Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 01:59:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Kits de Guitarras e Baixos desmontados  (Lida 11325 vezes)
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« : 12 de Janeiro de 2018, as 17:27:57 »

Boa tarde senhores, encontrei esta loja através do mercadolivre e visitei o site dela para ver os modelos de guitarra e baixos que são vendidos em Kits para montar. Os instrumentos vem totalmente desmontados, partes de madeira como corpo e braço estão prontos mas não estão unidos (união colada ou parafusada). As madeiras me parecem ser muito boas como mogno, mapple, entre outras muito usadas por grandes fabricantes de instrumentos. Notei que os corpos não são de peças inteiriças, as vezes parecem ser feitas da união de três partes, mas mesmo assim me parecem de boa qualidade.
Quanto ao hardware e elétrica não há como avaliar apenas por fotos.

Alguém de vocês conhece a qualidade destes kits, já tocou em algum montado?

Achei uma boa opção e um bom preço.

Outra coisa, será que além da pintura a montagem e colagem do braço (no caso das junções coladas) é algo difícil de fazer?

Alguém que já fez alguma montagem a partir desse nível poderia comentar?

http://www.eletrolegal.com.br/categoria/guitarras-kits-desmontados/3934

http://www.eletrolegal.com.br/categoria/baixos-kits-desmontados/3946

Abraços.

-----
Acrescentando, é muito legal um kit desse porque você pode mandar pintar (ou pintar se souber) da cor que quiser. Achei muito versátil!!!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2018, as 17:44:58 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 12 de Janeiro de 2018, as 18:24:29 »

Os kits parecem legais. Um único porém das tele/Stratocaster é que os corpos são mais finos que o tradicional.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #2 : 12 de Janeiro de 2018, as 18:36:26 »

Eu comprei um kit de Stato em Alder. Me pareceu bem honesta. Já pintei o corpo e envernizei o braço. Só falta colocar o (meu) logo no headstock, envernizar de volta e montar. Depois levar para quem entende regular....

A elétrica e as ferragens dela são as básicas. Não dá pra esperar muito, mas afinal o kit custa 500 pila. aos poucos pretendo colocar ferragens e captadores melhores... mas bem devagar...






O baixo que está nessa primeira foto a esquerda é o meu que queimou no incêncio... Aqui ele já está re pintado e envernizado. Só falta refazer o braço...

forte abraço

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 12 de Janeiro de 2018, as 22:56:23 »

Vários fornecedores de kits/corpos/braços usam madeiras legais, alguns até fazem corpos de peça única (o que pode ser um problema dependendo da madeira, pode encanoar... ).

Já comprei corpos (não kits) com espessura "padrão oficial", então não dá para generalizar. Não sei como são os da Eletrolegal,  acho que não custa perguntar.

A finalização (não faz sentido chamar de acabamento) dessas coisas pelo vendedor é sempre tosca, mas acho que a ideia é essa mesma, quem compra se diverte fazendo, lixando, alisando, arredondando e aprendendo... Eu gosto disso, há quem não goste.

Não espere um braço maravilhosamente nivelado, com trastes bem assentados e com pontas amaciadas. Tem que ralar. Mais diversão.

Quanto às ferragens, captadores e demais peças, é o que já foi dito, sempre bem genéricas. Mas se o instrumento fica bonito e confortável para tocar, isso é coisa que se arruma depois.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #4 : 13 de Janeiro de 2018, as 18:05:12 »

Gosto de fazer elétrica, já madeiras e ajuste de braço e trastes não é comigo.........não tenho paciência e não quero ter o conhecimento porque é algo que não gosto de mexer.
Pergunto.
Será que o baixo valor do kit não ficaria do tipo barato que sai caro? Pra regular tudo e acertar, se você for pagar alguém pra fazer?

Penso agora que sim.
Registrado

...money for nothing!!!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 13 de Janeiro de 2018, as 18:55:17 »

Sim, sem dúvida. Se o "faça você mesmo" não estiver em seu sangue, a coisa tende a não acabar bem.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 13 de Janeiro de 2018, as 19:06:34 »

Eu comprei um kit de Stato em Alder. Me pareceu bem honesta. Já pintei o corpo e envernizei o braço. Só falta colocar o (meu) logo no headstock, envernizar de volta e montar. Depois levar para quem entende regular....
Daniel... Você pode conferir a espessura do corpo da strato?
Obrigado.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #7 : 15 de Janeiro de 2018, as 15:56:18 »

Assim que chegar meu paquimetro novo (o anterior queimou no incêndio) eu meço...
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 15 de Janeiro de 2018, as 16:54:05 »

Assim que chegar meu paquimetro novo (o anterior queimou no incêndio) eu meço...
Ta ótimo. Obrigado.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #9 : 15 de Janeiro de 2018, as 22:37:26 »

Também estou interessado nessas medidas....obrigado!!!
Registrado

...money for nothing!!!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 21 de Janeiro de 2018, as 17:52:58 »

Eu já tinha visto esses kits no Mercado Livre. Estou pensando em comprar esse Kit SG: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758161239-kit-de-guitarra-desmontada-estilo-sg-basswood-hh-cgk005-_JM?source=gps , e converter ele pra contrabaixo. Já tenho ponte e pestana apropriados para o projeto.

Eu optei pela conversão pelos seguintes motivos:
- Eles não fornecem um kit de baixo tipo EB Bass;
- Comprar um EB Bass para fazer a pintura custom que desejo ficaria caro demais;
- Esse tipo de conversão já foi feita antes, então sei que é possível (https://www.talkbass.com/threads/short-scale-vs-medium-scale.1232145/#post-18953339);

Farei a compra do kit daqui um ou dois meses (contas pra pagar e tudo mais), mas assim que tiver ele em mãos, posso postar um diário de construção.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #11 : 22 de Janeiro de 2018, as 12:46:55 »

Eu já tinha visto esses kits no Mercado Livre. Estou pensando em comprar esse Kit SG: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758161239-kit-de-guitarra-desmontada-estilo-sg-basswood-hh-cgk005-_JM?source=gps , e converter ele pra contrabaixo. Já tenho ponte e pestana apropriados para o projeto.

Eu optei pela conversão pelos seguintes motivos:
- Eles não fornecem um kit de baixo tipo EB Bass;
- Comprar um EB Bass para fazer a pintura custom que desejo ficaria caro demais;
- Esse tipo de conversão já foi feita antes, então sei que é possível (https://www.talkbass.com/threads/short-scale-vs-medium-scale.1232145/#post-18953339);

Farei a compra do kit daqui um ou dois meses (contas pra pagar e tudo mais), mas assim que tiver ele em mãos, posso postar um diário de construção.


Seria muito interessante se pudesse fazer isso Blackcorvo, ai você já poderia nos falar sobre qual o nível de acabamento em que as madeiras do kit vêm, sobre qualidade das ferragens, captadores. Mas acho que o principal é sobre qualidade e nível de acabamento das madeiras, pois hardware é mais fácil resolver. Aguardamos sua contribuição.
Registrado

...money for nothing!!!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 22 de Janeiro de 2018, as 23:59:47 »

Ah, isso posso adiantar, porque parecem seguir um padrão, assim como os corpos que se compra no ML: vem com acabamento grosseiro, na lixa 120. Alisar, selar, amaciar, estabilizar eventuais nós da madeira (sim, às vezes tem), tudo por sua conta.

Braços normalmente vem com trastes desnivelados e com as pontas sem acabamento. E o headstock precisa ser cortado no formato correto, dependendo do modelo (às vezes vem "pá de remo").

A qualidade final do instrumento depende da sua habilidade. DIY total. Uma boa diversão para um luthier amador.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2018, as 00:03:20 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #13 : 23 de Janeiro de 2018, as 11:54:02 »

Ah, isso posso adiantar, porque parecem seguir um padrão, assim como os corpos que se compra no ML: vem com acabamento grosseiro, na lixa 120. Alisar, selar, amaciar, estabilizar eventuais nós da madeira (sim, às vezes tem), tudo por sua conta.

Braços normalmente vem com trastes desnivelados e com as pontas sem acabamento. E o headstock precisa ser cortado no formato correto, dependendo do modelo (às vezes vem "pá de remo").

A qualidade final do instrumento depende da sua habilidade. DIY total. Uma boa diversão para um luthier amador.

Quanto a parte de lixar e preparar a madeira para a pintura, isso não me preocupa muito, o que me preocupa é os trastes como você apontou, trastes são chatos de ajustar e se estiverem mal encaixados o braço fica ruim e desconfortável, isso pra eu mesmo fazer já seria o tipo de serviço que não tenho habilidades, caso eu compre uma dessas vou precisar da ajuda do pessoal daqui com dicas.
Quanto ao headstock, eles já avisam no anúncio que agora já é enviado feito no padrão do modelo do instrumento, e isso pode ser visto nas fotos dos kits, uma coisa a menos pra fazer!!!!

Obrigado!!
Registrado

...money for nothing!!!
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #14 : 23 de Janeiro de 2018, as 12:49:12 »

Eu não conheço esse kit, e confesso que estou doido pra compra um, mas diante dos alertas dos colegas, acho interessante compartilhar minha experiência... preparar a madeira, precisa-se de ferramentas adequadas, mas no geral, consegue-se improvisar. Já os trastes, se não tiver em mãos ferramentas específicas, o DIY terá que ter muita habilidade para fazer um trabalho satisfatório. Eu já tentei trocar os trastes de uma guitarra que eu restaurei, e confesso que no final, acabei tendo que levar o braço a um luthier profissional para fazer a correta colocação dos trastes. Lá ele tinha a prensa, o martelo de luthier, o transferidor de ângulo, kit de serrotes ou serra-faca de espessuras variadas, alicates de corte de trastes, taco ou radius block, etc. Tudo que contribui para um serviço profissional. Claro que tudo depende da habilidade de quem está fazendo, pois não basta ter ferramentas em mãos, se não tem paciência e conhecimento. Mas se o braço precisa de ajustes importantes nos trastes, como foi mencionado, creio que a aquisição de algumas ferramentas específicas deverão ser providenciadas também.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal