Display para PB-700

Started by A.Sim, 02 de February de 2018, as 20:17:36

Previous topic - Next topic

A.Sim

Handmaker
O display vem completo, com os CIs controladores e demais componentes. É só soldar os fios de ligação ( flat cable de 14 vias à direita da placa ).

O cabo flat zebra amarelo-preto é outra chinelagem inventada pela indústria para reduzir a vida útil dos equipamentos que usam displays LCD, ao mesmo tempo em que reduz o custo. Eu tive três máquinas cujo display começou a falhar devido a maus contatos entre o flat e a placa de circuito impresso,  após uma mudança brusca de temperatura ambiente.

A solução encontrada foi usar uma marreta.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: A.Sim on 04 de February de 2018, as 22:31:12
A solução encontrada foi usar uma marreta.

Essa sim resolve muitos problemas de forma definitiva !  :D  >>(:
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Questão

Usuário suspenso
*
Iniciante
Entendi. Esse ainda é relativamente tranquilo de trabalhar.

Essa fitinha de carbono é uma desgraça. Em dispositivos de procedência inferior ela começa a falhar simplesmente com o tempo. Queria saber o processo que usam pra fazer a conexão, imagino ser algum tipo de cola condutiva. Ou vai ver é na marreta mesmo...

Essa característica modular é interessante. Acha possível adaptar um display genérico nessa interface?

A.Sim

Handmaker
Não é só com equipamentos de procedência inferior. Das três máquinas que foram desintegradas, duas eram CASIO; excelentes máquinas que me fazem falta até hoje e que não custaram R$ 10,00 no camelô. A zebra amarela e preta é fixada com calor e pressão, mas depois que começa a soltar, nada mais a prende no lugar. Refazer o processo de fixação durava uns dias, não interessando quanto calor e pressão eu colocasse. Cheguei a cortar um pedaço da zebra, para fazer a união numa área nova, sem sucesso.

A marreta resolveu o problema, impedindo-me de continuar tentando.

Quanto à PB, duvido que algum display moderno sirva no lugar. O display é gráfico e os pixels são controlados pelo processador; os CIs da placa do display apenas endereçam linhas e colunas. E, claro, não há datasheet disponível na internet...
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

A.Sim

Handmaker
Aproveitando o Carnaval, resgatei um dos displays vazados que eu tinha guardado. É um display Alfacom de 2 linhas x 16 caracteres.

Ele é um legítimo "ind. bras.", fabricado ali pela década de 90 ( setembro de 1992, conforme marca na placa ).

Apesar da pujança de nossa indústria eletrônica da época, os CIs eram estrangeiros. Afinal, o Japão estava em alta, e os tigres asiáticos precisavam sair do 3º mundo. A solda visivelmente manual dos resistores SMD atesta o volume e a alta tecnologia utilizada na produção dessas preciosidades, que permitiram que inúmeros projetos da época pudessem dispor de um display moderno, apesar de durarem pouco.

Vamos ver o que descubro, desmontando esse display...
Transformadores Schatz

Electric Effects

Handmaker
Eu tenho um display bem parecido com esse seu. Retirei de uma impressora Samsung, olhando no datasheet do KS0065 deve dar pra reutilizar ele como esses 16x2 vendidos hoje em dia, o meu só não tem LED de fundo para ajuste de contraste.

Questão

Usuário suspenso
*
Iniciante
Esbarrei nesse vídeo hoje passeando pela internet. O sujeito monta um display simples do zero. Parece ser meio lento, mas funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=_zoeeR3geTA&feature=youtu.be

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
Olá Alexandre,

Hoje que eu vi o início do tópico, e aí passou um filme na minha cabeça!
Da mesma forma, tenho uma FX-750 (se não me engano), que também acompanhou minha formação profissional e ajudou a me formar em Engenharia Elétrica na UFU.
Se me lembro bem, ganhei ela em 1986 ou 87 e foi de grande valia.  Programável em Basic, tem até um (ou 2 - são 2 Slots disponíveis) cartão de memória com 2.4Kb (grande na época  :D)
Hoje estou guardando ela mais por preciosismo também, mas utilidade já não tem mais.
Vou ver o estado dela, creio que está funcionando normal, e te falo depois.

Abraços,

Antonio.
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!