Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 00:09:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como simular o efeito do pedal no sinal da guitarra em um programa?  (Lida 5862 vezes)
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« : 09 de Junho de 2010, as 11:50:31 »

 Em um outro tópico eu perguntei algumas coisas sobre esse assunto, acho que deve ter mais usuários aqui, incluindo os novatos  que tem interesse no assunto, como podemos simular o efeito do pedal no sinal da guitarra em um programa, por exemplo Pspice (Windows), Proteus (Windows) ou QUCS (Linux, utilizado pelo hgamal) ?
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, as 11:53:05 por Aparecido » Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #1 : 12 de Junho de 2010, as 06:25:36 »

Se eu não entendi errado, o segredo é o seguinte:

Baixe um programa (GuitarFX, por exemplo), pluge um cabo com entrada P10 e saída P2 (igual fone de ouvido) na entrada do microfone do seu PC, regule o volume e tal, abra o programa, selecione o efeito específico e pronto, taí um simulador
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #2 : 12 de Junho de 2010, as 11:09:52 »

 Oi ApAcHee, a simulação que me refiro é como se ligasse em paralelo no cabo que sai da guitarra pra pedal/amp, uma ponta de prova de um osciloscópio, pra ver o "sinal puro" que sai da guitarra e comparar com o sinal que sai depois de um pedal de efeito, por exemplo um overdrive.
 Obrigado pela resposta, até mais, abraço.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 12 de Junho de 2010, as 13:15:31 »

Deixa eu perguntar pra ver se entendi a sua intenção:

Voce deseja analisar graficamente o que acontece ao sinal da guitarra para tentar criar um modelo de transformação por software, um modelador digital, seria isso? Se é isso, vários fatores tem de ser levados em conta, mas é um bom começo para pesquisa.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #4 : 12 de Junho de 2010, as 13:38:57 »

 Seria parecido com isso que vc disse, mas é pra analisar graficamente o que um resistor de valor maior ou menor que o especificado no esquema "original", faria com o sinal, idem para o capacitor. Como seria a resposta de um diodo ou fet etc na clipagem do sinal.
 Até mais, abraço.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 12 de Junho de 2010, as 13:43:05 »

OK.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
FRED
Visitante
« Responder #6 : 12 de Junho de 2010, as 19:34:48 »

Para visualização de formas de onda resultantes, beleza. É só utilizar um osciloscópio de dois canais, conectar um canal no sinal "limpo", e o outro na saída do "efeito". Mais visualizações podem ser obtidas simultaneamente, para o caso de um osciloscópio de múltiplos canais, em vários pontos do circuito!!! Convém dizer que uma análise teórica é muito bem-vinda antes dos testes. Alguns fatores, como a distribuição de harmônicos na forma de onda, passariam despercebidos pela simples análise com o osciloscópio. Uma boa alternativa é a utilização de um programa de simulação de circuitos elétricos, como o electronics Workbench. Me corrijam se eu tiver dito alguma besteira, por favor.
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #7 : 12 de Junho de 2010, as 19:41:46 »

 Mas qual seria os parametros do gerador da onda do sinal que seria o vindo da guitarra?
 Por exemplo, inclui no esquema dentro do simulador um gerador de onda, qual a frequencia que ele deve gerar? Qual tensão de pico a pico? etc.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 12 de Junho de 2010, as 19:57:41 »

Mas qual seria os parametros do gerador da onda do sinal que seria o vindo da guitarra?

A guitarra deveria ser senoidal pura, mas não é. Se quiser testar com um sinal de guitarra, faça um "loop" com uma nota da guitarra e toque este "loop" em uma placa de som. Já foz um CD uma vez com alguns deles, com senoides e ruidos para usar como sinal de testes.

Mas geralmente eu injeto uma senoide mesmo.

Citar
Por exemplo, inclui no esquema dentro do simulador um gerador de onda, qual a frequencia que ele deve gerar? Qual tensão de pico a pico? etc.

Se for usar um daqueles geradores "fáceis" de fazer, gere por volta de 1kHz.

Captadores mais fracos, fenders muito antigos, geram no máximo 70 mV RMS! Isso mesmo, 70 mV, é um sinal "bem fraquinho". Super Distortions da Dimarzio, chegam a 570mV. Claro que há monstruosidades maiores, mas não é comum. Nenhum amplificador é projetado para valores maiores. Outro fator a ser levado em consideração é que os captadores alcançam valores maiores de pico, não é incomum alcançar 1V ou mais.

Ou seja, regule seu gerador em 1Khz 70-300 mV RMS.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #9 : 12 de Junho de 2010, as 20:09:58 »

Valeu hgamal  Bravo, ja deu uma boa ajuda, até mais, abraço.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal