Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:39:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: PCL 84 desenvolvimento de amplificador  (Lida 8058 vezes)
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« : 12 de Janeiro de 2018, as 16:35:34 »

Bom, usando como partida o grande trabalho que foi feito com a série do antigo 100buck estou a trabalhar em um amplificador com duas pcl84 usando como base o que ja foi feito com o transformador de força 30V+30V.
Sabendo que esse tipo de válvula tem um triodo e um pêntodo montei em paralelo a sessão do power e acredito ter entre 2W e 3W de potência. Não sei por fotos se alguém puder me ajudar nessa empreitada.Acredito ser dentro da proposta de um amplificador barato, com um bom som e fácil de realizar a montagem.Um membro de nossa comunidade ja montou algo com uma dessas mas usando somente uma fonte de 12V.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2018, as 17:41:20 por xformer » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 12 de Janeiro de 2018, as 16:39:48 »

Alterei seu post para incluir como imagem. Veja como é.
Qual a carga que você está usando para os 2 pêntodos em paralelo?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 12 de Janeiro de 2018, as 17:35:26 »

rick

Qual a utilização que você pretende ter para esse amplificador? Seria para guitarra?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #3 : 15 de Janeiro de 2018, as 23:18:30 »

Olá.

A PCL84, por seu baixo custo, é a válvula que propicia a porta de entrada no mundo dos valvulados àqueles que têm poucos recursos. Foi a válvula que eu usei no primeiro amplificador que construí, utilizando duas PCL84 e uma PCF80 no pré-amplificador com controle de tom Baxandall. Proporciona excelentes 5 W em PP UL ( não preciso dizer que a Schatz fabricou os transformadores... ).
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 15 de Janeiro de 2018, as 23:45:36 »

Acredito que a série ECL/PCL deva ser recomendada como porta de entrada pois, além do preço barato, como o Alexandre comentou, elas possuem um triodo e um pentodo. Isso possibilita a praticidade de construir um amplificador completo com uma única válvula, usando o triodo para o pré e o pentodo para o power - respeitando as devidas limitações de apenas um estágio no pré, claro.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #5 : 20 de Janeiro de 2018, as 22:58:45 »

Embora o título tenha especificado pcl84. Eu gostaria de saber se a pcl85 e a pcl805 também pode ter ser empregada para a mesma finalidade.
Att.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #6 : 20 de Janeiro de 2018, as 23:27:51 »

Embora o título tenha especificado pcl84. Eu gostaria de saber se a pcl85 e a pcl805 também pode ter ser empregada para a mesma finalidade.
Att.

A princípio sim. Em relação ás PCL84 são válvulas incompatíveis na questão de ligação dos pinos, e das características elétricas. O circuito tem que ser recalculado para fazer ela funcionar corretamente. Parece também que ela não é uma válvula específica para áudio. A vantagem é que tem capacidade de fornecer o dobro de potência de uma PCL84.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #7 : 20 de Janeiro de 2018, as 23:54:58 »

Eu li o datasheet verifiquei essas observações, porém o fórum tem alguns circuitos que acabam aproveitando essas válvulas baratas. Att.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 21 de Janeiro de 2018, as 02:25:16 »

As xCL85 devem dar a mesma potência que as xCL82. Mas parecem que são mais chatas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #9 : 23 de Janeiro de 2018, as 16:29:47 »

Bom, eu pretendo utilizar na gaita, já montei ele usando como base a fonte dos outros projetos do Kem.
Resultados práticos o som ficou bom melhor do que eu esperava tendo em vista não ter um transformador de áudio correto para as pcl84.
montei utilizando somente um triodo e já tem uma saturação bonita para o instrumento que uso. Qual é minha intenção desenvolver um projeto barato que possa ser usado para gaita..ou também para guitarra. A diferença está no ganho que para gaita pode ser moderado, e a timbragem que precisa ser algo um pouco mais grave.
as tenções estão bem próximas do 100buck. Eu não sei por fotos e não tenho computador mas quem tiver interesse de ver como está o projeto vou postar um vídeo no youtube assim que confeccionar um chassis definitivo.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 23 de Janeiro de 2018, as 18:29:09 »

Rick, eu tenho muito interesse nesse projeto. Não digo que sou gaitista, mas tenho uma base. Já me aventurei a tocar um pouco de Sonny Terry, Flávio Guimarães e outros, mas faz tempo que não toco e pretendo retornar aos estudos. Coincidentemente, como projeto para esse ano, quero me aventurar um pouco mais nos valvulados. Gostaria de saber de mais detalhes, principalmente nas alterações no ganho e timbragem. Aliás, qual transformador você usou?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 23 de Janeiro de 2018, as 19:11:07 »

Eu não sei por fotos e não tenho computador mas quem tiver interesse de ver como está o projeto vou postar um vídeo no youtube assim que confeccionar um chassis definitivo.

Envie as fotos para o site postimg.cc  e depois informe os links que ele fornece das fotos armazenadas aqui no fórum. 
Se colocar os links entre  [img ]  LINK  [ /img]  a imagem/foto aparecerá na sua postagem diretamente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #12 : 25 de Janeiro de 2018, as 13:03:27 »

Bom de inicio para ter um amplificador legal de Gaita ( harmônica ) temos que ter em mente que tem sim diferenças para um amplificador de guitarra.
Ele pode ser PP ou SE mas os SE tem melhor resposta para timbragem do instrumento, o ganho também tem que ser moderado pois utiliza-se em geral microfones de alta impedância diretamente no amplificador.Então com um triodo de pré já esta saturando bem, utilizei um transformador de 30+30 por 1A, o mesmo utilizado nos projetos do 100buck e família.
O de áudio estou usando um 2k5 de entrada, que é o que tinha aqui mas espero mandar fazer um especifico para as pcl84 melhorando ainda mais o som do bichinho, bom acredito que se daria para utilizar o outro triodo para o tone stack, mas para mim isso é desnecessário tendo um volume e no máximo um tono simples já me atende.
Amplificadores modificados de gaita tem como segredo o médio ganho e capacitores de maior valor visando ter mais grave, evitando assim microfonia e tendo maior volume.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 01 de Março de 2018, as 15:02:32 »

Opa Rick. Alguma novidade no projeto? Estou curioso pra ver e ouvir o amplificador funcionando.

Fora do tópico: por curiosidade, vi seu sobrenome no seu perfil. Lembro que me cruzei com um Rick gaitista no facebook no grupo de equipamentos valvulados, e é você Smiley.
« Última modificação: 01 de Março de 2018, as 15:07:37 por marcao_cfh » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #14 : 01 de Março de 2018, as 15:20:49 »

Dica: uma válvula equivalente às ECL84/6DX8 e de ótima qualidade é a russa 6F4P, que você encontra facilmente em lotes no eBay pro preços muito bons. É uma opção caso queira uma boa quantidade de válvulas para testes sem gastar muito.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal