Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 05:52:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré Amplificador Canal 1 do Roland Jazz Chorus 120  (Lida 14008 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 22 de Fevereiro de 2018, as 01:12:14 »

A proporção pode ser ao gosto do freguês.  Compre as pedrinhas de breu (resina) e esmague pra virar pó, assim fica mais fácil de dissolver no álcool (eu jogava as pedrinhas no álcool e demorava uma eternidade para dissolver   Cheesy  ).  Para fazer o verniz pra passar na placa de circuito impresso é melhor deixar a solução mais "aguada" cor de uísque e passar usando pincel ou cotonete.  Pra fazer fluxo de solda resinoso, é melhor deixar mais pastoso como mel (e mesma cor).  Pode usar as pedrinhas de resina também para ajudar na soldagem de fios e terminais de componentes pois a resina derrete com o calor do ferro de soldar e vira uma pasta momentânea. Da mesma forma que o querosene, a resina também é inflamável (os imbecis usam na tocha dos balões juninos).
Esse breu se compra em loja de material de construção ou em loja de instrumentos musicais (os violinistas usam o breu no arco - obviamente vai ser mais caro que na loja de construção).
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2018, as 01:17:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tetevas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 5



« Responder #16 : 22 de Fevereiro de 2018, as 17:22:40 »


Placa limpa, soldando da esquerda para a direita, primeiramente só a etapa de alimentação/regulação.







Entrada 26V AC, pós retificação 36V DC, pós regulação e filtragem 23,8V DC, tudo ok no voltímetro!





Até a próxima etapa.
Registrado
Tetevas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 5



« Responder #17 : 24 de Fevereiro de 2018, as 03:23:47 »

Pessoal 1º teste realizado:
BF245A
não funcionou com esse transistor,
deu mais (entenda-se quase só) ruido que som,
mas... deu passagem de sinal e atuação dos potenciômetros de tonestack.

ainda estou re-verificando todas as ligações. Na primeira passada tá tudo correto - verificação com layout/esquema e na ponta do multímetro verificando se há solda fria, e até agora tudo certo.

próximos testes (aguardando a boa vontade dos correios):

J201
MPF102
2SK118
2SK184

Contemplem:
o "pindura favelotônico"



Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #18 : 24 de Fevereiro de 2018, as 05:23:55 »

Tetevas, não me leve a mal, mas, pra mim, esse tipo de montagem é uma mistura de preguiça (de furar a placa) com mal gosto (fica muito feia a montagem).

E não é a toa que não funcionou (esse tipo de montagem é sempre mais propensa a erros).
Dentre esses transistores citados acho que o J201 e o 2SK118 vão te atender melhor.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2018, as 05:28:20 por Ramsay » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #19 : 24 de Fevereiro de 2018, as 05:34:43 »

Tetevas


Eu tenho a impressão que realmente houve um erro na sua montagem. O BF245A pode não ser o THE BEST para esse circuito, mas com certeza ele funcionaria aí.  
Não se esqueça de medir as tensões entre o terra e o terminal Dreno, e terra e terminal fonte dos FETs e postar esses valores. Isso é importante.

 Smiley

P.S. Tenho a impressão que o resistor de fonte do 3º FET, que deveria ser de 1,5k está trocado por um de 15k.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2018, as 06:08:15 por Matec » Registrado
Tetevas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 5



« Responder #20 : 24 de Fevereiro de 2018, as 13:30:56 »

Tetevas, não me leve a mal, mas, pra mim, esse tipo de montagem é uma mistura de preguiça (de furar a placa) com mal gosto (fica muito feia a montagem).

E não é a toa que não funcionou (esse tipo de montagem é sempre mais propensa a erros).
Dentre esses transistores citados acho que o J201 e o 2SK118 vão te atender melhor.


Preguiça: um pouco, talvez de comprar um furador de placas novo pois estou sem e se você quiser me doar um eu aceito de bom grado, me mande uma mensagem in box pra eu te passar meu endereço de postagem.

Mal gosto: acho que não leu a postagem toda, essa é uma placa de testes, pretendo fazer uma versão definitiva convencional assim que acabar meus testes...é só um protótipo colega.

Não ter funcionado: sou brasileiro e não desisto nunca. Esse é só o primeiro teste de muitos.

Relaxa.



-----
Tetevas


Eu tenho a impressão que realmente houve um erro na sua montagem. O BF245A pode não ser o THE BEST para esse circuito, mas com certeza ele funcionaria aí.  
Não se esqueça de medir as tensões entre o terra e o terminal Dreno, e terra e terminal fonte dos FETs e postar esses valores. Isso é importante.

 Smiley

P.S. Tenho a impressão que o resistor de fonte do 3º FET, que deveria ser de 1,5k está trocado por um de 15k.

Nó Matec, você é detalhista mesmo, esse resistor é de 1K5 (testado no multímetro antes de ir para a placa) só que está com a faixa vermelha meio descolorida que dá a impressão de ser alaranjada. Vou testar as tensões coletor e emissor dos três transistores a próxima vez que pegar e coloco aqui.
Obrigado mais uma vez.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2018, as 13:39:06 por Tetevas » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #21 : 24 de Fevereiro de 2018, as 15:05:52 »

Pessoal 1º teste realizado:
BF245A
não funcionou com esse transistor,
deu mais (entenda-se quase só) ruido que som,
mas... deu passagem de sinal e atuação dos potenciômetros de tonestack.

ainda estou re-verificando todas as ligações. Na primeira passada tá tudo correto - verificação com layout/esquema e na ponta do multímetro verificando se há solda fria, e até agora tudo certo.

próximos testes (aguardando a boa vontade dos correios):

Enquanto o "Carteiro" não chega com a encomenda; aproveita a sobra da placa de circuito impresso, e com apenas 2 transistores "BCs", 4 resistores, e 3 capacitores monta um "injetor de sinais" para ajudar a debugar o circuito.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Tetevas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 5



« Responder #22 : 24 de Fevereiro de 2018, as 16:29:20 »

Pessoal 1º teste realizado:
BF245A
não funcionou com esse transistor,
deu mais (entenda-se quase só) ruido que som,
mas... deu passagem de sinal e atuação dos potenciômetros de tonestack.

ainda estou re-verificando todas as ligações. Na primeira passada tá tudo correto - verificação com layout/esquema e na ponta do multímetro verificando se há solda fria, e até agora tudo certo.

próximos testes (aguardando a boa vontade dos correios):

Enquanto o "Carteiro" não chega com a encomenda; aproveita a sobra da placa de circuito impresso, e com apenas 2 transistores "BCs", 4 resistores, e 3 capacitores monta um "injetor de sinais" para ajudar a debugar o circuito.

Boa sorte,
Alfredo

Boa. Farei.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #23 : 24 de Fevereiro de 2018, as 20:22:20 »

Já que aceitou a sugestão; deixa eu colocar minha sardinha na brasa: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6700.0

Abraços,
Alfredo
Registrado

Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #24 : 25 de Fevereiro de 2018, as 23:34:22 »

Ah, então me desculpe, eu realmente não tinha percebido que era uma placa de testes.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #25 : 26 de Fevereiro de 2018, as 14:04:04 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Eu fiz este circuito e ele não funcionou. Depois fiz "O pequeno gigante" e funcionou perfeitamente.
Posso ter cometido algum erro, mas revisei umas 3 ou 4 vezes e não teve jeito.
O injetor de sinais do link passado pelo Alfredo Padrão é fácil de riscar à caneta e fica muito pequeno.
Recomendo.
No mais, continuo acompanhando com carinho a montagem!
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2018, as 17:02:51 por rodlburigo » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #26 : 26 de Fevereiro de 2018, as 14:45:08 »

Olá rodlburigo

Pelas regras do fórum não é permitido manter imagens dentro das citações.


A Administração
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2018, as 17:32:29 por Matec » Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #27 : 26 de Fevereiro de 2018, as 17:06:02 »

Olá rodlburigo

Pelas regras do fórum não é permitido manter imagens dentro das citações.


A Administração

Olá Matec,
Conheço esta regra, porém sem adicionar a imagem a mensagem fica sem sentido, mas como sugerido, coloquei em spoiler.
Abraço a todos!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #28 : 26 de Fevereiro de 2018, as 17:30:15 »

rodlburigo

A solução foi boa.

Obrigado.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal