Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:12:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [RESOLVIDO] Problemas (oscilação) com 5f1 (minha primeira construção)  (Lida 5094 vezes)
lks_vieira
Visitante
« : 15 de Maio de 2018, as 15:20:36 »

Bom dia pessoal. Eu construí meu primeiro amplificador essa semana e me deparei com dois probleminhas chatos. O primeiro eu acredito que seja algum erro em algum ponto do terra, pois, quando eu ligo o amp vem um ruído que é atenuado quando eu toco no transformador de força. Esse acredito que seja o mais simples de resolver. O outro problema é quando eu giro o potenciômetro de volume, entre 70-85% do seu curso ele tem um som parecido com o do "ring modulator", muito ganho e nenhum sustain. Em conversa com o Roberto Leme da TRL Transformadores, ele disse que o projeto do 5f1 tende a ser ruidoso e me recomendou tentar abaixar o ganho geral desse amplificador. Enfim, segue um vídeo com os problemas.

https://youtu.be/zs_N3luqnGw

Esquema elétrico:

https://goo.gl/images/9VrdMc
« Última modificação: 28 de Maio de 2018, as 19:27:47 por lks_vieira » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 15 de Maio de 2018, as 17:28:57 »

Sobre o primeiro problema, os seus jacks fecham o contato com o terra quando não tem um plug ligado neles? Pode ser um loop de terra formado pelos dois jacks, que é interrompido ao colocar um plug em um deles.

Já o segundo problema, bom, pra mim o 5f1 nunca soou muito bem em volume alto, e me parece relativamente "normal", a não ser por um desajuste de bias. Conferiu os valores dos componentes? Mas essa parte é melhor ter a opinião dos mais entendidos e de pessoas que fizeram o 5f1.
Registrado
lks_vieira
Visitante
« Responder #2 : 15 de Maio de 2018, as 17:33:41 »

Sobre o primeiro problema, os seus jacks fecham o contato com o terra quando não tem um plug ligado neles? Pode ser um loop de terra formado pelos dois jacks, que é interrompido ao colocar um plug em um deles.

Já o segundo problema, bom, pra mim o 5f1 nunca soou muito bem em volume alto, e me parece relativamente "normal", a não ser por um desajuste de bias. Conferiu os valores dos componentes? Mas essa parte é melhor ter a opinião dos mais entendidos e de pessoas que fizeram o 5f1.

Os Jacks fecham contato com o terra sim, quando montei eles só tinha esses disponíveis. Comprei mais, agora dos que não fecham contato com o terra. Ainda sou leigo e não entendi direito o que é loop de terra. Pode me explicar?
Quanto aos valores, vou reconferir tudo, fazer uma tabela e postar aqui. Obrigado pela resposta.
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #3 : 15 de Maio de 2018, as 17:43:24 »

Amigo.
Da uma conferida no potenciômetro de volume, organização dos fios, principalmente os de filamentos.
Alguns potenciômetros quando ficam muito tempo em contato com o ferro de solda, são danificados.

Confira se o chassis está aterrado.

abraço
Registrado
lks_vieira
Visitante
« Responder #4 : 15 de Maio de 2018, as 17:57:17 »

Chassi aterrado, potenciômetro ficou pouquíssimo tempo exposto ao ferro, só o tempo de soldar três fios. Os filamentos estão enrolados, bem como o B+. Apesar de que tem um ponto em que o fio enrolado do filamento está passando embaixo da placa de circuito. Vou alterar o lugar.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 15 de Maio de 2018, as 17:57:49 »

Loop de terra é basicamente quando você tem dois caminhos diferentes para o terra. O conceito é simples e complexo ao mesmo tempo.

Poste fotos internas do seu amp, assim podemos te ajudar a identificar se tem loop de terra e também com outras coisas relacionadas à fiação.

Esses fios do filamento passando por baixo da placa poderiam induzir ruídos que estariam presentes quando você não toca, mas não é o caso, já que seu amp está silencioso com o cabo conectado. Os ruídos induzidos são parecidos com o ruído que ocorre quando o cabo está desconectado, mas tenho quase certeza que o problema está nos jacks.
« Última modificação: 15 de Maio de 2018, as 17:59:25 por marcao_cfh » Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #6 : 15 de Maio de 2018, as 18:30:57 »

Iks_vieira, você montou exatamente como no esquema apresentado, inclusive com aquele capacitor logo após o fusível?
Não tenho muita experiência, mas pelo que vejo nas conversas aqui do fórum, aquele capacitor pode ser perigoso, pois pode provocar choques mortais.
Mas apenas levanto a lebre, deixo para os mais entendidos.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
lks_vieira
Visitante
« Responder #7 : 15 de Maio de 2018, as 18:39:06 »

Iks_vieira, você montou exatamente como no esquema apresentado, inclusive com aquele capacitor logo após o fusível?
Não tenho muita experiência, mas pelo que vejo nas conversas aqui do fórum, aquele capacitor pode ser perigoso, pois pode provocar choques mortais.
Mas apenas levanto a lebre, deixo para os mais entendidos.

Bem lembrado, não utilizei esse capacitor. Usei cabo de três vias, sendo uma delas o aterramento da rede, não sendo necessário aquele capacitor.

Loop de terra é basicamente quando você tem dois caminhos diferentes para o terra. O conceito é simples e complexo ao mesmo tempo.

Poste fotos internas do seu amp, assim podemos te ajudar a identificar se tem loop de terra e também com outras coisas relacionadas à fiação.

Esses fios do filamento passando por baixo da placa poderiam induzir ruídos que estariam presentes quando você não toca, mas não é o caso, já que seu amp está silencioso com o cabo conectado. Os ruídos induzidos são parecidos com o ruído que ocorre quando o cabo está desconectado, mas tenho quase certeza que o problema está nos jacks.

Vou preparar um documento mais completo até amanhã e posto aqui.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 16 de Maio de 2018, as 01:55:02 »

O primeiro problema: Fica um ruído quando não tem nada plugado na entrada, e o ruído quase desaparece quando você pluga a guitarra. É possível que você tenha esquecido de soldar um resistor de 1M entre uma das entradas e o terra.

 Cool
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 16 de Maio de 2018, as 16:44:15 »

Outra dica: raspe um pouco da carcaça do potenciômetro de volume pra pegar a solda e solde um fiozinho e ligue ele ao terra. Isso ajuda a diminuir o ruído no 70 a 85% do curso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
lks_vieira
Visitante
« Responder #10 : 16 de Maio de 2018, as 18:30:10 »

Pessoal, hoje a oficina está corrida, mas até segunda posto os resultados. O Matec matou uma charada. Conferi 3 vezes o circuito e nas três eu não percebi a falta do resistor 1M do input ao terra. Agora é trabalhar no ruído.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #11 : 16 de Maio de 2018, as 22:04:16 »

Esse resistor faz falta !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
lks_vieira
Visitante
« Responder #12 : 23 de Maio de 2018, as 14:47:44 »

Bom dia. Ruído resolvido com 1M no input ao terra. Sobre a oscilação: eu mudei alguns termos na busca aqui do fórum e achei um post que me ajudou muito. Não consegui resolver 100% o problema, mas ele já foi bem atenuado. Eu separei o terra por setores, isso resolveu 70% da oscilação. Agora vou colocar cabos blindados, diminuir todos os cabos que forem possíveis e instalar grid stopper.
Registrado
lks_vieira
Visitante
« Responder #13 : 28 de Maio de 2018, as 19:33:11 »

Boa tarde pessoal. Acabei de resolver o problema de oscilação que estava presente no amp. Acompanhei outro tópico sobre a construção do 5f1 e acabei sanando algumas dúvidas lá. Bom, problema todo era no aterramento. Eu tinha feito vários pontos de aterramento. Desfiz tudo, separei por seções (Power e pre grounds, de acordo com o layout do Rob Robbinet) fiz aterramento tipo starground para conectar a seção preferências e power, troquei os cabos comuns por blindados no potenciômetro e no input e o amp ficou 100%.
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #14 : 28 de Maio de 2018, as 22:07:24 »

Posta umas fotos e um som do amplificador.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal