Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:03:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvidas sobre montagem do meu primeiro amplificador valvulado  (Lida 3246 vezes)
ramon_becker
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0


« : 23 de Julho de 2018, as 05:40:25 »

Olá senhores, este é meu primeiro post no fórum. Acabei de entrar mas já aprendi muito com as postagens, e estou com algumas ideias, mas como não quero começar meu projeto cometendo um monte de erros e desperdiçando material vim fazer umas perguntas.

Estou pensando em montar meu primeiro amplificador valvulado para guitarra. Como sou novato ainda, pensei em montar algo semelhante ao IALL 3.5, por ser um circuito simples e entregar uma potência boa para tocar em casa(em torno de 3Watts).

As minhas dúvidas são principalmente sobre as válvulas. Consegui três válvulas que pela minha pesquisa podem ser utilizadas, uma PCL82, uma PCL84 e uma PCL805. Sendo assim, gostaria de saber qual delas é a melhor para o projeto? Quais alterações eu terei que fazer no projeto original do IALL 3.5 para que o amplificador funcione bem? Se posso utilizar mais de uma delas no circuito(para conseguir mais potência)?

Obs: Sou iniciante e não pretendo gastar muito.
Obs2: Tenho outras válvulas(PL36,DY802,PY88) que também posso usar no projeto, mas ainda não sei muito sobre elas.

Valeu pessoal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 23 de Julho de 2018, as 08:39:00 »

Dessas só a PCL82, que é a mesma coisa que a ECL82, só a tensão de filamentos que muda.
Só tenha em mente que o Iall não é um amplificador "completo". Precisa de mais um estágio de pré ou um pedal com saída alta para excitar completamente o amplificador.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 23 de Julho de 2018, as 15:50:45 »

Todas elas podem ser usadas em amplificadores, mas nenhuma é substituta direta da ECL82. Como o Kem comentou, a mais próxima é a PCL82, mas ela possui tensão de filamentos diferente da ECL82 e, portanto, necessita de alterações no projeto. Como é o seu primeiro valvulado, siga o projeto fielmente sem fazer substituições, até porque a ECL82 é uma válvula barata.

Ah e bem vindo!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 23 de Julho de 2018, as 18:38:33 »

Não precisa alterar o projeto, só precisa alterar o transformador de força.
A ECL82 usa filamento alimentado por 6,3V e consome 780mA de corrente. Já a PCL82 usa filamento que precisa de 16V e 300mA de corrente.
Então basta pedir um transformador de força com um enrolamento de 16V x 300mA ao invés de 6,3V x 800mA (no PDF do IALL está 1A, pode ser um pouco mais também, mas desnecessário).

O resto do circuito do IALL pode ser exatamente como está no PDF que documenta o projeto.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #4 : 23 de Julho de 2018, as 21:43:27 »

A PL36 também pode ser utilizada num circuito amplificador de som apesar de ser uma válvula de TV
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
ramon_becker
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0


« Responder #5 : 23 de Julho de 2018, as 22:59:54 »

Valeu galera pelas respostas, ajudaram bastante!
Vou comprar os componentes e começar a montar, conforme eu for construindo vou postando fotos do processo de montagem.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 25 de Julho de 2018, as 22:01:11 »

A PL36 também pode ser utilizada num circuito amplificador de som apesar de ser uma válvula de TV

De fato! Eu já montei um amplificador ultralinear com as XL36, que é a PL36 com filamento para 12V. Ficou excelente.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #7 : 07 de Agosto de 2018, as 14:47:23 »

pcl84 pode ser usada, mas não da 2wts e tem todo esse processo de ter um transformador com tensões corretas .
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #8 : 07 de Agosto de 2018, as 15:57:40 »

Se você quer usar o que já tem e não investir muito, verifica quais são as tensões e correntes de filamento das válvulas.
Você pode verificar a dissipação do anodo de cada uma pra ter uma idéia de qual válvula poderia ser usada no power e qual não teria potência suficiente. Eu mesmo fiz um excel com as poucas válvulas que tenho com esses dados.
Separa as que são de potência, ou poderiam ser usadas no estágio de saída das que seriam usadas no pré e verifica se você não poderia montar algo com os filamentos em série.

Seria parecido com o 100buck, onde com um transformador de 30+30 você usa uma tensão para os filamentos e usa um multiplicador de tensão para a alta tensão. Eu fiz algo parecido com uma PCL82 e uma PCF802, o blackcorvo fez algo assim com duas PCL82 e por aí vai. Um transformador de 30V ou 24V é muito mais fácil de encontrar que um com dois secundários diferentes, como os que são usados em valvulados.


Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal