Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:15:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Desenhando trilhas em PCI como nossos ancestrais faziam  (Lida 24726 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #30 : 26 de Maio de 2018, as 20:18:04 »

Mallermb, tem como você compartilhar esse Giannini aqui?

Por enquanto não, a placa está separada da caixa original da giannini, ainda não montei na caixa, (por causa de um conector de fonte) que se usava antigamente, estou na procura até hoje, não quero adaptar com estes novos não.

Se quiser, depois posso postar a foto da placa e da caixa, mas separados fica horrível!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #31 : 26 de Maio de 2018, as 21:08:47 »

Gfassuncao, se a placa é a mesma do Bad Stone, aqui está um layout verificado: http://topopiccione.atspace.com/PJ05EHBadStone.html

Foi esse layout que fiz com caneta.
Registrado
fjs.magalhaes
Visitante
« Responder #32 : 28 de Maio de 2018, as 22:49:24 »

Legal, ficou muito bom. Gasta muita tinta?
Sempre me perguntei porque não se faz mais placas com trilhas curvas industrialmente. Suponho que seja uma limitação dos softwares da época que acabou ditando o padrão.

Acredito que seja porque é mais eficiente que a máquina (Seja uma Fresa CNC ou uma impressora que imprime a máscara antes de fazer o processo químico) "caminhe" em linhas retas do que fazendo curvas, até a programação dela fica mais fácil do tipo "Vá do ponto A ao B em linha reta"
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 29 de Maio de 2018, as 00:46:31 »

Para o pessoal que não conhece os decalques citados nas mensagens anteriores, eu fui fuçar nas minhas coisas e descobri algumas cartelas que ainda tenho, inclusive esta que está inteirinha:


Essa marca de decalques era do grupo da Letraset (inglesa). Bastava colocar a placa virgem embaixo da cartela semi transparente e calcar com lápis ou a tampa de caneta esferográfica para o footprint se transferir da cartela para a placa.

Havia ainda esta outra marca:


Além dos decalques, eu usava muito esse gabarito de furos (vulgo bolômetro) para desenhar ilhas e fazer trilhas curvas com as canetas de circuito impresso:

Remanescente das aulas de desenho técnico.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #34 : 29 de Maio de 2018, as 01:34:24 »

Citar
Acredito que seja porque é mais eficiente que a máquina (Seja uma Fresa CNC ou uma impressora que imprime a máscara antes de fazer o processo químico) "caminhe" em linhas retas do que fazendo curvas, até a programação dela fica mais fácil do tipo "Vá do ponto A ao B em linha reta"

Mais ou menos. A fabricação industrial de placas é tipo como se fazem jornais, até onde eu sei. O desenho é transferido à placa por fotolitos, então pouco importa se são retas, curvas ou a Monalisa.

Eu disse porque a gente sempre escuta que trilhas com curvaturas suaves reduzem ruídos e radiação, então porquê não se fazem trilhas assim...

Se você olha uma pcb de alta frequência, tipo uma placa-mãe, ali tem trilhas fazendo zigue-zague sem motivo aparente. Aquilo é para casar a impedância, tem a ver com o comprimento de onda dos sinais passando ali. Algumas voltas são capacitores, indutores, filtros inteiros impressos diretamente em microstrip. Imagina a complexidade de calcular isso. Os programas se aproveitam de modelos prontos, retilíneos, fazendo apenas a associação deles. Daí fazem trilhas quadradas, não porque são melhores, mas por serem calculáveis.

Mas, para os computadores de hoje, acho que não é mais um esforço computacional tão grande. Quem sabe essas trilhas voltem em algum futuro?


Esses decalques parecem legais. Desculpa minha ignorância, mas dá pra usar várias vezes o mesmo pedaço?
« Última modificação: 29 de Maio de 2018, as 01:36:17 por Questão » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #35 : 29 de Maio de 2018, as 01:55:12 »

Esses decalques parecem legais. Desculpa minha ignorância, mas dá pra usar várias vezes o mesmo pedaço?
 
Não
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 29 de Maio de 2018, as 02:57:15 »

Esses decalques parecem legais. Desculpa minha ignorância, mas dá pra usar várias vezes o mesmo pedaço?
 
Não

Os footprints que não foram transferidos, podem ser usados em outra região da placa ou em outra placa. O que foi transferido para a placa ou desenho em papel já era.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #37 : 29 de Maio de 2018, as 12:40:37 »

Legal, ficou muito bom. Gasta muita tinta?
Sempre me perguntei porque não se faz mais placas com trilhas curvas industrialmente. Suponho que seja uma limitação dos softwares da época que acabou ditando o padrão.
Hoje ainda é possível fazer com curvas com o eagle e  alguns outros programas. Mas alguns deles tem uma opção de roteamento automatico que foca a economia de espaço e tempo do designer. Mas vamos combinar, tu vê uma placa como aquelas que o Ruy postou, dá até pena de soldar não é?  Cheesy
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #38 : 29 de Maio de 2018, as 19:10:24 »

Bacana os decalques! Primeira vez que vejo dessas cartelas. Obrigado por compartilhar!
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal