Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 16:35:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valores de indutância no primário e secundário de transformadores de saída ?  (Lida 18756 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« : 09 de Outubro de 2011, as 03:34:27 »

Estou pra comprar um indutímetro (sonho antigo) pra minha bancada e andei lendo que não adianta comprar esses chinocas que vem com capacímetro junto porque justamente a parte de medição de indutâcias não mede corretamente então gostaria de saber exatamente oque está no título do tópico ai. Exemplo qual a indutância esperada no primário de um transformador para um push pull com 2 x EL34 de guitarra ?
« Última modificação: 09 de Outubro de 2011, as 03:40:10 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 09 de Outubro de 2011, as 12:20:56 »

Existe um pequeno problema ai. Em indutores grandes, com os transformadores, a indutância varia muito com a corrente que flui sobre o circuito. Medir a indutância com um indutímetro não trará resultados reais. A forma correta de fazer isto é com uma ponte LCR e nas condições de trabalho do circuito.

A questão da indutância é bastante simples, como a indutância do primário é vista como uma contribuição em paralelo ao circuito do primário, é necessário que a reatância indutiva do circuito seja equivalente a impedância refletida no primário, na frequencia de corte inferior, onde o ganho caia 3 dB (metade da frequencia inferior de trabalho do transformador).

Como a reatância indutiva cresce com a frequência, em frequências maiores, as perdas devido a indutância do primários sejam cada vez menores.

Se você tem um transformador para EL34 para um amp de 50 Watts, com 3.4 kohms no primário, iniciando em 60 Hz, o indutor formado pelo primário deverá ter uma indutância mínima que produza 3.4 kohms em 30 Hz, ou seja 18H.

Claro que há outros critérios...
« Última modificação: 09 de Outubro de 2011, as 18:26:39 por Eduardo » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 09 de Outubro de 2011, as 13:04:45 »

...Se você tem um transformador para EL34 para um amp de 50 Watts, com 3.4 kohms no primário, iniciando em 60 Hz, o indutor formado pelo primário deverá ter uma indutância mínima que produza 3.4 kohms em 30 Hz, ou seja 18H....
HGamal... Como se faz esse calculo?
« Última modificação: 09 de Outubro de 2011, as 18:26:55 por Eduardo » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #3 : 09 de Outubro de 2011, as 13:06:26 »

 Só complementando o que o Haroldo comentou, como o núcleo do material não é o ar - que possui uma permeabilidade magnética constante - alterações da indutância poderão ocorrer não somente devido a frequência, mas também devido a corrente circulante nos enrolamentos.
 
 Realmente, eu tenho um multímetro destes com medida de indutores. É bem útil quando queremos saber o valor aproximado de pequenos indutores, e possui uma precisão bem razoável! Ele mede corretamente, mas para uma dada frequência (já medi nas pontas de prova, algo como 3kHz e seus múltiplos)
 
 Mas para medidas mais reais não tem jeito, o melhor mesmo é usar um medidor de impedâncias ou um gerador de funções com um osciloscópio.

Um abraço!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 09 de Outubro de 2011, as 13:44:56 »

HGamal... Como se faz esse calculo?

A reatancia Indutiva  é dada por: Xl = 2 * pi * fc * L

Xl = reatância indutiva em ohms, pi = 3.14..., fc é a frequência do sinal e L a indutância.

A conta inversa então é: L = Xl / ( 2 * pi * fc )
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 09 de Outubro de 2011, as 14:54:41 »

Existe um pequeno problema ai. Em indutores grandes, com os transformadores, a indutância varia muito com a corrente que flui sobre o circuito. Medir a indutância com um indutímetro não trará resultados reais. A forma correta de fazer isto é com uma ponte LCR e nas condições de trabalho do circuito.

Certo, meu interresse era comprar uma ponte LCR mesmo, escrevi indutímetro por força de expressão será que um HP4262A daria conta ? Outra pergunta não estou totalmente certo de que esse tipo de equipamento possa ser usado pra fazer medições com o transformador energizado alguém sabe me dizer se isso pode ser feito ?

A questão da indutância é bastante simples, como a indutância do primário é vista como uma contribuição em paralelo ao circuito do primário, é necessário que a reatância indutiva do circuito seja equivalente a impedância refletida no primário, na frequencia de corte inferior, onde o ganho caia 3 dB (metade da frequencia inferior de trabalho do transformador).


Como a reatância indutiva cresce com a frequência, em frequências maiores, as perdas devido a indutância do primários sejam cada vez menores.

Se você tem um transformador para EL34 para um amp de 50 Watts, com 3.4 kohms no primário, iniciando em 60 Hz, o indutor formado pelo primário deverá ter uma indutância mínima que produza 3.4 kohms em 30 Hz, ou seja 18H.

Claro que há outros critérios...

É a coisa é mais complexa do que imaginei, mas eu não desisti não, pelo contrário!
« Última modificação: 09 de Outubro de 2011, as 18:27:26 por Eduardo » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 09 de Outubro de 2011, as 15:06:55 »

HGamal... Como se faz esse calculo?

A reatancia Indutiva  é dada por: Xl = 2 * pi * fc * L

Xl = reatância indutiva em ohms, pi = 3.14..., fc é a frequência do sinal e L a indutância.

A conta inversa então é: L = Xl / ( 2 * pi * fc )
Então num transformador para EL84 com 15W, com 8K no primario, a indutancia necessaria para o primario do transformador para produzir 60Hz é 21H...
« Última modificação: 09 de Outubro de 2011, as 18:27:38 por Eduardo » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 09 de Outubro de 2011, as 18:01:37 »

Então num transformador para EL84 com 15W, com 8K no primario, a indutancia necessaria para o primario do transformador para produzir 60Hz é 21H...

42H, Lembre-se que a freq. em 3dB pé 30Hz.

Esta é a indutância mínima, se conseguir mais... melhor!
« Última modificação: 09 de Outubro de 2011, as 18:27:55 por Eduardo » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 09 de Outubro de 2011, as 18:26:08 »

Oi Pessoal

A unidade de medida de indutância é o Henry (plural Henries) e a abreviatura é H (agá maiusculo).

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 09 de Outubro de 2011, as 19:24:45 »

...42H, Lembre-se que a freq. em 3dB pé 30Hz....
Hummm...
Da pra explicar isso melhor?!?  Roll Eyes

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 09 de Outubro de 2011, as 21:32:26 »

...42H, Lembre-se que a freq. em 3dB pé 30Hz....
Hummm...
Da pra explicar isso melhor?!?  Roll Eyes
Talvez porque o primário de um transformador push pull use center tap ? Arrisco essa alternativa.


Haroldo foi ótimo saber que quanto mais indutancia melhor, mas isso tem um limite certo ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 09 de Outubro de 2011, as 21:42:59 »

...42H, Lembre-se que a freq. em 3dB pé 30Hz....
Hummm...
Da pra explicar isso melhor?!?  Roll Eyes
Talvez porque o primário de um transformador push pull use center tap ? Arrisco essa alternativa.


Haroldo foi ótimo saber que quanto mais indutancia melhor, mas isso tem um limite certo ?
Essa eu sei...
Você pode aumentar a indutancia de 2 formas... mais voltas no primario ou maior nucleo.
Quanto mais voltas no primario, pior a resposta nos agudos. E se o nucleo for muito maior do que o requerido pelo ampli, perde-se potencia (por causa do campo magnetico do nucleo - não lembro a exata explicação disso, mas é por ai).
Ou seja, como você mesmo citou no topico sobre transformadores de saida, tem que se balancear todos esses detalhes num transformador de saida pro resultado ser bom.
A grande vantagem pra gente é que pra um ampli de guitarra os requerimentos são MUITO menores do que um ampli HI-FI.
Mas to esperando o Haroldo pra explicar esse calculo ai... me interessou muito... Smiley

-----
Oi Pessoal

A unidade de medida de indutância é o Henry (plural Henries) e a abreviatura é H (agá maiusculo).

Abraços

Eduardo
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelas correções... Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 09 de Outubro de 2011, as 23:42:07 »

Isto depende um pouco. Quando você diz que um amp responde de 20 a 20.000 Hz, significa que ele reponde em 0 db nesta faixa. O filtro formado por um indutor simples tem uma queda de 3dB por oitava. Isto determina que a frequência em que a resposta está em -3 dB fique uma oitava abaixo de 20 Hz, ou seja, em 10 Hz.

Alguns autores consideram a resposta de frequência aquela que limita as faixas no ponto de -3dB, ou seja, para eles o mesmo amp acima teria a resposta limitada entre 10 e 40.000 Hz.

Para mim, a resposta de um amp é aquela delimitada pela sua faixa onde ele funcione em 0 dB. Talvez, nosso Hi-Fi man (Eduardo) possa nos dar uma luz, de como o pessoal de HiFi qualifica a resposta de frequência.

Não há problema de definição aqui, só basta sabermos o que está acontecendo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 10 de Outubro de 2011, as 08:12:45 »

Oi Haroldo

No campo do HiFi existem alguns problemas no tocante a definições de áudio. Existem os padrões de engenharia e as medições subjetivas feitas pelos "audiófilos". Se você comprar uma dessas revistas para este público, verá que apenas ouvindo um CD eles podem definir de ouvido que a resposta de freqüência de um dado amplificador vai de 1Hz até 100kHz.

Bom, qualquer um com um mínimo de escolaridade sabe que isso não pode ser feito. É como um cego misturando tintas para o pintor. Infelizmente, são essas pessoas que compram aparelhos HiFi, obrigando os engenheiros a mentir ou fabricar absurdos para poder sobreviver no mercado.

Dito isso, acho que fica fácil de concluir que eu não minto nem fabrico absurdos, uma vez que vim parar aqui. Cheesy Considero o correto definir a faixa de resposta de um amplificador como o trecho compreendido entre os polos inferior e superior, distando uma oitava de cada um deles. Assim, se os polos estão em 10Hz e 40kHz, a banda passante é de 20Hz a 20kHz.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 10 de Outubro de 2011, as 09:35:34 »


Dito isso, acho que fica fácil de concluir que eu não minto nem fabrico absurdos, uma vez que vim parar aqui. Cheesy Considero o correto definir a faixa de resposta de um amplificador como o trecho compreendido entre os polos inferior e superior, distando uma oitava de cada um deles. Assim, se os polos estão em 10Hz e 40kHz, a banda passante é de 20Hz a 20kHz.


Resumindo, o Eduardo concorda comigo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal