Tubescreamer

Started by whitebilly, 01 de March de 2012, as 21:19:12

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Concordo plenamente com o Victor. Na verdade a arquitetura do TubeScreamer é perfeita para o que ele se propõe: um drive para colorir e empurrar um bom amp valvulado. Sua resposta centrada nos médios funciona bem dentro dessa estrutura de baixo/médio ganho, mesmo com amps limps Solid State ele soa interessante.

Creio que há projetos melhores para ganhos mais altos e indicaria, entre os mais simples e conhecidos o RAT, apesar de eu também preferí-lo em ganhos mais baixos.

Para HiGain de verdade existem projetos específicos e com equalização mais sofisticada para "esculpir" melhor o resultado final.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Tem alguns layouts muito legais no site do Madbean. O uproar é muito legal e tem um outro distortion que eu postei o layout aqui no site, o Stone Grey Distortion que também é muito bom. Fiquei de postar um layout para uma 1590B (desculpa Vox, assim que der, prometo que tentarei fazer alguma coisa) mas até agora não tive tempo. O layout que tem lá cabe numa 1590BB tranquilamente. Mais high-gain que esses, só mesmo os extremos (metal zone, metal muff, etc). Sinceramente prefiro a soma de dois pedais para dar mais ganho mas... cada um é cada um.

Já que tocamos no assunto de alterar esse controle, alguém já tentou o Bone Ray Tone Stack?

Abraço  
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

VOX

Handmaker
Tranquilo Victor.
Até porque no momento estou trabalhando no meu Phase 90.Mas o próximo da lista é o Stone Grey, hehehe...

guifelippelli

Guest
Olá galera!!

Então, obrigado pelas sugestões de modificações, mas eu não entendo porque ele não ta saindo drive como os outros que eu vejo montado. A única coisa que vejo é o capacitor. Não sei se vocês lembram, mas me sugeriram aqui ligar 2 capacitores eletroliticos de 2,2uF pelo mesmo polo que ele atuava como um bipolar, então, fiz isso, mas como não tinha de 2,2 usei 2 de 10uF. Daí me falaram que ele ficava como um de 5uF. Eu não queria ter um "super ganho", só queria o ganho normal dele mesmo.

ps. uma outra coisa, nem sei se deveria postar aqui, mas quando tenho testado ele e meus outros pedais no meu fender frontman 15G, tenho percebido que sem a dist. do cubo ligada, os potenciomentros GAIN e GAIN VOLUME tem atuado no som, como se fossem um TONE. É normal isso?

valeu galera!!!

felixmeirelles

Guest
Nada disso me parece normal.

O primeiro passo é você dizer para a gente o que usou, assim:

CI = JRC4558
1 capacitor 0.22uf = 0.4uf
1transistor = 2n4040

E por ai vai....

Manda uma lista das suas modificações do projeto original e os componentes que você tem em mãos, para que possamos indicar as associações corretas.

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Como já foi citado, o motivo não é o valor desse capacitor. Reveja o projeto com bastante calma. Você seguiu o link que eu postei na página 13?

Tinha um Frontman que também apresentava isso que você descreveu. Não chegava a me aborrecer.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

guifelippelli

Guest
Ok felixmeirelles abaixo seguem os componentes (entre parenteses estou colocando o valor que era pra ser e fora os valores que usei):

Resistores: 470k (510k); 47k (51k);
Capacitores: 47pF (51pF); 0,22uF Poly (tantalo); 10+10uF (1uF/NP)
Diodos: 1N4148 (1N914) - Fiz o esquema da chave pra 3 timbres diferentes.
Potenciometros: 500k Lin. (500k log)

ps. Fiz o TS-9, com Ra 470r e Rb 100k

Acho que é tudo

Obrigado!!

-----

Quote from: victor nery on 22 de May de 2012, as 15:33:47
Saudações,

Como já foi citado, o motivo não é o valor desse capacitor. Reveja o projeto com bastante calma. Você seguiu o link que eu postei na página 13?

Tinha um Frontman que também apresentava isso que você descreveu. Não chegava a me aborrecer.

Abraço

Olá amigo!!

Não segui pois achei que era em relação ao problema postado pelo outro membro. Quanto ao Frontman, não me incomoda não, só achei curioso e perguntei pra saber se era algum problema mesmo.

Obrigado!!!

felixmeirelles

Guest
Quote from: guifelippelli on 22 de May de 2012, as 15:45:10
Ok felixmeirelles abaixo seguem os componentes (entre parenteses estou colocando o valor que era pra ser e fora os valores que usei):

Resistores: 470k (510k); 47k (51k);
Capacitores: 47pF (51pF); 0,22uF Poly (tantalo); 10+10uF (1uF/NP)
Diodos: 1N4148 (1N914) - Fiz o esquema da chave pra 3 timbres diferentes.
Potenciometros: 500k Lin. (500k log)

ps. Fiz o TS-9, com Ra 470r e Rb 100k

Acho que é tudo.

Obrigado!!

Você tem que ligar isso tudo em série assim:

+10uf- -10uf+  +10uf- -10uf+  +10uf- -10uf+ +10uf- -10uf+    = 1.25uf

Isso é são 4 pares de 10uf ligados pelo negativo em cada par e pelo positivo uns nos outros.

Ou ligar 5 0.22uf de poliéster em paralelo, assim.

|+0.22uf-|
    |+0.22uf-|
 + |+0.22uf-|  -         = 1.1uf
    |+0.22uf-|
    |+0.22uf-|

guifelippelli

Guest
Entendi felix. Inclusive pensei em comprar os capacitores de 2,2uF pra liga-los em séries, mas como a loja de eletronica fica meio longe de casa e como não tenho componentes suficientes pra fazer isso (ja andei olhando por aqui o que tenho) resolvi esperar chegar o meu pedido, pois segundo o cara da multcomercial, foi enviado na segunda passada. Até porque andei gastando muito esses dias com componentes e equipamentos.. hehehe..  :tup

Obrigado!!

felixmeirelles

Guest
Outra dica, evite mods em pedais que nunca tenha feito, é sempre bom montar um cru, testar e ai sim aplicar os mods ou montar outro, porque no meio do projeto a confusão pode ser tanta que você nunca mais saberá o que sai errado.

Espanhol

Hand MasterMind
E talvez o projeto original te agrade mais do que o modificado! :D
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Felix,

para despolarizar os capacitores teria que ser + no -.

O capacitor de 1u de poliéster é fácil de achar. Também pode ser testado um bipolar.

Falei besteira.  :D

Patines

Handmaker
Se usar 1uF corta as frequencias em 15,9HZm se usar 5uF corta em 3,18HZ.

Essa é a diferença! => Nada que vá afetar o funcionamento da maneira descrita.  Só aumenta um pouco a faixa de frequencias graves nem usadas!

T+

felixmeirelles

Guest
Patines tirando que um deles vai antes do op-amp e do clipping, logo pode sim atrapalhar o soft clipping, estamos falando de drive (hdbngr (deathmet

:D

guifelippelli

Guest
Valeu galera!! Mas não queria fazer modificações nele, pois não tenho intenção de perder o timbre. Só queria que ele funcionasse como um TS-9 mesmo.

Obrigado!!