Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:03:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com transformador do Onerr 20 BlockBass  (Lida 22334 vezes)
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« : 19 de Dezembro de 2017, as 22:35:04 »

Adquiri usado um pequeno amplificador para contrabaixo, o Onerr 20w BlockBass.
Quando o antigo foi me entregar avisou: olha, estou deixando a chave o seletor em 220 pra não ter perigo de você queimar. Ligou o ampli rapidamente, paguei e levei.
Mas estranhei esta história de cuidado com a chave de voltagem.
Bem...

Quando o liguei em casa em 110v de cara ele queimou o fusível.
Ontem coloquei outro e usei o amplificador por 1 hora e meia, mas estava muito, mas muito quente logo abaixo do transformador.
Desmontei para tentar encontrar a especificação deste transformador, mas não há nenhuma indicação nele. Apenas o cheiro de queimado. Desliguei o amplificador com ele ainda funcionando.

Tentei encontrar os esquemas para este amplificador na internet e não achei nada.

Peço a ajuda dos colegas para obter os dados deste pequeno transformador.

Ele utiliza um TDA2050.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2017, as 22:38:24 por Emachado » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 19 de Dezembro de 2017, as 23:14:54 »

Eu primeiro pensaria em desfazer o negócio. Já que foi feito com má fé do antigo dono.

Se você não pretende se desfazer do amplificador, deveria verificar se o problema é mesmo do transformador, ou de outro componente que estaria sobrecarregando o transformador.

Finalmente tentaria verificar as tensões que o transformador fornece, com ele desligado do circuito. Aí talvez você conseguisse medir as tensões corretas

Um transformador que fosse alimentar um amplificador que forneça uma potência de 20w para um falante de 8ohms, deveria fornecer cerca de 30vAC (15-CT-15v)@ 1,6A; ou então cerca de 20vAC (10-ct-10v)@2,5A se o falante for de 4ohms.

Existem profissionais que consertam transformadores que conseguem fazer um transformador com as mesmas características do transformador original.

 Smiley
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #2 : 20 de Dezembro de 2017, as 04:33:54 »

Obrigado pela ajuda Matec.
Seria muito difícil desfazer o negócio, pois o peguei bem longe de onde moro. Aproveitei uma viagem de 150Km para comprá-lo. Neste caso, o molho ficaria mais caro que o peixe.

Vou testar:
1- Isolamento;
2- Tensão;
3- Se continua esquentando mesmo desligado da placa.

O transformador é bem pequeno. Pode estar subdimensionado e se deteriorou com o uso?
Aparentemente ele chegou próximo de incendiar, pois tem tem manchas escuras e irregulares em alguns pontos.

A saída é de 4Ohms.
O desliguei funcionando plenamente, sem nenhum sinal de distorção ou perda de volume.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2017, as 04:36:06 por Emachado » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 20 de Dezembro de 2017, as 18:07:53 »

Já peguei vários cubos destes pequenos para manutenção; tanto de guitarra quanto para baixo e via de regra eles vem com transformador de 12V-0-12V quando usa o TDA2030 e 14V-0-14V quando usa o TDA2050.

A grande maioria não trazem nenhuma especificação do transformador que usam.  Mas também já peguei um que usava TDA2030 e estava com etiqueta "12V+12V x 0,7A" e claro, que o problema era transformador torrado.

Para fazer manutenção destes pequenos amplificadores; costumo usar transformador de 12V + 12V x1,5A ou 2A para os cubos que usam o TDA2030, e 15V + 15V x 2A ou 3A para os que usam TDA2050.

No Cubo para guitarra que montei para o meu filho, eu usei um transformador de 16,5V + 16,5V x 3A que não é valor comercial, retirado de um micro system antigo de Gradiente.  Neste Cubo, usei o TDA2050 como saída.  http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2164.0

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 20 de Dezembro de 2017, as 18:36:22 »

Esse Onerr é made in Brasil, não é ?

Quando é que esses "caras" vão aprender que dissipador de calor e transformador de força não se dimensiona pelo custo ?

Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #5 : 20 de Dezembro de 2017, as 22:40:26 »

Boas dicas Alfredo.
A.Sim. tens razão, pelo visto o transformador é subdimensionado.

Liguei-o e fiz os testes.

Mesmo desligado do circuito continua esquentando e muito por sinal.

Ele tem duas saídas no secundário.

São cinco fios: branco, preto, branco, amarelo, amarelo.

Branco + branco deu entre 19 e 20Vac
Branco + preto deu entre 9 e 10Vac.

Amarelo + amarelo deu 5Vac
Amarelo + preto sem tensão.

Isto significa que ele tem um secundário de 10 + 10Vac com center tap e outro secundário com 5 + 5Vac sem o center tap?

Por ser tão pequeno, vale a pena ser recuperado e garantidos de 2 à 3A para os TDA2050?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2017, as 22:43:35 por Emachado » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 21 de Dezembro de 2017, as 17:10:07 »

Isto significa que ele tem um secundário de 10 + 10Vac com center tap e outro secundário com 5 + 5Vac sem o center tap?
Não... Significa que tem um secundário de 10+10V e outro com 5V (e não 5+5V).
No xV+xV já fica implícito um CT. Se não tivesse CT (o fio preto) seria um secundário de 20V.

Por ser tão pequeno, vale a pena ser recuperado e garantidos de 2 à 3A para os TDA2050?
Não entendi a pergunta...  Roll Eyes

PS. Fiquei curioso do por que do secundário de 5V. Alguém tem o esquema?
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2017, as 17:13:26 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 21 de Dezembro de 2017, as 22:24:44 »

Ele tem um afinador e metrônomo embutidos, pode ser que esses 5V sejam para alimentá-los.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 21 de Dezembro de 2017, as 23:36:35 »

Ele tem um afinador e metrônomo embutidos, pode ser que esses 5V sejam para alimentá-los.
Com o outro secundário com tensão tão baixa, por que não usar um 7805?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #9 : 22 de Dezembro de 2017, as 01:29:52 »

Kem, nem percebi a besteira sobre a tensão do outro secundário, é só 5V.

Sobre o transformador:
1-se ele for dimensionado para maior amperagem ele não ficará maior?
2-nunca recuperei transformadores, mas acredito que pouco seja aproveitado. Talvez as lâminas. A carcaça, capa metálica, se aumentar de tamanho, não servirão mais.

Na Tiggercomp tem um transformador de 12 + 12 com 2A. Foi o mais próximo que encontrei.

Se os 5v forem para o afinador (horrível por sinal) e metrônomo, talvez possa deixá-los desligado.

Gostei do timbre que obtive com este amplificador e, claro, não gostaria de ficar no prejuízo.
Se eu for reclamar e ir atrás destes vendedor que, tenho certeza agiu de má fé, vai me dar mais dor de cabeça do deveria.
Uma hora ele recebe o troco.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 22 de Dezembro de 2017, as 02:56:05 »

Não tem espaço no chassis para um transformador maior?
Quanto aos 5V, o esquema ajudaria a saber pra que serve.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 22 de Dezembro de 2017, as 04:23:47 »

Emachado, porque não posta uma foto do transformador do Onner, para termos uma idéia do tamanho e consequentemente da capacidade de corrente dele?
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #12 : 22 de Dezembro de 2017, as 14:53:44 »

Kem, nem percebi a besteira sobre a tensão do outro secundário, é só 5V.

Sobre o transformador:
1-se ele for dimensionado para maior amperagem ele não ficará maior?
2-nunca recuperei transformadores, mas acredito que pouco seja aproveitado. Talvez as lâminas. A carcaça, capa metálica, se aumentar de tamanho, não servirão mais.

Na Tiggercomp tem um transformador de 12 + 12 com 2A. Foi o mais próximo que encontrei.

Se os 5v forem para o afinador (horrível por sinal) e metrônomo, talvez possa deixá-los desligado.

Gostei do timbre que obtive com este amplificador e, claro, não gostaria de ficar no prejuízo.
Se eu for reclamar e ir atrás destes vendedor que, tenho certeza agiu de má fé, vai me dar mais dor de cabeça do deveria.
Uma hora ele recebe o troco.

Bom dia.

Este amplificador possivelmente utiliza a placa do GFX-15w também utilizada pela Crate.

Possui uma fonte para a placa DSP e outra para o amplificador.

Verifique se o TO-2 que fica ao lado do dissipador é um 7805, e é alimentado pelo enrolamento de 5V.

Sendo isso, o enrolamento pode ser 6V x 1A ( pensando em um valor comercial, com sobra).

Já o segundo enrolamento, com tensão maior, é a fonte simétrica que alimenta o amplificador.

Esta fonte pode ser alimentada com um transformador de 18+18 @ 2A ( próximo dos valores medidos).


Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 22 de Dezembro de 2017, as 16:05:01 »

Acredito que o secundário que alimenta a saída seja de 15V 0 15V.  Veja neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=D-NQDmmOgYM que o rapaz que faz a manutenção, mede a tensão simétrica que alimenta o TDA2050, e encontra -21,3V e +21,3V (a partir de 3:20 min).
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 22 de Dezembro de 2017, as 16:15:40 »


São cinco fios: branco, preto, branco, amarelo, amarelo.

Branco + branco deu entre 19 e 20Vac
Branco + preto deu entre 9 e 10Vac.

Amarelo + amarelo deu 5Vac
Amarelo + preto sem tensão.

Isto significa que ele tem um secundário de 10 + 10Vac com center tap e outro secundário com 5 + 5Vac sem o center tap?


Esta fonte pode ser alimentada com um transformador de 18+18 @ 2A ( próximo dos valores medidos).
Na verdade pelo que foi medido seria um de 9+9V, e não 18+18V.
Acho 18+18V tensão alta demais mesmo para o TDA2050, mas 9+9V baixa demais mesmo se fosse o TDA2030.
Eu ficaria com 15+15V como citou o Alfredo, mas novamente precisa ver o esquema. Se não tiver nenhum redutor de tensão para a alimentação dos OPAMPs, melhor usar 12+12V.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2017, as 16:17:43 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal