante simples, como a indutância do primário é vista como uma contribuição em paralelo ao circuito do primário, é necessário que a reatância indutiva do circuito seja equivalente a impedância refletida no primário, na frequencia de corte inferior, onde o ganho caia 3 dB (metade da frequencia inferior de trabalho do transformador).

Como a reatância indutiva cresce com a frequência, em frequências maiores, as perdas devido a indutância do primários sejam cada vez menores.

Se você tem um transformador para EL34 para um amp de 50 Watts, com 3.4 kohms no primário, iniciando em 60 Hz, o indutor formado pelo primário deverá ter uma indutância mínima que produza 3.4 kohms em 30 Hz, ou seja 18H.

Claro que há outros critérios...
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

kem

DIY Freak
Quote from: hgamal on 09 de October de 2011, as 12:20:56
...Se você tem um transformador para EL34 para um amp de 50 Watts, com 3.4 kohms no primário, iniciando em 60 Hz, o indutor formado pelo primário deverá ter uma indutância mínima que produza 3.4 kohms em 30 Hz, ou seja 18H....
HGamal... Como se faz esse calculo?
I don't want to die young...
I want to diode!

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Só complementando o que o Haroldo comentou, como o núcleo do material não é o ar - que possui uma permeabilidade magnética constante - alterações da indutância poderão ocorrer não somente devido a frequência, mas também devido a corrente circulante nos enrolamentos.

Realmente, eu tenho um multímetro destes com medida de indutores. É bem útil quando queremos saber o valor aproximado de pequenos indutores, e possui uma precisão bem razoável! Ele mede corretamente, mas para uma dada frequência (já medi nas pontas de prova, algo como 3kHz e seus múltiplos)

Mas para medidas mais reais não tem jeito, o melhor mesmo é usar um medidor de impedâncias ou um gerador de funções com um osciloscópio.

Um abraço!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: kem on 09 de October de 2011, as 13:04:45

A reatancia Indutiva  é dada por: Xl = 2 * pi * fc * L

Xl = reatância indutiva em ohms, pi = 3.14..., fc é a frequência do sinal e L a indutância.

A conta inversa então é: L = Xl / ( 2 * pi * fc )

bossman

Administrator
DIY Freak
Existe um pequeno problema ai. Em indutores grandes, com os transformadores, a indutância varia muito com a corrente que flui sobre o circuito. Medir a indutância com um indutímetro não trará resultados reais. A forma correta de fazer isto é com uma ponte LCR e nas condições de trabalho do circuito.

Certo, meu interresse era comprar uma ponte LCR mesmo, escrevi indutímetro por força de expressão será que um HP4262A daria conta ? Outra pergunta não estou totalmente certo de que esse tipo de equipamento possa ser usado pra fazer medições com o transformador energizado alguém sabe me dizer se isso pode ser feito ?

A questão da indutância é bastante simples, como a indutância do primário é vista como uma contribuição em paralelo ao circuito do primário, é necessário que a reatância indutiva do circuito seja equivalente a impedância refletida no primário, na frequencia de corte inferior, onde o ganho caia 3 dB (metade da frequencia inferior de trabalho do transformador).

Como a reatância indutiva cresce com a frequência, em frequências maiores, as perdas devido a indutância do primários sejam cada vez menores.

Se você tem um transformador para EL34 para um amp de 50 Watts, com 3.4 kohms no primário, iniciando em 60 Hz, o indutor formado pelo primário deverá ter uma indutância mínima que produza 3.4 kohms em 30 Hz, ou seja 18H.

Claro que há outros critérios...

É a coisa é mais complexa do que imaginei, mas eu não desisti não, pelo contrário!

kem

DIY Freak
Quote from: hgamal on 09 de October de 2011, as 13:44:56
Quote from: kem on 09 de October de 2011, as 13:04:45

A reatancia Indutiva  é dada por: Xl = 2 * pi * fc * L

Xl = reatância indutiva em ohms, pi = 3.14..., fc é a frequência do sinal e L a indutância.

A conta inversa então é: L = Xl / ( 2 * pi * fc )
Então num transformador para EL84 com 15W, com 8K no primario, a indutancia necessaria para o primario do transformador para produzir 60Hz é 21H...
I want to diode!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: kem on 09 de October de 2011, as 15:06:55
Então num transformador para EL84 com 15W, com 8K no primario, a indutancia necessaria para o primario do transformador para produzir 60Hz é 21H...

42H, Lembre-se que a freq. em 3dB pé 30Hz.

Esta é a indutância mínima, se conseguir mais... melhor!

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

A unidade de medida de indutância é o Henry (plural Henries) e a abreviatura é H (agá maiusculo).

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

kem

DIY Freak
Quote from: hgamal on 09 de October de 2011, as 18:01:37
...42H, Lembre-se que a freq. em 3dB pé 30Hz....
Hummm...
Da pra explicar isso melhor?!?  :-)

I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: kem on 09 de October de 2011, as 19:24:45
Hummm...
Talvez porque o primário de um transformador push pull use center tap ? Arrisco essa alternativa.

Haroldo foi ótimo saber que quanto mais indutancia melhor, mas isso tem um limite certo ?

kem

DIY Freak
Quote from: bossman on 09 de October de 2011, as 21:32:26
Quote from: kem on 09 de October de 2011, as 19:24:45
Hummm...
Talvez porque o primário de um transformador push pull use center tap ? Arrisco essa alternativa.

Haroldo foi ótimo saber que quanto mais indutancia melhor, mas isso tem um limite certo ?
Essa eu sei...
Você pode aumentar a indutancia de 2 formas... mais voltas no primario ou maior nucleo.
Quanto mais voltas no primario, pior a resposta nos agudos. E se o nucleo for muito maior do que o requerido pelo ampli, perde-se potencia (por causa do campo magnetico do nucleo - não lembro a exata explicação disso, mas é por ai).
Ou seja, como você mesmo citou no topico sobre transformadores de saida, tem que se balancear todos esses detalhes num transformador de saida pro resultado ser bom.
A grande vantagem pra gente é que pra um ampli de guitarra os requerimentos são MUITO menores do que um ampli HI-FI.
Mas to esperando o Haroldo pra explicar esse calculo ai... me interessou muito... :)

-----

Quote from: Eduardo on 09 de October de 2011, as 18:26:08
Oi Pessoal

A unidade de medida de indutância é o Henry (plural Henries) e a abreviatura é H (agá maiusculo).

Abraços

Eduardo
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelas correções... ;)
I want to diode!

hgamal

Hand MasterMind
Isto depende um pouco. Quando você diz que um amp responde de 20 a 20.000 Hz, significa que ele reponde em 0 db nesta faixa. O filtro formado por um indutor simples tem uma queda de 3dB por oitava. Isto determina que a frequência em que a resposta está em -3 dB fique uma oitava abaixo de 20 Hz, ou seja, em 10 Hz.

Alguns autores consideram a resposta de frequência aquela que limita as faixas no ponto de -3dB, ou seja, para eles o mesmo amp acima teria a resposta limitada entre 10 e 40.000 Hz.

Para mim, a resposta de um amp é aquela delimitada pela sua faixa onde ele funcione em 0 dB. Talvez, nosso Hi-Fi man (Eduardo) possa nos dar uma luz, de como o pessoal de HiFi qualifica a resposta de frequência.

Não há problema de definição aqui, só basta sabermos o que está acontecendo.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Haroldo

No campo do HiFi existem alguns problemas no tocante a definições de áudio. Existem os padrões de engenharia e as medições subjetivas feitas pelos "audiófilos". Se você comprar uma dessas revistas para este público, verá que apenas ouvindo um CD eles podem definir de ouvido que a resposta de freqüência de um dado amplificador vai de 1Hz até 100kHz.

Bom, qualquer um com um mínimo de escolaridade sabe que isso não pode ser feito. É como um cego misturando tintas para o pintor. Infelizmente, são essas pessoas que compram aparelhos HiFi, obrigando os engenheiros a mentir ou fabricar absurdos para poder sobreviver no mercado.

Dito isso, acho que fica fácil de concluir que eu não minto nem fabrico absurdos, uma vez que vim parar aqui. :D Considero o correto definir a faixa de resposta de um amplificador como o trecho compreendido entre os polos inferior e superior, distando uma oitava de cada um deles. Assim, se os polos estão em 10Hz e 40kHz, a banda passante é de 20Hz a 20kHz.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Eduardo on 10 de October de 2011, as 08:12:45

Dito isso, acho que fica fácil de concluir que eu não minto nem fabrico absurdos, uma vez que vim parar aqui. :D Considero o correto definir a faixa de resposta de um amplificador como o trecho compreendido entre os polos inferior e superior, distando uma oitava de cada um deles. Assim, se os polos estão em 10Hz e 40kHz, a banda passante é de 20Hz a 20kHz.

Resumindo, o Eduardo concorda comigo!