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Autor Tópico: Problema Randall (Resolvido)  (Lida 8758 vezes)
EddieTavares
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« Responder #15 : 19 de Janeiro de 2018, as 12:05:14 »

Pancotte

Não é porque o capacitor não está estufado que ele está bom.
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« Responder #16 : 19 de Janeiro de 2018, as 21:43:37 »

Se for constatado que o problema está no relé, eu achei um no depósito que serve no lugar. Ele é só NA, mas isso não é importante pois o lado NF não é usado.

OMI-SS-212DM  http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/451794/MACOM/OMISS212DM.html
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2018, as 21:53:58 por A.Sim » Registrado

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« Responder #17 : 20 de Janeiro de 2018, as 00:35:55 »

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Um detalhe é que agora quando eu ligo a chave On/Off, depois de um tempo parado, o amplificador funciona normalmente, mas quando eu ligo e desligo algumas vezes seguidas o problema aparece

Me parece que você já corrigiu o defeito. Ocorre que esse tipo de aparelho não é feito para se ficar ligando e desligando, pode até danificar alguma coisa. Os antigos recomendavam esperar o aparelho "esfriar" para ligar de novo.

Se o tempo de descarga do delay não está satisfatório, podes pensar em um arranjo com termistor ou outro relé para rearmar o circuito.
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Pancotte
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« Responder #18 : 22 de Janeiro de 2018, as 02:28:39 »

xformer

Obrigado pela aula e explicação, substituí alguns componentes:
R1
R7
R11
C1
C2
C3
C4
Q1
Q2
Q5
TIP120
Diodo em paralelo com o relé.
Infelizmente o problema continua.

EddieTavares
Verdade, eu que estava na expectativa de encontrar algum componente bem danificado, e que na sorte fosse algo simples de consertar.

A.Sim
Obrigado pela dica de substituto do relé original. Amanhã irei atrás desse modelo que você citou para fazer alguns testes.

Questão
Infelizmente o problema de descarga é aleatório, as vezes aparece quando eu ligo o amplificador depois de um tempo parado (depois de horas ou dias desligado), ou após ligar e desligar para testes. E as vezes ele funciona perfeitamente.
Sobre esse arranjo com termistor para rearmar o circuito, você teria algum esquema ou sugestão de como fazer ?

Outra dúvida, na parte traseira da placa tem alguns capacitores cerâmicos (103-1KV), segue a foto em anexo, eu queria substituir esses capacitores também, mas só encontrei de de 2KV, a dúvida é se posso substituir os originais por estes ?






« Última modificação: 22 de Janeiro de 2018, as 02:38:58 por Pancotte » Registrado
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« Responder #19 : 22 de Janeiro de 2018, as 13:03:02 »

Procura em sucatas de placas de monitores de tubo. É o relé da bobina desmagnetizadora.
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EddieTavares
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« Responder #20 : 22 de Janeiro de 2018, as 15:46:23 »

Pancotte

Não faz muito sentido o problema ser nestes capacitores cerâmicos, ainda mais podendo suportar 1KV, eles etão listados no esquema?

Algo que me causou um certo calafrio é este resistor azul, parece estar encostando na ilha de outro componente, é só impressão?

É bem difícil determinar um defeito sem ter o equipamento em mãos, esse caráter intermitente do defeito poucas vezes está relacionado com semicondutores, estes geralmente funcionam ou não.

Cada vez mais estou convencido que seja mesmo o relé, mas eu ainda verificaria (apenas por desencargo de consciência) os demais diodos se não estão com fuga ou queimados, d1 e d2 é necessário desconecta-los da fonte pra testar, d3, d4, d5, d6 você pode testa-los diretamente na placa.

Verificaria também cada um dos terminais (fios) que estão conectados à placa, em ambas as pontas, se não há nenhum tipo de mau contato, verifique as ilhas em que estão soldadas e os conectores (se existirem). Acredito que já tenha feito isto, mas não custa...

Se possível, retire o envólucro do relé com cuidado, geralmente essa capinha preta é só encaixada, assim será possível ver como estão os contatos, geralmente não é necessário retira-lo da placa.
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« Responder #21 : 23 de Janeiro de 2018, as 12:26:13 »

Usar um termistor foi uma idéia ruim de minha parte. Eu ia propor botar ele junto com o outro resistor do delay, para alterar o atraso caso ele fosse religado, mas tem jeito melhor de fazer isso. E como você disse ser aleatório, minha conjectura não é mais válida.

Concordo com o pessoal. O relé pode estar travando na posição fechada de vez em quando. Se não conseguir desmontar ele, que nem o Eddie falou, monitore a continuidade dele, veja se ele abre quando desliga.

Pode tentar virar ele também. Não sei detalhes construtivos, mas se for isso e você deitar ele, acho que a gravidade faria ele funcionar certo. (Só como teste, é claro).
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« Responder #22 : 23 de Janeiro de 2018, as 12:32:36 »

Outra dúvida, na parte traseira da placa tem alguns capacitores cerâmicos (103-1KV), segue a foto em anexo, eu queria substituir esses capacitores também, mas só encontrei de de 2KV, a dúvida é se posso substituir os originais por estes ?


Pode colocar os de 2kV no lugar dos de 1kV.

Aparentemente esses capacitores cerâmicos foram colocados e soldados de forma gambiarrenta para sanar algum problema no circuito original, já que eles não foram previstos no layout da placa e não aparecem no esquema na seção de acionamento do relé.



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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #23 : 23 de Janeiro de 2018, as 18:29:36 »

Problema resolvido !  .

EddieTavares
Muito obrigado pela ajuda.

Seguindo a sugestão do EddieTavares substituí os seguintes componentes:

D1, D2, D3, D4, D5, D6. O problema estava em algum destes componentes.

Depois da troca dos diodos o amplificador funcionou perfeitamente.

Observações:
Os diodos D5 e D6, diferente do esquema, são diodos 1N4746A: Zener 18V 1W 5%.
E o R11 é de 15K - No esquema 47k.
Outros componentes da placa são diferentes do listado no esquema original.

Pessoal, agradeço a ajuda e empenho de todos.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2018, as 18:33:12 por Pancotte » Registrado
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« Responder #24 : 24 de Janeiro de 2018, as 03:06:07 »

Parabéns!!!

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Acredito que todos nós ficamos felizes de saber que tudo ficou bem, mesmo sem ter todo o conhecimento conseguiu corrigir o defeito e por sorte todos os componentes substituídos são baratos.

Não é tão incomum o defeito aparecer em lugares que não fazem sentido, segundo o relato do Pancotte o comportamento melhorou um pouco depois de ter trocado alguns componentes e normalizou depois de ter trocado outros, assim sendo é bem possível que além do diodo outro componente estava avariado e foi substituído na primeira leva, possivelmente um estragou o outro.

Mas mudando um pouco de assunto, agora que o stress passou, achei curioso a forma como os engenheiros da Randall utilizaram a válvula, ela se localiza na etapa de power segundo o pdf. Na verdade temos um preamp antes da etapa de power propriamente dito, algo parecido com um preamp marshall com um mosfet seguidor de catodo, mas sem um tonestack depois do mosfet. Antes da válvula temos um equalizador construído com gyrators, cheguei a verificar as frequências, se não me engano há uma atenuação de subgraves e de agudos acima de uns 7k... não lembro, mas em suma, o timbre já chega pronto na válvula, até mesmo o controle de volume geral fica antes da válvula, se é que há alguma distorção neste ponto só será possível com o volume no talo, posso estar redondamente enganado mas ter ou não uma válvula usando desta forma não faz diferença apesar de ser um amplificador muito bom.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, as 17:47:12 por EddieTavares » Registrado
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« Responder #25 : 24 de Janeiro de 2018, as 19:47:39 »

Parabéns!!!

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Mas mudando um pouco de assunto, agora que o stress passou, achei curioso a forma como os engenheiros da Randall utilizaram a válvula, ela se localiza na etapa de power segundo o pdf. Antes da válvula temos um equalizador construído com gyrators, cheguei a verificar as frequências, se não me engano há uma atenuação de subgraves e de agudos acima de uns 7k... não lembro, mas em suma, o timbre já chega pronto na válvula, até mesmo o controle de volume geral fica antes da válvula, se é que há alguma distorção neste ponto só será possível com o volume no talo, posso estar redondamente enganado mas ter ou não uma válvula usando desta forma não faz diferença apesar de ser um amplificador muito bom.

Concordo com você.

A 12AT7 nesse caso está atuando como uma simples entrada diferencial. E dentro do laço de realimentação negativa, por mais que seja uma válvula, ela vai trabalhar como qualquer outro componente, tornando a resposta do amplificador mais linear. Parece ser apenas mais um outro apelo comercial sobre o "som da válvula". Shocked Shocked

Outro detalhe importante é que além da válvula existe um CI que também faz um controle DC desse amplificador, deixando menos espaço pra válvula trabalhar.

 Smiley
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Pancotte
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« Responder #26 : 22 de Março de 2018, as 00:01:33 »

Boa noite a todos.

Infelizmente tive que reabrir o tópico pois o problema com o Randall Rg100G3, voltou a aparecer.
Ele funcionou normalmente por um tempo, mas nos últimos dias voltou a apresentar os mesmos problemas ao ligar a chave on/off.
Lembrando que eu troquei diversos componentes da placa de energia.
Os estalos ao ligar o amplificador são aleatórios. As vezes funciona perfeitamente, mas independente de ficar um tempo parado, ou ligar e desligar de forma brusca, etc. O problema sempre volta (sempre que ligo a chave).

Seguindo as dicas dos amigos do fórum, fui atrás de um Relé substituto.

Encontrei esse Relé que tem a mesma pinagem e parece ser compatível como o original:

http://www.farnell.com/datasheets/1699790.pdf?_ga=2.64154927.1645676456.1521666713-1877954574.1521666713
OZ-SS-112L


Relé original: Rayex LM1h-12D

https://www.tme.eu/en/Document/d2ac2b943fe7a9ad43646bec5da8081a/LM-SERIES.pdf

A minha dúvida é se os relés são compatíveis, e se posso substituir sem problemas ?

Obrigado.


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EddieTavares
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« Responder #27 : 22 de Março de 2018, as 00:33:30 »

Considerando as características indicadas no envólucro, são perfeitamente compatíveis.
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« Responder #28 : 28 de Março de 2018, as 22:38:46 »

Obrigado pelo retorno EddieTavares.

Substituí o Relé e aproveitei para trocar outros componentes, praticamente refiz a placa.
Toquei todos os resistores, diodos, transistor, capacitores. Faltou apenas a troca da ponte retificadora, fusíveis da placa, e dos capacitores eletrolíticos de 6800/80v, pois não encontrei equivalentes.

O problema do Delay/Atraso foi resolvido com a troca do Relé, mas o problema ainda persiste.
O atraso funciona mas logo em seguida surge o zumbido (Hummmmmmm) que vai aumentando. Provavelmente o problema está antes do Delay.

O único componente que substituí por equivalente foi o transistor 2N4403 (original), encontrei apenas o equivalente BC327 que tive que inverter os polos.

Enfim, acho que o conserto está fora do meu patamar. Vou enviar o Randall em alguma loja para tentar consertar, se caso alguém do RS souber alguma loja especializada para indicar na região metropolitana, eu agradeceria.

E mais uma vez obrigado pela ajuda de todos.

« Última modificação: 28 de Março de 2018, as 23:03:31 por Pancotte » Registrado
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