Display para PB-700

Started by A.Sim, 02 de February de 2018, as 20:17:36

Previous topic - Next topic

A.Sim

Handmaker
Olá, colegas :

Eu tenho uma pequena maravilha computacional ( PB-700 da Casio )

que foi adquirida em 1987 e que tem me acompanhado em minha vida profissional desde então. Acontece que, devido a alguma variação climática, o display vazou e precisa ser substituído.

Como um item desses é praticamente impossível de se obter novo, peço a gentileza dos colegas de informar se têm ou sabem quem teria uma máquina dessas danificada, cujo display pudesse ser reaproveitado.

Obrigado.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Puxa Alexandre, é uma pena que essas coisas aconteçam com os LCDs.  

O problema é de aparecimento de mancha em uma parte do display ou pifou geral ?  

Recentemente eu vi um cara consertar um LCD de gameboy que ficou com a tela escurecida  por causa do Sol. Ele substituiu uma das máscaras de filtro polarizado (tem o vídeo no Youtube).  Eu tenho uma HP32SII que está assim e só me falta coragem pra mexer nela, já retirei os filtros de outros LCDs que queimaram.
https://www.youtube.com/watch?v=JJ-yw4YA1OQ

Desses computadores portáteis eu tenho um Sharp PC1211 que o LCD está fraco e um PC1500 que não retém os programas na memória.

Eu fico pesquisando calculadora velha nos sites de venda. Se aparecer um desses Casio eu te aviso.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

A.Sim

Handmaker
Um certo dia, tirei a PB da capinha e... lá estava o display manchado. Nem deu para usar. Alguns dias depois já estava todo preto. Não há o que fazer.

A construção do display de cristal líquido é simplíssima, mas nunca ouvi falar de alguém que tenha conseguido repor o líquido e remanufaturar um desses displays.

Essas coisas modernas que não duram... se o display fosse TRC, estaria funcionando mesmo daqui a 50 anos...

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

Finck

Handmaker
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

A.Sim

Handmaker
Obrigado, mas vai ficar inviável trazê-la para o Brasil. Compra vinda dos EUA é imposto na certa.

E está em leilão, ainda por cima; vai a $ 100.00 fácil.
Transformadores Schatz

Finck

Handmaker
Como é entre pessoas físicas e o valor não é alto, quem sabe passa...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

A.Sim

Handmaker
O Rei não quer nem saber... vai taxar da mesma forma.
Transformadores Schatz

Finck

Handmaker
Tenta fazer um pouco de pressão  (pouco) no display, com os dedos, pode ser que dê certo. Minha velha HP48 sarou assim.

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Eu tinha um multímetro digital importado com chave deslizante e após uns 10 ou mais anos de uso, o display ficou preto e parou de funcionar.
Em LCDs monocromáticos antigos a coisa é assim mesmo.
Agora, se o LCD for fabricado pela Roland, pode botar aí, no mínimo, uns 20 anos ou mais de durabilidade.
No seu caso, acho que não tem jeito e a alternativa proposta pelo Finck dificilmente irá funcionar, mas, não custa tentar.

A.Sim

Handmaker
Pois então.

Em algum lugar eu li que os displays de cristal líquido envelhecem, perdem contraste e mudam o ângulo de visão ótimo, exigindo que se incline o mesmo para que se possa lê-lo. Isso está acontecendo com o display de um multiteste que comprei ali por 1990. Como o display LCD nada mais é do que um sanduíche de lâminas de vidro com metalizações de óxido de estanho, com recheio de cristal líquido e coberto com dois polarizadores, verifica-se que há pouca coisa para estragar - apenas o cristal líquido ( o recheio ) e os polarizadores, que são orgânicos, e podem degradar com o tempo. Os polarizadores, por exemplo, podem degradar pela incidência de luz ( especialmente a parcela UV; caso do xformer, acima ) mas poderiam ser facilmente substituídos.

As manchas pretas que condenam os LCD provavelmente são resultado de vazamento do cristal líquido, mas não tenho conhecimento " de onde para onde " acontece o vazamento. Eu tenho uns displays da falecida Alfatronic, que fabricou displays LCD no Brasil na década de 80, e que resultaram todos danificados por vazamento ( problema de fabricação, na certa ). Acho que vale a pena tentar desmontar um deles e descobrir, afinal, se dá para remanufaturar um desses displays.

Transformadores Schatz

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Num outro vídeo que vi no Youtube, o sujeito repara um LCD de um multímetro, trocando agora a película refletiva do fundo, colocando um papel.
https://www.youtube.com/watch?v=yZq2w5EHRNg
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

A.Sim

Handmaker
Já é uma pista. Quem sabe o problema não é apenas o polaróide refletor do fundo ? Surpreendentemente, eu nunca fui atrás da solução para displays vazados porque... o problema nunca aconteceu comigo, antes da PB.

Se o problema for só o polaróide refletor, vai ser moleza. Mas aí vem a pergunta : o que acontece com ele para gerar a mancha ?
Transformadores Schatz

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Eu acho que a cola adesiva, que as películas e os filtros usam, também se estraga com o tempo e calor. Mas segundo a sua descrição, vazamento do cristal líquido deixa uma mancha permanente e escura em algumas regiões do display. Pra esse defeito não vi solução.

Outro display de um aparelho meu que está com problema é o de um medidor de pressão arterial desses caseiro.  Deixei o medidor molhar e agora os segmentos do display de cristal líquido acendem (na verdade escurecem) errado.  Já desmontei e limpei contatos, mas o problema permanece.

Alexandre, no seu caso, acho que vale uma tentativa de mexer no LCD.  Perdido por perdido, não há o que estragar mais do que já está. Na melhor das hipóteses, pode acontecer de ter remédio.

A.Sim

Handmaker
Na verdade, eu não tenho certeza de que o cristal líquido tenha "vazado". Vazou " de onde para onde " ? Essa expressão " display vazado " para denominar os LCDs com manchas pretas foi dada pelos técnicos de reparação quando, há uns trinta anos, eu saí à cata de displays quebrados para reaproveitar os polaróides. Pode ser que não haja vazamento nenhum...

Como eu disse, tenho alguns displays da Alfatronic " fortemente vazados ", os quais poderei desmontar completamente ( incluindo abrir o sanduíche de lâminas de vidro ) e finalmente descobrir o que acontece.

Vamos ver o que descubro...
Transformadores Schatz

Questão

Usuário suspenso
*
Iniciante
Esse lcd é preso com cabo flat? Se for, como pretende soldar o novo no lugar?

Tenho meia dúzia de calculadoras aguardando pacientemente uma solução para o mau contato. Nunca consegui um resultado satisfatório.

Da última vez que procurei sobre lcds, esse foi o melhor material que consegui:
http://ww1.microchip.com/downloads/cn/AppNotes/cn011075.pdf