Cidão

**
Freqüente
 Em um outro tópico eu perguntei algumas coisas sobre esse assunto, acho que deve ter mais usuários aqui, incluindo os novatos  que tem interesse no assunto, como podemos simular o efeito do pedal no sinal da guitarra em um programa, por exemplo Pspice (Windows), Proteus (Windows) ou QUCS (Linux, utilizado pelo hgamal) ?

ApAcHee*

Guest
Se eu não entendi errado, o segredo é o seguinte:

Baixe um programa (GuitarFX, por exemplo), pluge um cabo com entrada P10 e saída P2 (igual fone de ouvido) na entrada do microfone do seu PC, regule o volume e tal, abra o programa, selecione o efeito específico e pronto, taí um simulador

Cidão

**
Freqüente
 Oi ApAcHee, a simulação que me refiro é como se ligasse em paralelo no cabo que sai da guitarra pra pedal/amp, uma ponta de prova de um osciloscópio, pra ver o "sinal puro" que sai da guitarra e comparar com o sinal que sai depois de um pedal de efeito, por exemplo um overdrive.
Obrigado pela resposta, até mais, abraço.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Deixa eu perguntar pra ver se entendi a sua intenção:

Voce deseja analisar graficamente o que acontece ao sinal da guitarra para tentar criar um modelo de transformação por software, um modelador digital, seria isso? Se é isso, vários fatores tem de ser levados em conta, mas é um bom começo para pesquisa.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Cidão

**
Freqüente
 Seria parecido com isso que vc disse, mas é pra analisar graficamente o que um resistor de valor maior ou menor que o especificado no esquema "original", faria com o sinal, idem para o capacitor. Como seria a resposta de um diodo ou fet etc na clipagem do sinal.
Até mais, abraço.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!

FRED

Guest
Para visualização de formas de onda resultantes, beleza. É só utilizar um osciloscópio de dois canais, conectar um canal no sinal "limpo", e o outro na saída do "efeito". Mais visualizações podem ser obtidas simultaneamente, para o caso de um osciloscópio de múltiplos canais, em vários pontos do circuito!!! Convém dizer que uma análise teórica é muito bem-vinda antes dos testes. Alguns fatores, como a distribuição de harmônicos na forma de onda, passariam despercebidos pela simples análise com o osciloscópio. Uma boa alternativa é a utilização de um programa de simulação de circuitos elétricos, como o electronics Workbench. Me corrijam se eu tiver dito alguma besteira, por favor.

Cidão

**
Freqüente
 Mas qual seria os parametros do gerador da onda do sinal que seria o vindo da guitarra?
Por exemplo, inclui no esquema dentro do simulador um gerador de onda, qual a frequencia que ele deve gerar? Qual tensão de pico a pico? etc.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Aparecido on 12 de June de 2010, as 19:41:46
Mas qual seria os parametros do gerador da onda do sinal que seria o vindo da guitarra?

A guitarra deveria ser senoidal pura, mas não é. Se quiser testar com um sinal de guitarra, faça um "loop" com uma nota da guitarra e toque este "loop" em uma placa de som. Já foz um CD uma vez com alguns deles, com senoides e ruidos para usar como sinal de testes.

Mas geralmente eu injeto uma senoide mesmo.

Por exemplo, inclui no esquema dentro do simulador um gerador de onda, qual a frequencia que ele deve gerar? Qual tensão de pico a pico? etc.

Se for usar um daqueles geradores "fáceis" de fazer, gere por volta de 1kHz.

Captadores mais fracos, fenders muito antigos, geram no máximo 70 mV RMS! Isso mesmo, 70 mV, é um sinal "bem fraquinho". Super Distortions da Dimarzio, chegam a 570mV. Claro que há monstruosidades maiores, mas não é comum. Nenhum amplificador é projetado para valores maiores. Outro fator a ser levado em consideração é que os captadores alcançam valores maiores de pico, não é incomum alcançar 1V ou mais.

Ou seja, regule seu gerador em 1Khz 70-300 mV RMS.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Cidão

**
Freqüente
Valeu hgamal  (brav), ja deu uma boa ajuda, até mais, abraço.