Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 23:18:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal queimou, o que pode ser?  (Lida 3481 vezes)
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« : 24 de Janeiro de 2019, as 13:17:30 »

O meu pedal é um AndyFX Plexi 800. Na minha juventude, não entendia muito sobre eletrônica então acabei colocando uma fonte de 12V DC com as correntes invertidas (O pedal aceitava 9V DC), e deu um pow, cheiro de queimado e nada funcionava. Gostaria de uma ajuda para identificar o que pode ter sido.
Vou upar umas imagens:


Adendo: Recentemente vi um resistor que estava com o corpo todo preto, pensei que poderia ser ele, mas não consigo identificar suas especificações. Segue a foto:
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 24 de Janeiro de 2019, as 13:50:27 »

Não é possível identificar o valor do resistor. Como a primeira faixa é marrom. poderia ser 10R, ou 15R, ou 18R, ou ainda 100R. Não passaria muito disso, senão não teria torrado desse jeito. Para isso o melhor é olhar no esquema desse pedal, (eu não achei).

O que importa é que ele é ligado diretamente no LM386, logo, esse integrado deve ter queimado também. Tem que trocar o resistor e o integrado.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 24 de Janeiro de 2019, as 13:54:18 »

Eu acrescento ao que o Matec disse recomendando a troca dos eletrolíticos. É bem provável que tenham se danificado também pela inversão de polaridade. Em resumo, o estrago pode ter sido quase que total.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rafammbass
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5


« Responder #3 : 24 de Janeiro de 2019, as 14:22:35 »

Pela foto que você mandou é o que está ligado no terminal 3 do LM386, então é um 10R

Registrado

143681
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 24 de Janeiro de 2019, as 15:12:37 »

O estranho disso tudo, é que os diodos (ainda 2 em paralelo??) na entrada da alimentação, não deveriam permitir que a inversão de polaridade fizesse algum mal ao circuito....

 Angry

Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #5 : 24 de Janeiro de 2019, as 19:02:54 »

GabrielCosta,

Só um esclarecimento: Foi a primeira vez que você ligou e pedal e então aconteceu o "pow"?  Ou já tinha usado ele antes?
Pergunto pelo seguinte: Como foi uma de suas primeiras montagens, a face de baixo da placa (nas soldas) pode ter encostado na carcaça da caixa e ocasionado o curto.  Não vi nenhum isolamento dela nas fotos.
Foi isso?

Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« Responder #6 : 25 de Janeiro de 2019, as 05:46:30 »

Só um esclarecimento: Foi a primeira vez que você ligou e pedal e então aconteceu o "pow"?  Ou já tinha usado ele antes?
Pergunto pelo seguinte: Como foi uma de suas primeiras montagens, a face de baixo da placa (nas soldas) pode ter encostado na carcaça da caixa e ocasionado o curto.  Não vi nenhum isolamento dela nas fotos.
Foi isso?

Já havia usado antes algumas vezes. Ganhei o pedal de um amigo meu que já usava ele há anos.

Então, pelo que eu vi, acredito que o aterramento seja no Jack de entrada, porque ele tem um fiozinho aberto de fora, que ficava junto com o bocal do Jack entrando em contato com a caixa.
Segue a foto


-----
Não é possível identificar o valor do resistor. Como a primeira faixa é marrom. poderia ser 10R, ou 15R, ou 18R, ou ainda 100R. Não passaria muito disso, senão não teria torrado desse jeito. Para isso o melhor é olhar no esquema desse pedal, (eu não achei).
O que importa é que ele é ligado diretamente no LM386, logo, esse integrado deve ter queimado também. Tem que trocar o resistor e o integrado.
Eu acrescento ao que o Matec disse recomendando a troca dos eletrolíticos. É bem provável que tenham se danificado também pela inversão de polaridade. Em resumo, o estrago pode ter sido quase que total.

Valeu pela ajuda galera vou experimentar fazer a troca desses componentes e dou o feedback aqui.

-----
Pela foto que você mandou é o que está ligado no terminal 3 do LM386, então é um 10R


Obrigado, o esquema ajudou muito! Poderia te pedir a indicação de onde você conseguiu esse esquema?
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2019, as 06:34:02 por GabrielCosta » Registrado
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« Responder #7 : 27 de Janeiro de 2019, as 09:58:44 »

Funcionou Galera, troquei o Circuito Integrado, os Capacitores e aquele Resistor e tudo voltou ao seu estado normal!!
Muito obrigado pela atenção!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal