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Confecção de placa de CI - Transparência
Autor: Caio Batista Figueirôa


       E ai pessoal!

     Depois de pesquisar por vários métodos da confecção da placa de CI, descobri a transferência térmica utilizando a transparência (é aquela mesma usada em data-show) por isso estou aqui fazendo um pequeno Tutorial de como fazer essa transferência!

     Que por sinal comigo nunca deu errado, e sempre ótimos resultados a transferência é completa e é rara as vezes que precisa retocar a placa com a caneta de retro-projetor! Mas então vamos ao que interessa.

     Materiais necessários para confecção da placa:

  • Um Layout de um circuito
  • Folhas de Transparência
  • Placa de Fenolite
  • Ferro de fazer placas (também conhecido como ferro de passar roupas =D)
  • Percloreto de Ferro
  • Recipiente de plástico

     Bom acho que são só esses! Hehe vamos lá!

     Primeiro de tudo você imprime seu layout em uma folha de sulfite normal (com impressora jato de tinta mesmo), vai até a papelaria mais próxima e pede para eles tirarem uma xérox do seu circuito em uma transparência! Eu normalmente compro a transparência e levo pra eles tirarem xérox...(mas faço isso só pra pagar mais barato na xérox hahaha) mas você pode levar só o seu circuito no sulfite e pedir pra que eles tirem xérox na transparência!

     Depois recorte o circuito da transparência! Deixando sempre uma borda de uns 0,5cm.

     Depois pegue a placa de fenolite e corte com uma serrinha!



     Depois de cortada, lave bem a placa utilizando um bombril (ou o lado mais áspero de uma esponja) com detergente depois seque!


     Pronto depois de lavada e recortada a placa devera fica mais ou menos assim:


     Posicione a transferência na placa de modo que o lado impresso fique encostado no lado acobreado do fenolite:


     Prenda as laterais da transparência com durex na placa deste modo:


     Depois de tudo isso feito! Vamos preparar o lugar onde vamos transferir a placa! Eu usei um banquinho de madeira e forrei com um pano para que não estrague o banco:


     Coloque depois coloque a placa em cima com o lado acobreado virado para cima cubra com um pano e ponha o ferro por cima. As camadas vão ficar assim:

-----Ferro-----
-----Pano-----
-----Placa-----
-----Pano-----


     Pronto agora pressione o ferro na placa (sem forçar muito tomando sempre muito cuidado para não estragar a placa).


     No meu caso eu usei a temperatura do ferro quase no máximo, mas isso vai variar bastante de acordo com a potência do ferro! Por isso eu sempre vou dando uma levantada no pano com cuidado para ver se tem alguma coisa de errado com a placa (bolhas ou coisas do tipo).


     Deixe o ferro na placa por um tempo de mais ou menos uns 15 minutos, depois com cuidado retire o pano de cima e deixe a placa esfriando naturalmente! Depois que a placa esfriar é a hora de tirar a transparência! Tire o durex com cuidado depois pegue uma das pontas e vá levantando sempre com BASTANTE CUIDADO e calma!! (lembre-se do velho ditado a pressa é inimiga da perfeição).



     Pronto depois de retirada à transparência a placa deve ficar assim:


     Agora é a tão esperada hora! Hora de corroer!

     Utilizando uma broca bem fininha ou um furador de placa faça um furo no canto e amarre uma linha para que fique mais fácil de mergulhar a placa no percloreto conforme a foto a seguir:


     Coloque o percloreto de ferro no recipiente plástico (pode ser aqueles de sorvete mesmo) e mergulhe a placa, se por acaso o percloreto já foi utilizado outras vezes para acelerar o processo você pode deixa-lo dentro de uma bacia com água quente (não muito).



     Deixe a placa por cerca de 15 minutos no percloreto (sempre dando uma olhadinha para ver como a placa esta reagindo):


     Depois que ela estiver corroída retire do percloreto e jogue água nela para tirar o excesso do percloreto que ficou nela. Depois disso é a hora de tirara a tinta da placa! Para isso você pode usar um algodão com Tinner ou o bombril (eu utilizei um cotonete mergulhado no tinner):


     Depois de toda a tinta retirada, passe um verniz na placa para proteger as trilhas (eu costumo usar um verniz em spray na primeira camada espalho com um pincel e depois que secar dou uma segunda demão sem passar o pincel):


     Pronto... espere secar depois é só furar usando um furador de placa ou uma furadeira com uma broca bem fininha (geralmente uso uma broca de 1mm, mas nesse caso do tube screamer usei uma broca feita por mim mesmo de agulha, hehe, porque os terminais eram bem pequenos):


     Depois de furada e envernizada! Sua placa esta prontinha para soldar os seus componentes! E ter a melhor sensação, que é a de escutar o som de um pedal foi por você!

     Bom pessoal é isso!

     Grande abraço e até o próximo Tutorial.

     Caio Batista Figueirôa (zebedeu).

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