Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 01:20:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


collapse

* Usuário
 
 
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

* Tá ligado?
  • Dot Visitantes: 124
  • Dot Escondidos: 0
  • Dot Membros: 0

There aren't any users online.

Tube Screamer (TS-808)
Autor: Barci (10/06/2005)

     Essa é minha experiência de montagem da cápia do pedal tube screamer do site Tonepad, que é um bom site para projetos de pedais.


     Para começar não deixe de baixar o pdf do site deles.

     Você mesmo pode fazer a plaquinha de vários modos. Aqui no site vamos descrever como se faz, ou comprar a placa pronta de alguém que se disponha a fazer.

Placa lado cobreado


Lado da frente da placa, com as inscrições dos componentes


Placa com os componentes

     Vou descrever os componentes para facilitar aos que não conhecem tão profundamente eletrônica.

     Do lado esquerdo, em cima, vemos os 3 diodos e a posição deles é muito importante.

     Abaixo deles temos os dois capacitores: um azul, de poliéster, e o redondo, preto, eletrolítico.

     Do lado direito deles temos mais dois capacitores de poliéster: um amarelo e um azul.

     Em cima deles vemos, da esquerda para direita: o capacitor cerâmico de 51pF, o CI com seu soquete, e o capacitor de tântalo de 0.22 uf (a bolinha amarela).

     Na parte direita da placa, em cima, vemos outro capacitor de tântalo e mais dois capcitores de poliéster azuis.

     Descendo vemos os dois transístores, que tem lado certo para colocar, cada um de um lado diferente (cuidado ao soldar pois são delicados).

     A sua direita vemos o último capacitor eletrolítico.

     Eu comprei um soquete para o CI pois fica muito dificil, para leigos, soldar um CI sem queimar, mesmo com o ferro de solda apropriado, de 25w. É bom comprar fio de 5 cores diferentes, pois facilita a montagem: verde,azul, amarelo, braco e cinza. Eu usei só 3 cores e confunde um pouco.

     As ligações da placa não são muito difíceis de se fazer, mas precisa de atenção para alguns detalhes.


     Parece uma confusão danada, mas tem um documento bem legal explicando como faz no Tonepad (baixe-o aqui. Nesse caso usei a segunda opção descrita no documento, que mostra uma ligação com "true bypass", sem led, mas com fonte e bateria. Achei esse esquema o mais simples e útil.

     Para um pedal de distorção o led é estético. Minha primeira dúvida foi o jack de entrada (conector do plugue da guitarra): em nenhum lugar falam que o de input tem que ser stéreo e o de saída pode ser mono. Isso é necessário para a bateria de 9v não ficar ligada direto, só ligando quando se plugar a guitarra no pedal. Para isso ligamos o negativo da bateria no lugar que seria a conexão stéreo do jack, assim ele alimenta o terra do pedal.


     As ligações do conector da fonte são bem fáceis de fazer. Basta soldar como abaixo mas, importante, só solde depois de estar na caixinha. Eu soldei antes e precisei dessoldar para colocar o conector na caixa. Ou solde provisoriamente para testar o funcionamento.


     A chave de Bypass é do tipo DPDT. Ela é bem fácil de ligar e você conseguirá um true bypass, que não muda o som do seu instrumento quando a distorção do pedal não está sendo utilizada.



Família Tube Screamer

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 35 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal