Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 01:12:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Display para PB-700  (Lida 11462 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« : 02 de Fevereiro de 2018, as 19:17:36 »

Olá, colegas :

Eu tenho uma pequena maravilha computacional ( PB-700 da Casio )



que foi adquirida em 1987 e que tem me acompanhado em minha vida profissional desde então. Acontece que, devido a alguma variação climática, o display vazou e precisa ser substituído.

Como um item desses é praticamente impossível de se obter novo, peço a gentileza dos colegas de informar se têm ou sabem quem teria uma máquina dessas danificada, cujo display pudesse ser reaproveitado.

Obrigado.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2018, as 19:20:59 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 02 de Fevereiro de 2018, as 23:14:16 »

Puxa Alexandre, é uma pena que essas coisas aconteçam com os LCDs.  

O problema é de aparecimento de mancha em uma parte do display ou pifou geral ?  

Recentemente eu vi um cara consertar um LCD de gameboy que ficou com a tela escurecida  por causa do Sol. Ele substituiu uma das máscaras de filtro polarizado (tem o vídeo no Youtube).  Eu tenho uma HP32SII que está assim e só me falta coragem pra mexer nela, já retirei os filtros de outros LCDs que queimaram.
https://www.youtube.com/watch?v=JJ-yw4YA1OQ

Desses computadores portáteis eu tenho um Sharp PC1211 que o LCD está fraco e um PC1500 que não retém os programas na memória.

Eu fico pesquisando calculadora velha nos sites de venda. Se aparecer um desses Casio eu te aviso.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2018, as 23:30:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #2 : 02 de Fevereiro de 2018, as 23:55:57 »

Um certo dia, tirei a PB da capinha e... lá estava o display manchado. Nem deu para usar. Alguns dias depois já estava todo preto. Não há o que fazer.

A construção do display de cristal líquido é simplíssima, mas nunca ouvi falar de alguém que tenha conseguido repor o líquido e remanufaturar um desses displays.

Essas coisas modernas que não duram... se o display fosse TRC, estaria funcionando mesmo daqui a 50 anos...

Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 02 de Fevereiro de 2018, as 23:57:29 »

Alexandre, tem uma dessas no Ebay:

https://m.ebay.com/itm/CASIO-PB-700-Basic-Personal-Computer-w-Case-NIB/372212134651?hash=item56a99272fb:g:lAcAAOSwmRFadNOs
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #4 : 02 de Fevereiro de 2018, as 23:59:34 »

Obrigado, mas vai ficar inviável trazê-la para o Brasil. Compra vinda dos EUA é imposto na certa.

E está em leilão, ainda por cima; vai a $ 100.00 fácil.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 03 de Fevereiro de 2018, as 00:01:53 »

Como é entre pessoas físicas e o valor não é alto, quem sabe passa...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #6 : 03 de Fevereiro de 2018, as 00:03:03 »

O Rei não quer nem saber... vai taxar da mesma forma.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 03 de Fevereiro de 2018, as 00:13:20 »

Tenta fazer um pouco de pressão  (pouco) no display, com os dedos, pode ser que dê certo. Minha velha HP48 sarou assim.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 03 de Fevereiro de 2018, as 03:04:07 »

Eu tinha um multímetro digital importado com chave deslizante e após uns 10 ou mais anos de uso, o display ficou preto e parou de funcionar.
Em LCDs monocromáticos antigos a coisa é assim mesmo.
Agora, se o LCD for fabricado pela Roland, pode botar aí, no mínimo, uns 20 anos ou mais de durabilidade.
No seu caso, acho que não tem jeito e a alternativa proposta pelo Finck dificilmente irá funcionar, mas, não custa tentar.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #9 : 03 de Fevereiro de 2018, as 15:27:50 »

Pois então.

Em algum lugar eu li que os displays de cristal líquido envelhecem, perdem contraste e mudam o ângulo de visão ótimo, exigindo que se incline o mesmo para que se possa lê-lo. Isso está acontecendo com o display de um multiteste que comprei ali por 1990. Como o display LCD nada mais é do que um sanduíche de lâminas de vidro com metalizações de óxido de estanho, com recheio de cristal líquido e coberto com dois polarizadores, verifica-se que há pouca coisa para estragar - apenas o cristal líquido ( o recheio ) e os polarizadores, que são orgânicos, e podem degradar com o tempo. Os polarizadores, por exemplo, podem degradar pela incidência de luz ( especialmente a parcela UV; caso do xformer, acima ) mas poderiam ser facilmente substituídos.

As manchas pretas que condenam os LCD provavelmente são resultado de vazamento do cristal líquido, mas não tenho conhecimento " de onde para onde " acontece o vazamento. Eu tenho uns displays da falecida Alfatronic, que fabricou displays LCD no Brasil na década de 80, e que resultaram todos danificados por vazamento ( problema de fabricação, na certa ). Acho que vale a pena tentar desmontar um deles e descobrir, afinal, se dá para remanufaturar um desses displays.

« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2018, as 15:30:45 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 03 de Fevereiro de 2018, as 18:27:06 »

Num outro vídeo que vi no Youtube, o sujeito repara um LCD de um multímetro, trocando agora a película refletiva do fundo, colocando um papel.
https://www.youtube.com/watch?v=yZq2w5EHRNg
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2018, as 19:14:53 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #11 : 03 de Fevereiro de 2018, as 18:59:28 »

Já é uma pista. Quem sabe o problema não é apenas o polaróide refletor do fundo ? Surpreendentemente, eu nunca fui atrás da solução para displays vazados porque... o problema nunca aconteceu comigo, antes da PB.

Se o problema for só o polaróide refletor, vai ser moleza. Mas aí vem a pergunta : o que acontece com ele para gerar a mancha ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 03 de Fevereiro de 2018, as 19:22:04 »

Eu acho que a cola adesiva, que as películas e os filtros usam, também se estraga com o tempo e calor. Mas segundo a sua descrição, vazamento do cristal líquido deixa uma mancha permanente e escura em algumas regiões do display. Pra esse defeito não vi solução.

Outro display de um aparelho meu que está com problema é o de um medidor de pressão arterial desses caseiro.  Deixei o medidor molhar e agora os segmentos do display de cristal líquido acendem (na verdade escurecem) errado.  Já desmontei e limpei contatos, mas o problema permanece.

Alexandre, no seu caso, acho que vale uma tentativa de mexer no LCD.  Perdido por perdido, não há o que estragar mais do que já está. Na melhor das hipóteses, pode acontecer de ter remédio.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #13 : 03 de Fevereiro de 2018, as 19:37:25 »

Na verdade, eu não tenho certeza de que o cristal líquido tenha "vazado". Vazou " de onde para onde " ? Essa expressão " display vazado " para denominar os LCDs com manchas pretas foi dada pelos técnicos de reparação quando, há uns trinta anos, eu saí à cata de displays quebrados para reaproveitar os polaróides. Pode ser que não haja vazamento nenhum...

Como eu disse, tenho alguns displays da Alfatronic " fortemente vazados ", os quais poderei desmontar completamente ( incluindo abrir o sanduíche de lâminas de vidro ) e finalmente descobrir o que acontece.

Vamos ver o que descubro...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #14 : 04 de Fevereiro de 2018, as 05:15:18 »

Esse lcd é preso com cabo flat? Se for, como pretende soldar o novo no lugar?

Tenho meia dúzia de calculadoras aguardando pacientemente uma solução para o mau contato. Nunca consegui um resultado satisfatório.


Da última vez que procurei sobre lcds, esse foi o melhor material que consegui:
http://ww1.microchip.com/downloads/cn/AppNotes/cn011075.pdf
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal