Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:58:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Primeiro Amplificador Valvulado - Duvida  (Lida 4271 vezes)
Akilla
Visitante
« : 03 de Junho de 2018, as 01:04:26 »

Fala Galera, como está no titulo eu to pensando em montar meu primeiro valvulado, eu ia do que a galera indica aqui pra ser o primeiro, baby wonder, iall, hb-1... mas acabei ganhando 3 válvulas EL84, e eu vi que nesses projetos não usa essa válvula.

Tem algum outro projeto de amplificador pequeno com essas válvulas? tem como adaptar algum desses (lembrando que estou iniciando e não sei calcular nada ainda)?

Desde já agradeço a ajuda
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 03 de Junho de 2018, as 03:11:45 »

Você pode montar o Tiny Terror que usa duas EL84 em push-pull, mas precisa de outras válvulas para o resto do circuito.
Talvez montar o Fender Champ com a EL84 no lugar da 6V6 com adaptação ao soquete correto.
Outro que usa a EL84 é o AX84 Hi Octane.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Akilla
Visitante
« Responder #2 : 03 de Junho de 2018, as 03:33:55 »

Você pode montar o Tiny Terror que usa duas EL84 em push-pull, mas precisa de outras válvulas para o resto do circuito.
Talvez montar o Fender Champ com a EL84 no lugar da 6V6 com adaptação ao soquete correto.
Outro que usa a EL84 é o AX84 Hi Octane.


Não achei um esquema com layout de nenhum desses que você falou, até achei um layout do tiny terror mas falta informação e sou leigo

EDIT: Na verdade achei o do AX84 e do Hi Octane no site (não tinha pesquisado direito) mas o layout é bem confuso pra mim, queria algo com um documento mais detalhado

EDIT2: Esse seria o "Fender Champ" ? http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8543.0
« Última modificação: 03 de Junho de 2018, as 04:00:26 por Akilla » Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #3 : 03 de Junho de 2018, as 04:22:13 »

Hi Octane e outros AX84 Classic Amp Projects.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
Akilla
Visitante
« Responder #4 : 03 de Junho de 2018, as 04:56:34 »

Hi Octane e outros AX84 Classic Amp Projects.

Obrigado
Eu achei esses documentos, só achei esses layouts um pouco complicado pra mim
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 03 de Junho de 2018, as 07:00:06 »

Não sei se você vai achar alguma coisa mais simples que o P1 do AX84 com EL84.
De qualquer forma, o custo das válvulas em um amplificador é uns 10 a 15%. Não se prenda a EL84. Depois com mais experiência você monta um com elas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 03 de Junho de 2018, as 16:24:38 »


Esse mesmo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #7 : 03 de Junho de 2018, as 16:40:11 »

Hi Octane e outros AX84 Classic Amp Projects.

Obrigado
Eu achei esses documentos, só achei esses layouts um pouco complicado pra mim

Bom dia Amigo.

Veja este link.

https://www.ax84.com/static/p1/AX84_P1_101004.pdf


« Última modificação: 03 de Junho de 2018, as 16:42:24 por MARFU » Registrado
Akilla
Visitante
« Responder #8 : 03 de Junho de 2018, as 18:14:56 »

Não sei se você vai achar alguma coisa mais simples que o P1 do AX84 com EL84.
De qualquer forma, o custo das válvulas em um amplificador é uns 10 a 15%. Não se prenda a EL84. Depois com mais experiência você monta um com elas.

Verdade, talvez eu até venda elas pra montar um hb-1, estava vendo e essas válvulas são carinhas

Hi Octane e outros AX84 Classic Amp Projects.

Obrigado
Eu achei esses documentos, só achei esses layouts um pouco complicado pra mim

Bom dia Amigo.

Veja este link.

https://www.ax84.com/static/p1/AX84_P1_101004.pdf



Boa tarde amigo.

Eu vi esse link mesmo, achei complicado pra mim, eu não sei ler muito bem o esquema então queria algo mais intuitivo tipo esse



O que seria preciso fazer para colocar essa valvula nesse projeto do champ?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 03 de Junho de 2018, as 18:53:52 »

Se você olhar o arquivo completo do Hi Octane, vai achar um layout exatamente como você procura nas duas últimas páginas do pdf.

Dito isso, como você é iniciante, recomendo ler um pouco sobre leitura de esquemas e cuidados que devem ser tomados ao construir amplificadores valvulados. E comece pelo HB-1 ou IALL 3.5.
Registrado
Akilla
Visitante
« Responder #10 : 03 de Junho de 2018, as 20:28:19 »

Se você olhar o arquivo completo do Hi Octane, vai achar um layout exatamente como você procura nas duas últimas páginas do pdf.

Dito isso, como você é iniciante, recomendo ler um pouco sobre leitura de esquemas e cuidados que devem ser tomados ao construir amplificadores valvulados. E comece pelo HB-1 ou IALL 3.5.

Não é tão intuitivo quanto esse, algumas partes não consigo entender
Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #11 : 03 de Junho de 2018, as 20:46:43 »

Não seria melhor embalar bem as três válvulas EL84 em plástico bolha, guardar bem guardada e começar por um "primeiro amplificador..." transistorizado?
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 03 de Junho de 2018, as 22:03:55 »

Citar
O que seria preciso fazer para colocar essa valvula nesse projeto do champ?

O 5F1 usa a válvula 6V6 na saída de potência. A base (soquete) dela é chamada de OCTAL pois tem 8 pinos.

Já a válvula EL84 (ou 6BQ5) usa a base NOVAL de 9 pinos (embora tenha mais pinos, a base é menor em tamanho).  

Então no layout do 5F1, os fios que vão nos pinos 2 e 7 (filamentos = heater) do soquete OCTAL, vão agora para os pinos 4 e 5 do soquete NOVAL.
O fio que vai no pino 3 do OCTAL (placa = plate = anodo) vai para o pino 7 do NOVAL.
O fio que vai no pino 4 do OCTAL (screen = grade 2) vai para o pino 9 do NOVAL.
O fio que vai no pino 5 do OCTAL (grid = grade 1 de controle) vai para o pino 2 do NOVAL.
O fio que vai no pino 8 do OCTAL (catodo) vai no pino 2 ou 3 do NOVAL.



Observe que a EL84 é um pentodo e a 6V6 é um tetrodo. Mas o elemento a mais (grade supressora) que existe na EL84 é ligada no catodo internamente.
« Última modificação: 03 de Junho de 2018, as 22:07:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Akilla
Visitante
« Responder #13 : 03 de Junho de 2018, as 22:04:26 »

Não seria melhor embalar bem as três válvulas EL84 em plástico bolha, guardar bem guardada e começar por um "primeiro amplificador..." transistorizado?


O que ta pegando pra mim nesse projeto é quantidade de fios e ligações que eu não to familiarizado, ja fiz projetos em PCB, nunca fiz nada ponto a ponto (é esse o nome né?)

se fosse um hb-1 ou um iall, seria tranquilo pra mim montar, mas to vendo que não tem projeto assim com essas válvulas

-----
Citar
O que seria preciso fazer para colocar essa valvula nesse projeto do champ?

O 5F1 usa a válvula 6V6 na saída de potência. A base (soquete) dela é chamada de OCTAL pois tem 8 pinos.

Já a válvula EL84 (ou 6BQ5) usa a base NOVAL de 9 pinos (embora tenha mais pinos, a base é menor em tamanho).  

Então no layout do 5F1, os fios que vão nos pinos 2 e 7 (filamentos = heater) do soquete OCTAL, vão agora para os pinos 4 e 5 do soquete NOVAL.
O fio que vai no pino 3 do OCTAL (placa = plate = anodo) vai para o pino 7 do NOVAL.
O fio que vai no pino 4 do OCTAL (screen = grade 2) vai para o pino 9 do NOVAL.
O fio que vai no pino 5 do OCTAL (grid = grade 1 de controle) vai para o pino 2 do NOVAL.
O fio que vai no pino 8 do OCTAL (catodo) vai no pino 2 ou 3 do NOVAL.


Observe que a EL84 é um pentodo e a 6V6 é um tetrodo. Mas o elemento a mais (grade supressora) que existe na EL84 é ligada no catodo internamente.

Aa entendi, eu teria que mudar o valor do transformador ou de algum resistor no projeto? eu estava vendo aqui um documento das duas válvulas e tem uma diferença na grade de controle de valor
« Última modificação: 06 de Junho de 2018, as 22:51:36 por Akilla » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal