Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:42:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida sobre corrente na fonte "nixie" com 555  (Lida 20932 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 28 de Fevereiro de 2018, as 17:28:33 »

Estive pesquisando sobre o circuito com 555 para alimentar válvulas, como por exemplo o esquema abaixo:


Mas não encontrei qual a corrente máxima fornecida por esse tipo de circuito. Alguém sabe qual é essa corrente?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2018, as 17:33:38 »

Esse circuito é perigoso, pois não monitora a corrente no IRF. Por exatamente o mesmo custo, é possível usar um UC3843, mas que exigiria uma tensão mínima de 12 V para operar.

E o indutor de 100 uH deve ser para corrente alta ( fio grosso ).
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2018, as 17:53:07 »

Tinha pensado no 555 por ter alguns aqui, mas posso comprar um UC3843 (ou um MC34063, já vi aplicações dele em fontes elevadoras). A tensão de operação não é problema, pensei em usar uma fonte de notebook para alimentar o circuito. Sabe me dizer a corrente máxima de saída de um elevador com o UC3843
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2018, as 17:55:03 »

Tenho estudado bastante sobre este tipo de fonte também, e tenho essa e outra dúvida que seria sobre a substituição do mosfet por um transístor de potência.
Poderia fazê-lo?
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 28 de Fevereiro de 2018, as 17:58:15 »

Tinha pensado no 555 por ter alguns aqui, mas posso comprar um UC3843 (ou um MC34063, já vi aplicações dele em fontes elevadoras). A tensão de operação não é problema, pensei em usar uma fonte de notebook para alimentar o circuito. Sabe me dizer a corrente máxima de saída de um elevador com o UC3843

Não depende do CI e, sim, do transistor chaveador.

MOSFET "é" transistor de potência, e para esse tipo de fonte chaveada, melhor do que um bipolar. Desejando achar um de graça, procure nas fontes ATX de sucata que vais encontrar um de 2 A na fonte de 5 V standby, que já permite fazer muita experiência.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, as 18:06:23 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2018, as 18:20:55 »

De fato, o mosfet é um transístor de potência.
Obrigado por citar o mais indicado pra uso neste circuito, bem como me lembrar das fontes Atx, onde poderei encontrar o mosfet. Há tempos que tô querendo montar uma Smps com o MC340863(o X-converter daqui do site), e não o fiz ainda devido a falta do mosfet. 

Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 28 de Fevereiro de 2018, as 18:26:36 »

Entendi. Acredito que consigo uma fonte ATX de sucata. Consigo uns 30mA com esse mosfet?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #7 : 28 de Fevereiro de 2018, as 18:38:02 »

Acho que sim. Vou calcular e digo depois.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, as 18:40:32 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 01 de Março de 2018, as 00:23:20 »

Marcão e Hauf, se forem usar o MC34063 e precisar dos cálculos dos valores dos componentes, avisem que eu envio pra vocês uma planilha em Excel que realiza esses cálculos (pra modo boost = elevador, buck = redutor e inversor = negativo).

O MC34063 só aceita trabalhar com tensões até 40V, então no modo boost, se quiserem altas tensões, precisa usar um transistor chaveador externo de alta tensão (no caso os Mosfets, ex. IRF740, IRF840, etc) e não só usar o transistor chaveador interno do ci.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 01 de Março de 2018, as 01:38:54 »

Não precisa, a tabela do XConverter já fornece os valores que eu preciso. Estou pensando em adicionar à minha (já longa) lista de projetos um amplificador com uma ECL84 que, segundo o datasheet, exige 3mA para o triodo e 18mA para o pentodo, totalizando 21mA, o que fica abaixo dos 25mA máximos do conversor.

A ideia seria alimentar o circuito usando uma fonte de notebook (pouco mais que 19V). Para a alta tensão, o MC34063 suporta entrada de até 40V. Para os filamentos, o 7806 suporta entrada de até 35V e tem corrente de saída de até 1A, suportando os quase 800mA dos filamentos. Resta saber se consigo colocar tudo numa 1590A e se a própria caixa serve como dissipador Cheesy

Alguma sugestão de onde encontrar o núcleo do indutor L1?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 01 de Março de 2018, as 03:05:41 »

Para os filamentos, o 7806 suporta entrada de até 35V e tem corrente de saída de até 1A, suportando os quase 800mA dos filamentos. Resta saber se consigo colocar tudo numa 1590A e se a própria caixa serve como dissipador Cheesy

Alguma sugestão de onde encontrar o núcleo do indutor L1?

Tem um problema no seu raciocínio: quando os filamentos estão frios, a resistência é muito baixa e eles consomem muito mais corrente no início (se a nominal é de 800mA, a de partida será muito mais do que 1A) o que vai resultar no desarme da fonte chaveada do notebook.
Pra esse tipo de aplicação, a fonte que vai alimentar os filamentos precisa fornecer muita corrente por alguns segundos (os transformadores conseguem fazer isso, fonte chaveada na maioria das vezes não).
Pra você ver um exemplo, pra alimentar os 150mA de uma 12AU7 eu precisava de fonte chaveada de 2A (em 12V) na partida, antes do filamento esquentar e baixar pra 150mA.
Eu medi a resistência fria do filamento de uma ECL84 que eu tenho aqui e deu 1,2 ohms.  Isso seria uma corrente inicial de 6,3V/1,2ohms = 5,25A !!

O indutor não é muito crítico, mas como o A.Sim citou, precisa ser com fio grosso pra aguentar a corrente alta.  Veja se consegue algum núcleo de ferrite em bastão ou carretel e enrole fio 20 ou mais grosso. E precisa ter um medidor de indutância pra checar o valor mínimo.
« Última modificação: 01 de Março de 2018, as 03:14:58 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 01 de Março de 2018, as 05:33:04 »

Não sabia dessa questão da corrente de partida! Bom, aprendi algo novo Cheesy.

Uma dúvida: supondo um transformador para alimentar a válvula, com 200V 25mA no B+ e 6,3V 800mA nos filamentos. Dá 5W para o B+ e um pouquinho mais que 5W para os filamentos. Vamos arredondar para 10W total. No caso da corrente de 5,25A, dá um pouco mais de 33W, bem acima da potência do transformador. Como funcionaria? Veja se meu raciocínio está certo: o transformador forneceria a corrente máxima suportada por ele (se fiz as contas corretamente, seria cerca de 1,59A no secundário dos filamentos e nada no secundário do B+) aos filamentos, pois eles tem resistência mais baixa que o restante do circuito. Essa corrente esquenta lentamente os filamentos, que vão aumentando a resistência (e necessitando de menos corrente) até atingir o valor "máximo" de aproximadamente 7,9 ohm (6,3V/800mA). Durante o processo, com a diminuição da corrente nos filamentos, o B+ começa a receber corrente, até atingir a corrente máxima. Está correto, ou escrevi bobagem? Cheesy

De qualquer forma, arredondando para baixo para ter folga, as fontes que tenho aqui tem um pouco mais de 3A, o que não daria conta. Acho que tenho fio 20 (sei que tenho 22), mas não tenho como medir a indutância. Aqueles medidores chineses dizem medir indutância, mas não confio muito. Vou engavetar novamente o projeto Cheesy, tenho outros para concluir (pedais, hi octane e amplificador com a ECL85) mas já sei que o XConverter dá conta, só resolver a questão da fonte de alimentação.

Em tempo, no caso de um transformador "comum" de 12V, seriam necessários quantos amperes para alimentar o XConverter a 25mA e os filamentos a 800mA regulados por um 7806? Ou, devido à corrente máxima do 7806 ser 1A, isso não seria possível?
« Última modificação: 01 de Março de 2018, as 05:34:42 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 01 de Março de 2018, as 12:43:00 »

Como transformador (fonte AC) não desarma por sobrecorrente, ele vai fornecer uma corrente suficiente pra esquentar os filamentos mesmo que o valor não alcance o máximo da corrente inicial e depois de um tempo chegar na corrente normal do filamento. Então ele não precisa ser dimensionado pra corrente de partida, só pra atender o consumo nominal. Já a fonte chaveada tem proteção contra curto e com o filamento frio ela desarma e não fornece nada pra começar a esquentar o filamento.
No caso da fonte linear com o regulador 7806, eu não sei qual vai ser o comportamento dele com o filamento frio.

Pra fazer uma fonte de 12Vdc pra alimentar o conversor e o 7806 do filamento, acho que o transformador precisaria de pelo menos 1,5A a 12Vac.

Experimenta o fio 22 mesmo. No pdf diz fio 22 pelo menos. Se não utilizar a potência máxima do conversor, o fio 22 aguenta.
« Última modificação: 01 de Março de 2018, as 12:46:44 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 01 de Março de 2018, as 14:53:44 »

Entendi. Para alimentar a ECL84, a potência do conversor seria praticamente a máxima. Eu comprei alguns fios, mas não lembro se tenho o 20. Vou verificar isso.

Muito obrigado novamente pela aula!
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #14 : 01 de Março de 2018, as 18:20:58 »

Obrigado Xformer, precisando entro em contato com certeza.
Mais uma vez aprendendo coisas novas sobre as válvulas.
No meu caso as coisas são mais simples, no momento só quero ouvir os 'sabores' de preamps valvulados mesmo.
Encontrei o seguinte mosfet aqui, o CEP02N6A, vou preparar tudo e retorno com novidades.
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal