Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:22:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hotone Purple Wind 5w Transistor  (Lida 11538 vezes)
diflydream
Visitante
« Responder #15 : 27 de Março de 2018, as 22:06:10 »

Neste fórum americano o pessoal está comentando sobre um deles. Tem algumas fotos e um dos usuários (bem conhecido por lá) está tentando traçar o circuito:
http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=7&t=27454

O que me chamou a atenção foi a idéia dele. É claro por lá ele é bem mais barato que aqui, mas ele soltou uma idéia de ter mais que um e comutá-los.
Mas creio que ele vai desistir da idéia pois na última página ele já divulgou um novo lançamento da Hotone do pedal com dois canais a 75w. Deem uma olhada:
http://www.hotoneaudio.com/products/Nano_Legacy_Floor/

É comprar os dois e ter quatro amplificadores diferentes.
« Última modificação: 27 de Março de 2018, as 22:10:58 por diflydream » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #16 : 28 de Março de 2018, as 15:55:14 »

diflydream

Eu li algumas vezes este tópico e não entendi porque eles não traçaram o esquema do preamp, ou será que eu perdi alguma coisa? O preamp usa alguns tlc2262, é bem possível que eles tenham se baseado nos Character Series da Samsamp.
Registrado
diflydream
Visitante
« Responder #17 : 29 de Março de 2018, as 01:52:30 »

Então, eu acredito que o JOK3RX seja o único que esteja verificando isso. Mas pelo que ele disse os componentes são muito pequenos, os resistores são menores que os SMDs tradicionais, são padrão EIA-96 e ele comentou também que para rastrear vai precisar dessoldar alguns componentes e o dissipador de calor, mas creio que ele deve ter visto que não vai ser fácil pois eles são muito pequenos e muito próximos, como podemos ver nas fotos que ele postou aqui:
https://www.dropbox.com/sh/a7x1w9q7bv50xwy/AABeRCL91Om0tvzHbKO_QsGta?dl=0

Pelo que ele disse existem quatro JRC4580 e um TLC2262, então pode ser sim que tenha algum resquício de Sansamp, mas para mim parece que este TLC2262 está mais para a sessão de Loop e/ou um simulador de falante do que propriamente para o preamp, mas posso estar errado.

Este cara é bem ativo no fórum, ele contribui bastante então talvez ele esteja tendo dificuldades para traçar o circuito. Depois da uma olhada nas contribuições dele. Teve uma que bateu o recorde de visualizações com o Pedal Friedman BE-OD:

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=7&t=27775






« Última modificação: 29 de Março de 2018, as 01:56:52 por diflydream » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 29 de Março de 2018, as 02:43:40 »

Na verdade, ele não está tentando traçar o circuito. Se você olhar com mais atenção, verá que em 2016 ele comentou sobre traçar o pré, aí traçou o power e... parou por aí. Faz tempo. São postagens antigas. E sim, ele é um usuário bem ativo no fórum, e um amante dos circuitos de alto ganho.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #19 : 29 de Março de 2018, as 13:40:57 »

Tudo que eu vi da Hotone são cópias miniaturizadas de circuitos de outros fabricantes, inclusive os nomes são bem sugestivos e apontam para os circuitos copiados, não acredito que eles tenham desenvolvido algo genuinamente novo.

O uso do tlc2262 sugere algum emulador da Samsamp, do gt2 ao Character Series a resposta pode estar por aí, também não acredito que haja algum simulador de falante, a não ser que haja uma saída específica para gravação ou fones.
Registrado
guikusch
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4



« Responder #20 : 18 de Junho de 2020, as 18:32:21 »

Ressuscitando o tópico... Iai alguem conseguiu?

To com um projeto em mente de juntar o lovepedal super lead com um tda 2030, mas ainda não sei como fazer o casamento de impedância pra não ficar com aquelo som ridiculo... Se alguem quiser me ajudar eu agradeço.

Também tem o pré do marshall lead 12 (3005), mas achei o drive dele com pouco ganho e pouco próximo do plexi, a nao ser que faça alguns mods mas também nao sei como fazer isso (mais uma vez, se alguem quiser ajudar no projeto eu agradeço hehehe). E também converter ele de alimentação simetrica para alimentação simples.
Registrado
toscator
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 52

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0


« Responder #21 : 19 de Junho de 2020, as 22:01:27 »


To com um projeto em mente de juntar o lovepedal super lead com um tda 2030, mas ainda não sei como fazer o casamento de impedância pra não ficar com aquelo som ridiculo... Se alguem quiser me ajudar eu agradeço.


porquê você não tenta por um simulador de falante entre o lovepedal e o TDA? outra sujestão que me vem em mente seria usarum circuito de pré com uma chavinha para acionamento do super lead, ficaria:
Super lead -> chavinha -> pré ->cab sim -> TDA

neste sita há o Cab simulator da marshall:

http://diy-fever.com/effects/marshall-cab-sim/
Registrado
guikusch
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4



« Responder #22 : 20 de Junho de 2020, as 16:20:21 »

Citar

porquê você não tenta por um simulador de falante entre o lovepedal e o TDA? outra sujestão que me vem em mente seria usarum circuito de pré com uma chavinha para acionamento do super lead, ficaria:
Super lead -> chavinha -> pré ->cab sim -> TDA

neste sita há o Cab simulator da marshall:

http://diy-fever.com/effects/marshall-cab-sim/

Interessante... Mas qual seria a ideia do cab sim? Fazer o casamento de impedancia? No caso eu testaria sem a chavinha e com um pré o mais simples possível sem muitos filtros, pois a ideia é fazer como um marshall plexi mesmo (com um canal apenas e 2 entradas) entendeu? E depois de testes finalizar o projeto e postar aqui no grupo.

To esperando as lojas reabrirem pra eu comprar o material pra poder começar.
« Última modificação: 20 de Junho de 2020, as 16:41:03 por guikusch » Registrado
toscator
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 52

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0


« Responder #23 : 20 de Junho de 2020, as 19:35:53 »

não creio que o que nao te agrada no TDA 2030 seja a diferença de impedancia e sim o tipo de falante usado, geralmente os falantes (bons) de guitarra são bem caros ou são da meteoro. Outras alternativas geralmente envolvem falantes projetados para caixas, bem como o TDA é um sistema de amplificação hi-fi.
Veja: Sendo o TDA um amplificador hi-fi, basicamente tudo o que ele capta ele reproduz, dei uma olhada no seu datasheet e o grau de distorção do som tende ser inferior a 0,05%. Logo, a melhor forma de melhorar este som é com um circuito que tente emular as caracteristicas de um falante, daí minha sujestão de um cab simulator.
No circuito do pedal temos que ele sai do out do 4558 direto para um resistor que regula o volume, se a partir deste estagio voce colocar um cab simulator vai ter um pré "proprio" de guitarra + a simulação de um gabinete, para apenas ai sim, mandar para um, amplificador HI-FI, caso você nao faça desta forma, vai obter sons similares a tentar ligar a guitarra no pedal e do pedal para um aparelho de rádio.
Eu havia sujerido o superlead com uma chavinha para que voce pudesse optar em ter um pre amplificador limpo com a opção de ter o lovepedal empurrando ou não.
Registrado
guikusch
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4



« Responder #24 : 20 de Junho de 2020, as 22:09:51 »

Porque que se ligar um pedal (como este) direto em um power fica com som esquisito? Eu ainda não entendi isso... O problema está na etapa de realimentação do opamp? Nos resistores de entrada? Existe alguma alternativa (modificação no circuito) para anular o uso de um cab sim? Ainda preciso estudar um pouco mais em relação à isso hehehe

Ainda estou em dúvida se testo com o esquema de 10w. E 9v que tem datasheet do tda2030, ou se uso o esquema do power de 5w dos amps hotone nano que foi o membro do forum citado acima fez.

Eu to botando fé nesse projeto. O membro Paulo Shure fez um review desse circuito com o layout disponível no site effectslayouts. Da uma sacada ai, da primeira vez que vi eu ja me apaixonei, simula bastante o som dos plexis ou jcm800, por isso eu escolhi pra ser a cobaia hehe
https://youtu.be/ZiEG49Tyh7A

-----
Primeiro vou testar com o tone original do projeto (que é um filtro highpass que corta próximo de 106hz, bem o que eu procuro para timbrar que nem um plexi mesmo). Se o som ficar bom eu parto para adicionar o tone stack do plexi ou jcm800.
« Última modificação: 20 de Junho de 2020, as 23:51:22 por guikusch » Registrado
toscator
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 52

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0


« Responder #25 : 23 de Junho de 2020, as 01:20:28 »

o som fica estranho porque um amplificador pode ser dividido em 3 etapas: pré amplificador, power e falante. cada uma dessas etapas configura o som.
Geralmente podemos considerar um pedal de distorção ou overdrive como um pré amp. porque ele pega o sinal da guitarra e amplifica de modo a deixar que o amplificador de potencia trabalhe. O conceito de pré amps é um pouco mais complexo, porém para esse exemplo, vamos usar o pré amp como qualquer pedal que amplifique o sinal da guitarra.

Você ja deve ter ouvido falar em uma ou outra coisa sobre amplificadores e sistemas de som, mas vamos nos atentar para as diferenças dos projetos:
Qual a diferença de uma caixa ativa (semelhante aquelas caixinhas jbl, aquelas caixas do tio do microfone etc) e um amplificador de guitarra? a resposta é simples: a caixinha JBL tenta reproduzir um sinal de forma mais fiel possivel sem distorcer este sinal! E isso difere (e muito) de um amplificador de guitarra, que tem nas suas etapas de amplificação diversos fatores que modificam o som, geralmente essas caixinhas são bem mais baratas que um bom amplificador e é justamente este o motivo, enquanto a caixinha "clona" um som pré programado, o amplificador deve "criar" um som, e voce pode perceber que se tentar transmitir um som de rádio ou alguma musica do spotfy no seu amplificador ele não vai soar tão bem assim.

Os amplificadores de toca discos, caixinhas bluetooh, PA's etc. sao amplificadores HI-FI, que significa que são projetados para terem alta fidelidade ao som, porem sem nenhuma modificação. Os amplificadores de guitarra são classe A, B, AB etc, tudo menos HI-FI, porque neles é proposital que o som seja "distorcido".
Desta forma, a unica forma de se ter um amplificador hi-fi emulando um som de guitarra é se antes de este amplificar o som, houver um pré amp junto a fatores que simulem um amplificador normal, daí a necessidade do cab sim.

no video abaixo um pedal de distorção pensado para trabalhar com um amplificador, e um pedal pensado para trabalhar em linha (com a simulação embutida) são comparados:   https://www.youtube.com/watch?v=EpHILd7kWIo

Creio que o video explique até melhor o que eu tentei escrever.
podem existir projetos que te deem um bom resultado  com o TDA 2030 sem nenhuma etapa de simulação, porem creio que eles vão exigir um pré muito mais complexo.

Registrado
guikusch
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4



« Responder #26 : 23 de Junho de 2020, as 01:30:54 »

o som fica estranho porque um amplificador pode ser dividido em 3 etapas: pré amplificador, power e falante. cada uma dessas etapas configura o som.
Geralmente podemos considerar um pedal de distorção ou overdrive como um pré amp. porque ele pega o sinal da guitarra e amplifica de modo a deixar que o amplificador de potencia trabalhe. O conceito de pré amps é um pouco mais complexo, porém para esse exemplo, vamos usar o pré amp como qualquer pedal que amplifique o sinal da guitarra.

Você ja deve ter ouvido falar em uma ou outra coisa sobre amplificadores e sistemas de som, mas vamos nos atentar para as diferenças dos projetos:
Qual a diferença de uma caixa ativa (semelhante aquelas caixinhas jbl, aquelas caixas do tio do microfone etc) e um amplificador de guitarra? a resposta é simples: a caixinha JBL tenta reproduzir um sinal de forma mais fiel possivel sem distorcer este sinal! E isso difere (e muito) de um amplificador de guitarra, que tem nas suas etapas de amplificação diversos fatores que modificam o som, geralmente essas caixinhas são bem mais baratas que um bom amplificador e é justamente este o motivo, enquanto a caixinha "clona" um som pré programado, o amplificador deve "criar" um som, e voce pode perceber que se tentar transmitir um som de rádio ou alguma musica do spotfy no seu amplificador ele não vai soar tão bem assim.

Os amplificadores de toca discos, caixinhas bluetooh, PA's etc. sao amplificadores HI-FI, que significa que são projetados para terem alta fidelidade ao som, porem sem nenhuma modificação. Os amplificadores de guitarra são classe A, B, AB etc, tudo menos HI-FI, porque neles é proposital que o som seja "distorcido".
Desta forma, a unica forma de se ter um amplificador hi-fi emulando um som de guitarra é se antes de este amplificar o som, houver um pré amp junto a fatores que simulem um amplificador normal, daí a necessidade do cab sim.

no video abaixo um pedal de distorção pensado para trabalhar com um amplificador, e um pedal pensado para trabalhar em linha (com a simulação embutida) são comparados:   https://www.youtube.com/watch?v=EpHILd7kWIo

Creio que o video explique até melhor o que eu tentei escrever.
podem existir projetos que te deem um bom resultado  com o TDA 2030 sem nenhuma etapa de simulação, porem creio que eles vão exigir um pré muito mais complexo.

Cara... Sua explicação foi sensacional!!! Sou um iniciante em eletrônica analógica e de uns 10 meses pra ca venho aprendendo muito coisa sobre audio analógico (antes eu apenas brincava com audio digital, gravação, mixagem, masterizaçao etc...). Muito obrigado mesmo cara.

Creio que logo mais (coisa de alguns meses) vou fazer os testes que mencionei e montar um esquemático e um layout e compartilhar aqui no fórum.
Consegui uns transistores MJE13007, que da pra fazer uns esquemas Classe A apenas com 2 deles e poucos componentes.
-Sobre o cab sim, vou testar o que tem disponivel no site da Tonepad, achei muito interessente.

Abraço irmão, muito obrigado pela explicação! E bora seguir com o projeto hehe
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #27 : 25 de Junho de 2020, as 13:47:25 »

Quando vi seu posto, guikusch, fiquei interessado também e fui pesquisar. Vi que o hotone é bem difícil de ser reproduzido, e vi uma postagem onde um cara elogiava muito o lead 12 como um mini amplificador muito fiel ao plexi. Encontrei um cara que fez a cópia no EL34 World. Pra conhecer o som dele eu procurei alguns vídeos. Curti demais este aqui. Só não sei o que foi que o cara ligou para aumentar o volume e o drive dele.
O vídeo é este:

https://youtu.be/_-AcHI_LZXo


Aqui o clone feito no EL34World

https://el34world.com/Forum/index.php?topic=16907.0
« Última modificação: 25 de Junho de 2020, as 16:24:46 por casacunha » Registrado
guikusch
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4



« Responder #28 : 25 de Junho de 2020, as 18:26:03 »

Quando vi seu posto, guikusch, fiquei interessado também e fui pesquisar. Vi que o hotone é bem difícil de ser reproduzido, e vi uma postagem onde um cara elogiava muito o lead 12 como um mini amplificador muito fiel ao plexi. Encontrei um cara que fez a cópia no EL34 World. Pra conhecer o som dele eu procurei alguns vídeos. Curti demais este aqui. Só não sei o que foi que o cara ligou para aumentar o volume e o drive dele.
O vídeo é este:

https://youtu.be/_-AcHI_LZXo


Aqui o clone feito no EL34World

https://el34world.com/Forum/index.php?topic=16907.0
Eu gosto muito do lead 12, mas acho que ele tem pouco ganho e pouco parecido com o plexi.... Talvez com algumas modificações como por exemplo adicionando leds ou diodos para clipagem (visto que ele nao tem, achei muito interessante esse sistema de saturação).
No site guitar fx layouts tem um layout dele com um inversor de tensão (acho que é assim que se chama) para entrar com 9v e sair +16v e -16v, mas aqui no brasil não achei tal CI...
http://tagboardeffects.blogspot.com/2018/10/marshall-3005-preamp.html?m=1

Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #29 : 25 de Junho de 2020, as 19:04:12 »

Bacana este achado, guikusch. Sobre o integrado para o  inversor, eu achei aqui:
https://www.pontodaeletronica.com.br/m/Produto.aspx?IdProduto=1399&IdProdutoVersao=1399.
E sobre possíveis mods, encontrei estas informações aqui, basicamente sobre a troca do integrado do pré:
http://guitaramps57.blogspot.com/2008/01/mods-on-marshall-3005-lead-12.html?m=1
Uma demo deste circuito em pedal:
https://youtu.be/nn92ruizjKc
« Última modificação: 25 de Junho de 2020, as 19:50:19 por casacunha » Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal