Pedal queimou, o que pode ser?

Started by GabrielCosta, 24 de January de 2019, as 14:17:30

Previous topic - Next topic

GabrielCosta

*
Iniciante
O meu pedal é um AndyFX Plexi 800. Na minha juventude, não entendia muito sobre eletrônica então acabei colocando uma fonte de 12V DC com as correntes invertidas (O pedal aceitava 9V DC), e deu um pow, cheiro de queimado e nada funcionava. Gostaria de uma ajuda para identificar o que pode ter sido.
Vou upar umas imagens:

Adendo: Recentemente vi um resistor que estava com o corpo todo preto, pensei que poderia ser ele, mas não consigo identificar suas especificações. Segue a foto:

Matec

Hand MasterMind
Não é possível identificar o valor do resistor. Como a primeira faixa é marrom. poderia ser 10R, ou 15R, ou 18R, ou ainda 100R. Não passaria muito disso, senão não teria torrado desse jeito. Para isso o melhor é olhar no esquema desse pedal, (eu não achei).

O que importa é que ele é ligado diretamente no LM386, logo, esse integrado deve ter queimado também. Tem que trocar o resistor e o integrado.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Eu acrescento ao que o Matec disse recomendando a troca dos eletrolíticos. É bem provável que tenham se danificado também pela inversão de polaridade. Em resumo, o estrago pode ter sido quase que total.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

rafammbass

*
Iniciante
  1. ICQ - 19530673
Pela foto que você mandou é o que está ligado no terminal 3 do LM386, então é um 10R

143681

Matec

Hand MasterMind
O estranho disso tudo, é que os diodos (ainda 2 em paralelo??) na entrada da alimentação, não deveriam permitir que a inversão de polaridade fizesse algum mal ao circuito....

>:(

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
GabrielCosta,

Só um esclarecimento: Foi a primeira vez que você ligou e pedal e então aconteceu o "pow"?  Ou já tinha usado ele antes?
Pergunto pelo seguinte: Como foi uma de suas primeiras montagens, a face de baixo da placa (nas soldas) pode ter encostado na carcaça da caixa e ocasionado o curto.  Não vi nenhum isolamento dela nas fotos.
Foi isso?

Abraços
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

GabrielCosta

*
Iniciante
Quote from: Antonio de Campos Junior on 24 de January de 2019, as 20:02:54
Só um esclarecimento: Foi a primeira vez que você ligou e pedal e então aconteceu o "pow"?  Ou já tinha usado ele antes?
Pergunto pelo seguinte: Como foi uma de suas primeiras montagens, a face de baixo da placa (nas soldas) pode ter encostado na carcaça da caixa e ocasionado o curto.  Não vi nenhum isolamento dela nas fotos.
Foi isso?

Já havia usado antes algumas vezes. Ganhei o pedal de um amigo meu que já usava ele há anos.

Então, pelo que eu vi, acredito que o aterramento seja no Jack de entrada, porque ele tem um fiozinho aberto de fora, que ficava junto com o bocal do Jack entrando em contato com a caixa.
Segue a foto

-----

Quote from: Matec on 24 de January de 2019, as 14:50:27
Não é possível identificar o valor do resistor. Como a primeira faixa é marrom. poderia ser 10R, ou 15R, ou 18R, ou ainda 100R. Não passaria muito disso, senão não teria torrado desse jeito. Para isso o melhor é olhar no esquema desse pedal, (eu não achei).
O que importa é que ele é ligado diretamente no LM386, logo, esse integrado deve ter queimado também. Tem que trocar o resistor e o integrado.
Quote from: Eduardo on 24 de January de 2019, as 14:54:18
Eu acrescento ao que o Matec disse recomendando a troca dos eletrolíticos. É bem provável que tenham se danificado também pela inversão de polaridade. Em resumo, o estrago pode ter sido quase que total.

Valeu pela ajuda galera vou experimentar fazer a troca desses componentes e dou o feedback aqui.

-----

Quote from: rafammbass on 24 de January de 2019, as 15:22:35
Pela foto que você mandou é o que está ligado no terminal 3 do LM386, então é um 10R

Obrigado, o esquema ajudou muito! Poderia te pedir a indicação de onde você conseguiu esse esquema?

GabrielCosta

*
Iniciante
Funcionou Galera, troquei o Circuito Integrado, os Capacitores e aquele Resistor e tudo voltou ao seu estado normal!!
Muito obrigado pela atenção!