IALL 10.5 + VVP 3.0

Started by viagem_mental, 28 de August de 2017, as 11:03:10

Previous topic - Next topic

marcao_cfh

Handmaker
Também já li isso, e acredito fazer sentido. Digo, a parte das linhas magnéticas invadirem as válvulas. Perguntei em alguns lugares, mas não cheguei a fazer testes.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quem tiver um alicate amperímetro (aquele com garras)  pode verificar com ele onde os campos magnéticos são mais fortes ao redor dos transformadores e até qual distância eles são fortes. Basta colocar o seletor pra medir corrente AC e abrir as garras e ficar medindo em torno do transformador energizado.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

marcao_cfh

Handmaker

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Assisti ao vídeo e, pelo menos pra mim, isso não é problema de oscilação, mas, sim algum mal contato na alimentação do Iall ou do VPP.
Mas, também pode ser causado por algum potenciômetro de baixa qualidade bichado.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: viagem_mental on 01 de August de 2019, as 21:45:59
Fiz o primeiro teste, com uma lâmpada de 100W em série, e entrou em auto-oscilação (quando toco ela diminui), vide vídeo: https://youtu.be/akyWf7rU1Zc
Estou com receio de ligar novamente com essa barulheira.

Você não vai querer que o amplificador funcione direito com uma lâmpada em série com o transformador de força dele.  Vou escrever pela centésima vez: a lâmpada só serve pra saber se há alguma coisa errada (por exemplo um curto circuito) em alguma parte do amplificador que faça o consumo ser elevado e acenda a lâmpada limitando o estrago que poderia ocorrer.
Se ao ligar o amplificador, a lâmpada não acender com brilho, então pode ligar o amplificador sem ela e aí fazer os testes com as condições normais de tensão e corrente.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

viagem_mental

Handmaker
Quote from: xformer on 02 de August de 2019, as 21:04:21
Você não vai querer que o amplificador funcione direito com uma lâmpada em série com o transformador de força dele.  Vou escrever pela centésima vez: a lâmpada só serve pra saber se há alguma coisa errada (por exemplo um curto circuito) em alguma parte do amplificador que faça o consumo ser elevado e acenda a lâmpada limitando o estrago que poderia ocorrer.
Se ao ligar o amplificador, a lâmpada não acender com brilho, então pode ligar o amplificador sem ela e aí fazer os testes com as condições normais de tensão e corrente.

Fiz o teste com lâmpada para evitar os curtos mesmo, mas como é a primeira vez que monto um valvulado completo, fiquei com grande receio de ligar. A lâmpada ascendeu forte rapidamente e depois apagou (creio que isso seja devido ao carregamento dos capacitores da fonte). Ao ligar o standy by, o filamento da lâmpada fica com um pequeno brilho.
Enfim, fiz o teste direto na tomada. Minha impressão inicial é que o potenciômetro de volume (alpha) está com defeito, pois ao mexer em seu eixo encontro posições que o som vem legal (preciso ficar segurando senão a barulheira volta).
Vou trocar o potenciômetro e ver o que acontece, depois relato os resultados. Obrigado a todos pelas dicas  :tup.

Ps.: Felizmente não percebi ruído de 60Hz Hgamal, só o ruído natural dos singles. Quando resolver o problema relatado, faço uma gravação só do ruído.
Guitar Craft

emanuelneto

Colaborador
Quote from: viagem_mental on 03 de August de 2019, as 10:05:52
..A lâmpada ascendeu forte rapidamente e depois apagou (creio que isso seja devido ao carregamento dos capacitores da fonte). Ao ligar o standy by, o filamento da lâmpada fica com um pequeno brilho..

Em alguns casos usamos fusível Slow-Blow (fusíveis de queima lenta ou retardada) pois a carga inicial dos capacitores podem vir a queimá-los

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: viagem_mental on 03 de August de 2019, as 10:05:52
A lâmpada ascendeu forte rapidamente e depois apagou (creio que isso seja devido ao carregamento dos capacitores da fonte). Ao ligar o standy by, o filamento da lâmpada fica com um pequeno brilho.
Isso é normal. O brilho grande inicial pode ser tanto dos capacitores da fonte sendo carregados quanto do aquecimento dos filamentos, que possuem resistência variável com a temperatura e exigem uma corrente inicial grande. Essa corrente grande é entendida pela lâmpada como um curto, por isso ela acende.

viagem_mental

Handmaker
Creio que seja a fiação, troquei o potenciômetro de volume (usei um 1MC invertido) e está oscilando bastante (não consegui o som da guitarra novamente), creio que fiz alguma ligação off-board errada (as lâmpadas de indicação de liga e stand by não estão acendendo). Segue o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_KydyY-GGIg
Guitar Craft

Matec

Hand MasterMind
Quantos cilindros?  :-)

Desculpe, não resisti. :D

Eu começaria por verificar a fonte e o aterramento.  Posteriormente, circuito em si.

Boa sorte.

viagem_mental

Handmaker
Quote from: Matec on 03 de August de 2019, as 12:31:59

Desculpe, não resisti. :D

Eu começaria por verificar a fonte e o aterramento.  Posteriormente, circuito em si.

Boa sorte.

:D :D :D

Fora do chassi, o amplificador funcionou perfeitamente, será que seria a fonte o problema? Vou verificar o aterramento.

Obrigado
Guitar Craft

marcao_cfh

Handmaker
Eu chutaria 6. Talvez 8. :D

Se parece bastante com o problema no meu duovox (que ainda está assim >>(:). Acompanharei com mais atenção ainda esse tópico.

viagem_mental

Handmaker
Quote from: marcao_cfh on 03 de August de 2019, as 13:20:23
Eu chutaria 6. Talvez 8. :D

Se parece bastante com o problema no meu duovox (que ainda está assim >>(:). Acompanharei com mais atenção ainda esse tópico.

:D :D :D

Pessoal, peço desculpas a todos! Estou a algum tempo sem realizar montagens e cometi um erro tolo! Explico: pretendia aterrar o circuíto no chassi por meio do jack de entrada da guitarra, mas esse figura que vos escreve usou um jack de plástico! Foi trocar o jack e o som veio bonito!
Ainda tenho que resolver a questão das lâmpadas de liga e stand by que não estão acendendo.
Assim, que concluído posto fotos e vídeos.
Obrigado!
Guitar Craft

viagem_mental

Handmaker
Pequeno teste: https://youtu.be/w0irzc0EPps

Não consigo por essas lâmpadas de liga e standy by para funcionar...
Guitar Craft

Matec

Hand MasterMind
Som bacana, suave. Ainda percebo alguns traços de oscilação nos graves.
Qual a dificuldade em acender lâmpadas?