Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:03:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 18   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem de Power com TDA7294  (Lida 132629 vezes)
Cogumelo
Visitante
« Responder #15 : 12 de Setembro de 2010, as 11:46:49 »

Bom dia caras!

Apenas relatando a primeira montagem do meu amplificador.

Adivinhem? Smoke! Cheesy Cheesy bye bye Tda asdhausdahuds

Da nada, mais não sei o que ocorreu. Vou comprar no ebay mais uns Tda's e dai continuo com os testes, mais gostaria de saber o que deve ter acontecido.

Montei a fonte do power e medi as tensões: deu aproximadamente 33+33Vcc (medindo de V- para Gnd 33vcc e de V+ para Gnd 33Vcc) e no total ±66Vcc (entre V+ e V-). Depois montei o circuito do power conforme esse que postei, mais assim que liguei "fumaceou" e fez uma racha no Tda (acho que deu PT nele  Cheesy). O que será que ocorreu de errado? Não pode ser a fonte né? Deve ser erro no layout ou circuito? Alguém tem algum layout com Tda que ja montou pra ter certeza que funciona? O schematico que usei foi o que vem com o datasheet.

Usei esse esquema de fonte que o mrmagoo postou.
Citar
Aqui tem um esquema de fonte que pode usar
http://sound.westhost.com/project127.htm

Bem, acho que por enquanto é isso, quando chegarem os Tda's volto aos testes. Vo tentar usar outro layout ou outro esquema.

Abraços!
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #16 : 13 de Setembro de 2010, as 01:18:13 »

Putz!!! Cry
Seguiu o esquema da fonte na integra, e as orientações para testa-la? se sim, conectou o terra?
Qual impedância do falante que usou no teste?
O limite para uma carga de 4 ohms é de 30 + 30v.
É sempre bom colocar uma lâmpada incandescente de 40W em serie com a fase da rede elétrica para testar a primeira vez!!
Abraços
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, as 01:25:12 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
Cogumelo
Visitante
« Responder #17 : 13 de Setembro de 2010, as 08:50:13 »

Cara, na verdade não segui as orientações. Esqueci  Embarrassed Tava tão ancioso qe nem lembrei ahduahusdasd
A impedancia do falante é 8Ohms mais nem testei com ele. Liguei sem ele..será que isso que queimou?
O esquema da lampada eu não sabia.

Fazer o que, é errando que se aprende. Mais que da uma raiva de ver a fumaça da sim!  Cheesy
Obrigado pelas dicas, na próxima vou segui-las.

Abraços!

Mensagem Mesclada
Mrmagoo, esse teste que você falou da lampada, protege o falante também? ou não tem risco de queimar o falante?

Abraços!
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, as 09:47:27 por Cogumelo » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #18 : 13 de Setembro de 2010, as 11:22:49 »

Cara, na verdade não segui as orientações. Esqueci  Embarrassed Tava tão ancioso qe nem lembrei ahduahusdasd
Já fiz muito isso!
Citar
A impedancia do falante é 8Ohms mais nem testei com ele. Liguei sem ele..será que isso que queimou?
Posso estar errado, mas imagino que se você ligar tudo menos o falante, o amplificador "pega" o sinal de entrada e amplifica, mas não tem onde descarregar. Se vai liga-lo sem falante deveria aterrar o sinal de entrada. Acho que não vale para amplificadores que trabalham em classe A, pois estão sem conduzindo independentemente do sinal de entrada.
Se alguem puder confirmar isso, ficamos agradecidos!
Citar

Mrmagoo, esse teste que você falou da lampada, protege o falante também? ou não tem risco de queimar o falante?
Acredito que protege o sistema inteiro.
Se houver alguma anomalia, erro de montagem, curto etc a lâmpada acende permitindo apenas uma pequena parcela de corrente circule pelo circuito em teste.
Abraços
Registrado

Americana-SP
Cogumelo
Visitante
« Responder #19 : 13 de Setembro de 2010, as 11:47:10 »

Pois é, pode ser que foi isso que queimou então. Mais fiquei com medo de colocar e queimar ele. Vo fuçar nas minhas bagunças e ver se acho algum falante velho de 8Ohm pra testes. Você acha que não é defeito do circuito Mrmagoo? Eu conferi bem e tal, parece estar certo e como usei o do datasheet.

Vamos esperar chegarem os bichinhos e testar denovo.

Abraços!
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #20 : 15 de Setembro de 2010, as 08:45:39 »

É dificil de dizer o que aconteceu de errado, mas considerando que o circuito do datasheet é funcional, ficamos com erro de montagem ou erro de layout fonte/amplificador.

Para a circuito da fonte fique com o transformador, a ponte retificadora, e os capacitores do filtro remova o resto, principalmente se vc não tiver terra na rede.

As trilhas de alimentação tanto da fonte como do amplificador devem ser mais largas.
Registrado

Americana-SP
Cogumelo
Visitante
« Responder #21 : 15 de Setembro de 2010, as 10:55:30 »

Você sabe me dizer qual seria uma boa largura para as trilhas?
Citar
As trilhas de alimentação tanto da fonte como do amplificador devem ser mais largas.

Só as de alimentação? As de audio não precisam?

Abraços!
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #22 : 15 de Setembro de 2010, as 14:07:39 »

Somente onde a circulação de corrente for maior (1mm para cada 1A), trilhas de alimentação e a saída para o falante.
Abraços
Registrado

Americana-SP
Cogumelo
Visitante
« Responder #23 : 16 de Setembro de 2010, as 12:55:17 »

Estava vendo a pouco o Datasheet do Tda7294 e vi sobre as tensões de alimentação.

Meu falante é de 8Ohms, e quero uma potencia próxima de 60, 70W. Mais no datasheet diz que para a obtenção dessa faixa de potencia eu precisaria de ±35Vcc para o falante de 8Ohms e ±27Vcc para 4Ohm. O detalhe é que o meu transformador tem secundários  de 22+22Vac dando depois de retificado aproximadamente ±31Vcc. Isso seria um problema para ligar com carga de 8Ohms? Será que isso pode ter queimado ele?

Abraços!

Edit:
Um detalhe: ±31Vcc seria, segundo o datasheet, a tensão para se ligar com um falante de 6Ohm.

Abraços!
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #24 : 16 de Setembro de 2010, as 19:42:04 »

Estava vendo a pouco o Datasheet do Tda7294 e vi sobre as tensões de alimentação.

Meu falante é de 8Ohms, e quero uma potencia próxima de 60, 70W. Mais no datasheet diz que para a obtenção dessa faixa de potencia eu precisaria de ±35Vcc para o falante de 8Ohms e ±27Vcc para 4Ohm. O detalhe é que o meu transformador tem secundários  de 22+22Vac dando depois de retificado aproximadamente ±31Vcc. Isso seria um problema para ligar com carga de 8Ohms? Será que isso pode ter queimado ele?

Abraços!

Edit:
Um detalhe: ±31Vcc seria, segundo o datasheet, a tensão para se ligar com um falante de 6Ohm.

Abraços!

caro Cogumelo

quando voce ver as especificações de um amplificador voce vai ver sempre assim

ex:

amplicador modelo "x" com "x" watts, vamos usar por exemplo 200W
lá vai esta mais ou menos assim, isso só é um exemplo, não é medida real

em 2 Ohms vai dar 200w
em 4 Ohms vai dar 150w
em 8 Ohms vai dar 110w

 assim vendo, deduzimos que o amplificador depende da impedancia do falante para atingir a potencia maxima

como o amplificador tem sua fonte fixa, então quando a impedancia do falante vai aumentando a potencia vai caindo tambem

para compensar essa perda quando se aumenta a impedancia do falante, se aumenta a fonte,,

foi isso que voce viu no datasheet.

agora voltando a sua questão.

voce disse que o TDA precisa de 22v para fornecer de 60 a 70w em 4 ohms, e de 35v para 8,

como a sua fonte é de 31v, ela ficou no meio termo ai,
o que vai acontecer,,
em carga de 8ohms voce não vai conseguir tirar o maximo de potencia do TDA, e no caso de voce usar em 4 ohms a fonte vai trabalhar tranquila e voce vai conseguir o maximo de potencia

O CI para funcionar, precisa da tensao que esta no datasheet, respeitando o seu minimo e maximo,,, principalmente o maximo,,, voce nunca pode alimentar ele com mais voltagem do que ele suporta.

e o falante,,, a impedancia pode ser maior que a exigida,, só não pode ser menor,,, por exemplo: se o amplificador suporta 8ohms voce não pode colocar um falante de 4, se o ampli suporta 4ohms voce não pode colocar um falante de 2, já ao contrario sim

o unico problema é como foi dito lá em cima,, quanto maior a impedancia mais voce vai perder potencia...

então não foi isso que queimou o CI

desculpe o post ter ficado grande, mais é que eu queria que voce entendesse mais ou menos como funciona
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #25 : 16 de Setembro de 2010, as 23:15:33 »

Valeu pela explicação scorpion, eu até pensava que era mais ou menos assim mais como vi la no datasheet acabei me confundindo.
Não tem problema de ser grande o post, não tenho preguiça de ler(as vezes falta tempo mais mesmo assim eu gosto). Fica melhor para outros que venham a usar um dia.

Agradeço as colaborações!

Estou esperando chegar de Hong Kong os IC's pra prosseguir os testes.

Abraços!
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #26 : 20 de Setembro de 2010, as 08:30:18 »

Esse projeto foi postado pelo Edu do audiolist, já tem o layout da placa!
http://www.4shared.com/file/91759865/680c6019/50w_tda7294.html
Abraços
Registrado

Americana-SP
Cogumelo
Visitante
« Responder #27 : 20 de Setembro de 2010, as 09:51:26 »

Boa Mrmagoo! Obrigado pelo projeto!

Vo pensar o que fazer até chegar os TDA's.

Um amigo meu pediu um orçamento de um amp de uns 140W, 150W (segundo o dataheet do tda ele gera 70W em 8 Ohm com ±35Vcc). Dai eu tava pensando. Será que rola fazer por exemplo: Montar 2 plaquinhas (cmo se fosse fazer dois powers) de TDA ligar a saída do Pré ao invés de um nos dois (como se fosse pra fazer um amp estéreo mais com as entrdadas deles sendo as mono da daída do pré). Será que não tem problema? No caso de funcionar isso, o que mudaria no transformador? Só a capacidade de corrente dobraria ou mudaria a tensão?

P.S.


Abraços meus caros!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #28 : 20 de Setembro de 2010, as 09:57:01 »

Cogumelo,
rola sim, só que vc precisaria de dois transformadores ou um com dobro da corrente. A tensão tem que ser a mesma.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, as 09:58:54 por Marcos Câmara » Registrado
Deef182
Visitante
« Responder #29 : 27 de Setembro de 2010, as 21:55:57 »

Seguinte... dá uma olhada no ToniEletrônica...
Tem várias dicas sobre esse amp e sobre a fonte também Cheesy
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 18   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal