Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:11:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Jogo Pong (Tênis)  (Lida 5603 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 07 de Fevereiro de 2018, as 19:24:28 »

O primeiro videogame que eu joguei na vida foi o Telejogo Philco de um primo. Na época, tinha o jogo Tenis (Pong), futebol e mais alguns. Os controles eram simplesmente dois paddles analógicos (potenciômetros com knobs dentro de uma caixa) e obviamente a imagem era preta e branca. Mesmo naquela época, já se usava circuitos integrados para implementar o videogame.
Agora tem gente que implementou o circuito todo em componentes discretos (transistores, diodos, resistores, capacitores, etc) e ainda com imagem colorida.  E principalmente SEM CIRCUITO IMPRESSO (vejo tanta gente aqui montando pedais simples e se preocupando em fazer a placa de circuito impresso, dá pra fazer muita coisa sem circuito impresso !  Cheesy  ). No caso há uma grande placa virgem, que serve de base, mas sem trilhas ou pads, é tudo na base do fio.

http://www.eevblog.com/forum/projects/oscilloscope-pong-for-1-or-2-players/msg1406029/#msg1406029



« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2018, as 19:32:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #1 : 07 de Fevereiro de 2018, as 20:32:54 »

Não creio... Como ele faz a memória de vídeo? Tem que ter pelo menos um chip de sram escondido aí.

A montagem do maluco ficou linda, mas haja paciência. Não acho ruim usar circuito impresso em coisas simples.

Pessoal do radioamadorismo que curte essas "montagem aranha". Realmente queria saber se é melhor mesmo para trabalhar com alta frequência.
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #2 : 07 de Fevereiro de 2018, as 20:36:38 »

Rapaz... e se um circuito desse da algum problema einh ?! Haja paciência e dom pra debugar isso! hahaha mas é sensacional!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 07 de Fevereiro de 2018, as 20:38:42 »

O que me admira não é a complexidade do circuito em si ( que realmente é bem chato pra se fazer) mas a paciência do sujeito para fazer tudo isso em barramentos . Dá pra ver que o tamanho do circuito nesse caso fica enorme.  Huh?

Um pouco mais e poderia ser feito com válvulas. Imaginem então mais os circuitos dos filamentos passando por todo esse emaranhado.

 Smiley
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 07 de Fevereiro de 2018, as 21:45:05 »

Pessoal do radioamadorismo que curte essas "montagem aranha". Realmente queria saber se é melhor mesmo para trabalhar com alta frequência.

Não é necessário memória de vídeo. O sinal composto de vídeo é gerado em tempo real. Tem um artigo em uma Antenna antiga que explica como isso é feito.

A montagem "aranha" sobre uma placa de circuito impresso virgem é o must para qualquer projeto. Eu a utilizo para praticamente todo protótipo, antes de desenhar a pci definitiva. O difícil é conseguir, com a pci, o desempenho que se consegue com a montagem aranha...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 07 de Fevereiro de 2018, as 22:41:45 »

Não creio... Como ele faz a memória de vídeo? Tem que ter pelo menos um chip de sram escondido aí.

Como o ASim já comentou, não precisava de memória de vídeo simplesmente porque o Pong foi implementado todo em hardware, não há um software ou programa que era executado e tampouco um microprocessador para mapear a tela em bits.  Lembrando que na época em que foi criado (1972) mal havia disponibilidade de microprocessadores (inventados em 1971) e ainda mais memórias RAM baratas e com capacidade (em 1975 uma RAM 2102 de 1024 x 1 bit custava US$ 15). Talvez em 1972 nem houvesse um ci de RAM adequado (tinha a 7489 de 64 bits).
No circuito original do Pong havia sim muitos circuitos integrados TTL (74XX) e até 555s. Tudo era controlado por contadores TTL, desde os placares e as posições da bola e das raquetes.
Um documento que descreve o circuito e o funcionamento:
http://www.pong-story.com/LAWN_TENNIS.pdf

Veja que o circuito do Pong não era pequeno não:


Depois (1976), a General Instruments lançou um circuito integrado de 28 pinos que fazia tudo, o AY-3-8500(1).
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2018, as 22:49:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 13 de Fevereiro de 2018, as 00:48:54 »

Até o momento o Adiel não se pronunciou sobre o assunto???
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #7 : 13 de Fevereiro de 2018, as 16:38:03 »

Depois (1976), a General Instruments lançou um circuito integrado de 28 pinos que fazia tudo, o AY-3-8500(1).

Me lembro de uma revista antiga de eletrônica em que o Newton C. Braga ensinava a montar um videogame com esse CI, o AY-3
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #8 : 14 de Maio de 2018, as 01:37:15 »

Peguei pra ler o artigo hoje. Acho que entendi a idéia.
O cara mapeia a tela inteira usando divisores de frequência e pulsos de sincronismo. Realmente genial. Queria ter visto isso na época do curso de fpga.

Voltei só pra me retratar. Realmente agora acho que dá pra fazer o circuito todo discreto. Mas ainda acho loucura.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal