Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:10:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Display para PB-700  (Lida 11315 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #15 : 04 de Fevereiro de 2018, as 21:31:12 »

O display vem completo, com os CIs controladores e demais componentes. É só soldar os fios de ligação ( flat cable de 14 vias à direita da placa ).



O cabo flat zebra amarelo-preto é outra chinelagem inventada pela indústria para reduzir a vida útil dos equipamentos que usam displays LCD, ao mesmo tempo em que reduz o custo. Eu tive três máquinas cujo display começou a falhar devido a maus contatos entre o flat e a placa de circuito impresso,  após uma mudança brusca de temperatura ambiente.

A solução encontrada foi usar uma marreta.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2018, as 21:34:24 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #16 : 04 de Fevereiro de 2018, as 23:18:50 »

A solução encontrada foi usar uma marreta.

Essa sim resolve muitos problemas de forma definitiva !  Cheesy  Toma na Cabeça
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #17 : 05 de Fevereiro de 2018, as 12:49:24 »

Entendi. Esse ainda é relativamente tranquilo de trabalhar.

Essa fitinha de carbono é uma desgraça. Em dispositivos de procedência inferior ela começa a falhar simplesmente com o tempo. Queria saber o processo que usam pra fazer a conexão, imagino ser algum tipo de cola condutiva. Ou vai ver é na marreta mesmo...

Essa característica modular é interessante. Acha possível adaptar um display genérico nessa interface?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #18 : 05 de Fevereiro de 2018, as 13:32:36 »

Não é só com equipamentos de procedência inferior. Das três máquinas que foram desintegradas, duas eram CASIO; excelentes máquinas que me fazem falta até hoje e que não custaram R$ 10,00 no camelô. A zebra amarela e preta é fixada com calor e pressão, mas depois que começa a soltar, nada mais a prende no lugar. Refazer o processo de fixação durava uns dias, não interessando quanto calor e pressão eu colocasse. Cheguei a cortar um pedaço da zebra, para fazer a união numa área nova, sem sucesso.

A marreta resolveu o problema, impedindo-me de continuar tentando.

Quanto à PB, duvido que algum display moderno sirva no lugar. O display é gráfico e os pixels são controlados pelo processador; os CIs da placa do display apenas endereçam linhas e colunas. E, claro, não há datasheet disponível na internet...
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2018, as 13:34:39 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #19 : 11 de Fevereiro de 2018, as 00:03:25 »

Aproveitando o Carnaval, resgatei um dos displays vazados que eu tinha guardado. É um display Alfacom de 2 linhas x 16 caracteres.



Ele é um legítimo "ind. bras.", fabricado ali pela década de 90 ( setembro de 1992, conforme marca na placa ).



Apesar da pujança de nossa indústria eletrônica da época, os CIs eram estrangeiros. Afinal, o Japão estava em alta, e os tigres asiáticos precisavam sair do 3º mundo. A solda visivelmente manual dos resistores SMD atesta o volume e a alta tecnologia utilizada na produção dessas preciosidades, que permitiram que inúmeros projetos da época pudessem dispor de um display moderno, apesar de durarem pouco.



Vamos ver o que descubro, desmontando esse display...
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2018, as 01:03:51 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #20 : 11 de Fevereiro de 2018, as 02:51:10 »

Eu tenho um display bem parecido com esse seu. Retirei de uma impressora Samsung, olhando no datasheet do KS0065 deve dar pra reutilizar ele como esses 16x2 vendidos hoje em dia, o meu só não tem LED de fundo para ajuste de contraste.
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #21 : 16 de Fevereiro de 2018, as 04:20:56 »

Esbarrei nesse vídeo hoje passeando pela internet. O sujeito monta um display simples do zero. Parece ser meio lento, mas funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=_zoeeR3geTA&feature=youtu.be
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #22 : 17 de Fevereiro de 2018, as 14:22:14 »

Olá Alexandre,

Hoje que eu vi o início do tópico, e aí passou um filme na minha cabeça!
Da mesma forma, tenho uma FX-750 (se não me engano), que também acompanhou minha formação profissional e ajudou a me formar em Engenharia Elétrica na UFU.
Se me lembro bem, ganhei ela em 1986 ou 87 e foi de grande valia.  Programável em Basic, tem até um (ou 2 - são 2 Slots disponíveis) cartão de memória com 2.4Kb (grande na época  Cheesy)
Hoje estou guardando ela mais por preciosismo também, mas utilidade já não tem mais.
Vou ver o estado dela, creio que está funcionando normal, e te falo depois.

Abraços,

Antonio.
 
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal