BOSS DS-1 Clone

Started by Ed_gein, 07 de July de 2010, as 19:21:02

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

No esquema original usa-se um potenciômetro de 20k linear para o controle de tonalidade. Pergunto aos amigos: Alguém já testou com o potenciômetro 20k W (usado no TS)? Valeria a pena usar um potenciômetro desse tipo no lugar do linear? A montagem que fiz, usei um linear e não achei ruim a variação da tonalidade mas se ficar mais definido com o outro a transição entre graves e agudos eu preferiria.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

felixmeirelles

Guest
Tem um erro nesse pdf.

O segundo capacitor eletrolítico que marca 47uf é na verdade um 0.47uf.  (C2 no esquema e PCB original)
[spoiler][/spoiler]

No esquema ele é definido como um .47 50v
[spoiler][/spoiler]

Eu descobri esse erro meio que por acaso, porque estou com um Oliver DS-10 aqui e estava comparando ele com meus DS-1 taiwan, mas não tem quase nada a ver, então resolvi buscar referências do DS-1 original japonês, para meu susto 3/4 da PCB são idênticos ao DS-1 v1, todos os valores batem, a única diferença mais gritante é o OP-AMP que é DIP8 um SID CA741CE eles reposicionaram alguns componentes para encaixar.

O único capacitor que não batia era esse C2, ai fui pesquisar e achei uma versão mais limpa do esquemático, quando olhei o valor do Oliver estava batendo com o do esquemático.

O artigo http://www.diystompboxes.com/DIYFiles/up/Build_Your_Own_DS-1_Distortion.pdf também aponta o C2 como 0.47uf.

Até porque não é comum um 47uf nesta posição.

Abraço.

plautz

Guest
Félix,

É verdade. Não sei porque cargas d'água eu coloquei 47µF naquela posição.

Me lembro que você chegou a me mandar uma MP sobre isso ha uns dois séculos atrás :) mas ela se perdeu em uma dessas saídas do fórum do ar, e como não sabia quem tinha me enviado, fiquei sem saber para quem responder.

Vou ver se altero o pdf e re-posto o link aqui pra vocês.

Abração e obrigado pela chamada de atenção.

Edit: Alterei o pdf e o coloquei aqui, inclusive corrigindo o valor do resistor R21, de 100K para 10K (obrigado GRAmorin).

Vou apagar o que tinha postado antes para evitar erros.

O legal é que não sei se o que montei está com o capacitor de 47µF ou de 0.47µF...

Abraços.

felixmeirelles

Guest
Valeu mestre, não precisa se desculpar, no meio de tantos projetos legais que vocês mandam para gente é normal que surjam um errinho ou outro.

É que o Victor falou de timbre ai eu lembrei desse capacitor.

Abraço

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Pelo que entendi dá pra colocar um de 470nf NP.

-----

O resistor que fica acima do capacitor de 100u e do resistor de 1M, é de 100K ou 10K?

plautz

Guest
Segundo apontamento do GRAmorim, e verificado em vários documentos, é 10K, caro Marcos.

Como bem disse o citado colega, o esquema do manual de serviço induz a uma interpretação errônea do valor dele, de 100K, quando na verdade é 10K.

Esse resistor é ligado ao emissor do transistor de saída, juntamente com um resistor de 1K.

Abraços.

felixmeirelles

Guest
Quote from: Marcos Câmara on 19 de June de 2012, as 09:36:16
Pelo que entendi dá pra colocar um de 470nf NP.

Em relação ao valor sim, porque 470nf = 0.47uf, é só uma forma de notação diferente, mas pela questão do acoplamento e desacoplamento, teríamos que substituir o C5 por um 0.47uf NP também.

Mas não é nada que cause uma tempestade...

Basicamente o keeley mod feito nas versões mais novas desse pedal substitui os eletrolíticos por Poliéster (que é não polarizado por natureza), troca também resistores do filtro e "profundidade" do drive além dos conhecidos mods de "clippagem" por leds.

Como gosto de drives mais agressivos, o meu DS-1 predileto é o v.2 (BA728N) com "all seeing eye".

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Perdoem-me o up; é que minha pergunta passou batida. No caso do DS-1, qual taper deixa a transição mais definida, o linear ou do tipo “W“?

Abraço

hgamal

Hand MasterMind
é eu tenho um DS-1 japonẽs e o valor do resistor de emissor do último transistor na saída é 10k mesmo!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

felixmeirelles

Guest
Quote from: victor nery on 19 de June de 2012, as 18:35:08
Saudações,

Perdoem-me o up; é que minha pergunta passou batida. No caso do DS-1, qual taper deixa a transição mais definida, o linear ou do tipo “W“?

Abraço

Eu acho que não vai ficar melhor que o 20KB porque o filtro do DS-1 é bem diferente do TS, mas não custa nada tentar.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Efetuei um pedido do BA728 para montar um DS-1 e fazer as famosas modificações do Keeley. Elas se aplicam a esse CI também ou somente aos NJM3404 e M5223? Na página 4, postei um artigo que encontrei mas verificando ele encontrei algumas dúvidas... Observem a "Mondo-MIJ" Part 3. Percebam que o autor diz ser possível ter crossover distortion de acordo com a posição da chave e com o potenciômetro. Por que ele separa D4+ de D5+, e D4Vref de D5Vref, uma vez que tanto no esquema quanto no layout elas são a mesma coisa? Teria que cortar um trilha certo?

Abraço a todos

rafammbass

Guest

Encorajo a todos que querem tentar dar médios melhores e mais definição na distorção do bom e velho DS-1: Façam as mods do Keeley.

:tup pro Robertão!

Tiarlei Crist

Guest
Olá pessoal.

É impressão minha ou o DS-1 japonês tem uma queda de volume quando se aciona o efeito, mesmo com o volume no máximo?
Sendo assim, tem algúma mod para resolver esse questão do volume sem alterar o timbre?

Até mais.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Tiarlei, acho que não dá para aumentar o volume sem perceber mudanças no resultado final. Uma das formas que você poderia aumentar o volume dele seria modificar os diodos. Tenta ver um potenciômetro de volume de maior valor; como ele tem buffer, ele faz a correção da impedância na saída do efeito.

Abraço

felixmeirelles

Guest
Tiarlei Crist o boss japonês eleva no minimo umas 4x o volume de saída, deve estar com algum problema esse ai.

Já tentou fazer um jumper nos fets?