Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 18:17:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvidas sobre layout de valvulados em pcb  (Lida 10600 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #15 : 24 de Janeiro de 2018, as 22:32:31 »

Sim, e o outro lado do resistor ligado à placa. Isso ainda é ligação em triodo.

Ah, mas tem o resistor...deve ser uma invenção nova, ultra-linear a 100% ou a tal super-linear.

Aparece cada uma...
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, as 22:34:40 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #16 : 25 de Janeiro de 2018, as 01:57:30 »

Bom, vamos lá, eu comecei a fazer o layout do amplificador tentando colocar tudo na placa (onboard), exceto a ligação dos filamentos, feita por fios trançados acima da placa, como sugerido pelo Matec. Ainda não tenho um layout para mostrar, pois não consegui finalizar a versão inicial. Tenho certa aversão a jumpers, então gastei um bom tempo reposicionando os componentes e girando os soquetes das válvulas, mas acredito que vou ter que recorrer a alguns deles. Posto um layout em breve.

Sobre a válvula, eu estava fazendo o layout para a ECL86, assim tanto eu quanto o Filipe (Bossman) poderíamos usá-lo. Hoje chegaram as válvulas que eu comprei, e vi que fiz confusão. Eu havia cotado as ECL86 junto com algumas outras válvulas, mas acabei comprando as ECL85 Batendo Cabeça. Posso continuar o layout com a ECL86, só não vou poder testá-lo. Agora fiquei em dúvida se uso a ECL82 (que o pessoal já está acostumado por causa do Iall) ou a ECL85 (que, mesmo tendo os problemas que o Alexandre mencionou, eu comprei 4 e tenho que dar um uso para elas).
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #17 : 25 de Janeiro de 2018, as 02:54:30 »

Tenho certa aversão a jumpers, então gastei um bom tempo reposicionando os componentes e girando os soquetes das válvulas, mas acredito que vou ter que recorrer a alguns deles.

Estranho, mas eu não passo sem os jumpers, exatamente por conta disso. Eles facilitam demais um layout. Como eu já comentei antes, para mim eles são componentes, tão necessários quanto os outros. Mas é claro, se o número de jumpers estiver muito grande, é que o projetista está fazendo algo errado.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 25 de Janeiro de 2018, as 04:08:40 »

Facilitam mesmo, mas tento manter o mínimo de jumpers possível, preferencialmente nenhum Cheesy
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 25 de Janeiro de 2018, as 14:44:17 »

As vezes mesmo sendo possível fazer o roteamento de uma trilha sem o uso de jumper(s), eu prefiro deixar o caminho mais curto e reto com o uso do jumper, do que fazer a trilha ficar passeando e dando voltas pelos componentes, funcionando como antena para captar ruídos.  Dependendo muito do tipo de circuito que se está roteando, trilhas mais compridas podem ser críticas e indesejáveis.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #20 : 25 de Janeiro de 2018, as 15:22:32 »

Jumpers são criaturas simpáticas...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #21 : 25 de Janeiro de 2018, as 15:29:14 »

Eu sempre tive a impressão de que um jumper estaria "torturando" o sinal. Impedância diferente, interfaces, duas bolotas disformes de solda e curvas. Sempre tentei deixar trilhas de sinal sem jumper. Pelo jeito isso não procede, então?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #22 : 25 de Janeiro de 2018, as 18:38:29 »

Aqui está a primeira versão do layout. A ideia é construir um amplificador compacto e relativamente barato. O projeto é basicamente um "frankenstein", usando o pré do Trainwreck Express com uma 6N2P (por isso o pino 9 está aterrado), um power com ECL8X e a fonte do Iall 3.5. Não centralizei as válvulas pensando em colocar os transformadores do lado direito.

Primeiro fiz para a ECL86:



Depois fiz para a ECL85 pois, como comentei, acabei não comprando nenhuma ECL86:



Achei que o layout para a ECL86 ficou muito melhor, o para ECL85 foi um pouco difícil de fazer devido à pinagem diferente. Enfim, aguardo sugestões, dicas e críticas, e sei que terão muitas Cheesy.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #23 : 25 de Janeiro de 2018, as 19:18:11 »

Não sei se é só comigo, mas não consigo acessar os esquemas. Só vejo os layouts.

-------------------

Estranho... agora consegui ver.

Os capacitores do HT, parecem meio pequenos, no layout.

Os potenciômetros do tonestack estão com valores trocados, entre o treble e o bass

R1 deveria estar aterrado, e deveria ter um grid stoper de no mínimo 33k

Se você pretende ter mais graves no circuito, talvez C8 e C9 devam ser recalculados.

O valor de R14 na filtragem da fonte não é viável, vai derrubar de maneiras excessiva a tensão, e aquecer de maneira absurda.

 Smiley
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2018, as 19:37:43 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #24 : 25 de Janeiro de 2018, as 20:29:11 »

Pra um primeiro layout me pareceu excelente Marcão !!  Palmas
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #25 : 25 de Janeiro de 2018, as 20:35:56 »

Opa Matec, obrigado pelos comentários. Vou respondê-los individualmente.

- Os capacitores do HT eu realmente "chutei" o tamanho. Não tenho nenhum de 100uF x 450V para medir. Pretendo comprar alguns assim que possível.
- Os valores dos potenciômetros do tonestack eu retirei do TMC1, que usa pré baseado no Express. Fui conferir com o esquemático considerado oficial, e os valores de ambos os potenciômetros são de 1M.
- Em R1, foi erro meu mesmo. Vou corrigir. O grid stopper acabei de ver que no esquemático do Trainwreck não existe, mas no do TMC1 sim. Vou acrescentar.
- O valor de C8 retirei do esquemático do Trainwreck, e o de C9 eu retirei do TMC, mas vi que coloquei o valor errado. O correto é 22nF.
- O valor de R14 eu retirei da fonte do Iall 3.5, pois as ECL8X trabalham com a mesma faixa de tensão. Você teria algum outro valor em mente?


Bossman, obrigado Cheesy. Depois vamos ter que dar um jeito nos filamentos, para que você possa usar as PCL, mas acredito que isso não será problema. Eu gostei mais do layout para a ECL86, o da ECL85 ficou um pouco bagunçado e o da ECL82 eu desisti no meio do caminho Cheesy. Agora é aguardar os comentários dos mais experientes sobre os layouts, e ir melhorando e testando.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #26 : 25 de Janeiro de 2018, as 21:20:47 »

Se o problema todo for só esse de readequar a tensão dos filamentos é fácil de resolver hahaha
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #27 : 25 de Janeiro de 2018, as 21:24:13 »

O valor do R14 na documentação do IALL3.5 que tenho aqui é de 470R por 5W. Eu não sei o critério que foi utilizado para se chegar à esse valor, apenas sei que ele gera uma queda de tensão de uns 14v. O resistor de cátodo desse circuito é de 680R.

Um resistor de 1k vai gerar uma queda de tensão maior que essa. Porém o resistor de cátodo no seu esquema está com 180R, o que geraria uma corrente bem maior. Então, o resistor R14 do modo que está vai ser um problema sério para o funcionamento desse circuito. Creio que isso tudo vai ter que ser revisto.

 Smiley
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2018, as 21:25:52 por Matec » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #28 : 25 de Janeiro de 2018, as 21:45:15 »

Fui dar uma conferida, e o projeto do Iall que eu estava usando como referência era o 1.1, que tem o resistor de 1K. A última versão, 1.3, tem esse resistor com valor 470r. O resistor de cátodo confesso que não calculei, quando pesquisei sobre amplificadores com a ECL85 e 86 encontrei esse valor em todos eles. EDITADO: um dos esquemáticos usa um resistor de 500r 5W no cátodo.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2018, as 22:05:50 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 25 de Janeiro de 2018, as 22:23:36 »

Eu sempre tive a impressão de que um jumper estaria "torturando" o sinal. Impedância diferente, interfaces, duas bolotas disformes de solda e curvas. Sempre tentei deixar trilhas de sinal sem jumper. Pelo jeito isso não procede, então?

A impedância de um jumper teoricamente é zero (a menos que o "jumper" seja um fio e tenha algumas espiras).  Hoje em dia, muitas placas em montagem SMD tem dezenas de jumpers em SMD (em formato de resistores com valor marcado 000). 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal