Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:52:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de Montagem - Construção de um telescópio refletor de 180 mm  (Lida 20931 vezes)
r1cardoams
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 64



« Responder #15 : 28 de Agosto de 2018, as 19:15:10 »

Muito bacana, um amigo meu montou um ha uns 8 ou 10 anos atrás.
Segue foto do telescópio e de uma foto tirada com ele

Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #16 : 29 de Agosto de 2018, as 11:39:20 »

Segue foto do telescópio e de uma foto tirada com ele

Bela foto!

Sabe dizer quanto esse telescópio tem de abertura?
Registrado
r1cardoams
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 64



« Responder #17 : 29 de Agosto de 2018, as 11:56:04 »

Segue foto do telescópio e de uma foto tirada com ele

Bela foto!

Sabe dizer quanto esse telescópio tem de abertura?

Não faço idéia, mas posso tentar me informar com ele.
Essas fotos "Roubei" do facebook dele  Cheesy Cheesy
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #18 : 29 de Agosto de 2018, as 13:19:22 »


O próximo passo é encontrar uma loja que venda tubo de PVC de 200mm por metro, até agora não tive sucesso.


Procure contato com as prestadoras de serviço para concessionária de água de sua cidade.
Dificilmente conseguirá poucos metros desta bitola no comercio, mas com estas empresas pode encontrar sobras com certa facilidade.

Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #19 : 29 de Agosto de 2018, as 14:05:26 »

carl8, boa tarde!

Qual a faixa de preço do conjunto óptico?

Abraços,
Alfredo
Registrado

carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #20 : 29 de Agosto de 2018, as 15:29:36 »

MARFU,

É uma alternativa.


Alfredo,

O conjunto com espelho primário de 180mm + espelho secundário ficou em R$540,00.
Ainda não vou colocar aqui contato do fornecedor, pois como não ainda não recebi o produto, não sei da qualidade ou se ele irá cumprir o prazo de entrega.
Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #21 : 08 de Outubro de 2018, as 09:41:58 »

Deu trabalho mas achei o tubo de 200mm a metro. Foi em uma loja imensa ali no Ipiranga, chama-se Hidráulica Potenza.

Recebi também o jogo de espelhos, aranha, ocular e focalizadora. Foram comprados nesse site: http://www.telescopios.site

O vendedor foi bem correto: Prazos respeitados, produtos de boa qualidade, bom atendimentos mesmo no pós venda.

Essa semana dou prosseguimento a montagem.

Abraço!

   
Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #22 : 25 de Novembro de 2018, as 13:35:08 »

Missão cumprida.

A montagem do tubo não tem muito erro. De posse da distância focal do espelho, no caso 1200mm foi só calcular a posição do focalizador e depois da aranha.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Para pintura utilizei tinha acrílica a base de água, depois de lixar bem o tubo.

Como o Matec falou, a pintura interna da tubo é importante sim, sem ela apareciam vários "fantasmas" na ocular.

Gostei bastante do resultado final, depois de feito o alinhamento dos espelhos, funcionou perfeitamente com uma imagem bem nítida.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 26 de Novembro de 2018, as 08:39:13 »

Gostei bastante do resultado final, depois de feito o alinhamento dos espelhos, funcionou perfeitamente com uma imagem bem nítida.

Muito bom Cilmar !

Acredito que você vai adaptar uma câmera ao telescópio para tirar fotos das imagens.  Quando puder poste aqui.  Tem uma ideia de quantas vezes ficou a ampliação das imagens ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #24 : 26 de Novembro de 2018, as 09:50:02 »

Excelente trabalho carl8!!
É muito bom ver quando alguém termina um projeto com resultado além do satisfatório, inspira!!!!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #25 : 26 de Novembro de 2018, as 14:48:23 »

Acredito que você vai adaptar uma câmera ao telescópio para tirar fotos das imagens.  Quando puder poste aqui.  Tem uma ideia de quantas vezes ficou a ampliação das imagens ?

Essa é a intenção! Estou pesquisando o melhor custo-beneficio para capturar imagens.

Quanto ao aumento, como eu só tenho uma ocular f=10mm consigo:

A=F/f
A=1200/10
A=120X


Excelente trabalho carl8!!
É muito bom ver quando alguém termina um projeto com resultado além do satisfatório, inspira!!!!

Obrigado!  Demorou mais que o planejado mas saiu.




Resumo dos Custos:

[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Peças em MDF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 125,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Espelhos + Aranha + Ocular         [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 680,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Frete[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 50,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Focalizador[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 170,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Buscadora[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 120,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Tubo[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 112,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Molas do suporte[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 15,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Parafusos do suporte[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 5,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Pezinhos[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 26,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Verniz/Massa[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 25,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Prato Giratorio[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 54,90[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Dobradiças[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 6,50[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Tinta Spray[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 45,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Tinta Lata[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 35,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Parafusos gerais[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 15,00[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Fecho da Abraçadeira[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 19,90[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

    [tr]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Total[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
        [t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]R$ 1504,30[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]
    [/tr]

[/table]
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 27 de Novembro de 2018, as 08:26:27 »

Puxa vida, eu não tenho ideia de preço de telescópios vendidos comercialmente (invariavelmente importados hoje em dia, já que não existe mais fabricante no Brasil - havia a DF Vasconcelos aqui em São Paulo, mas que já fechou há tempos), mas mesmo assim, o custo final da montagem caseira é meio salgado e assusta um pouco quem quiser ser um astrônomo amador ou montar um nas escolas para os estudantes.
Acho que com 120x de ampliação já dá pra ver Júpiter com alguns satélites e outras coisas interessantes.
Aguardamos por imagens fotografadas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #27 : 27 de Novembro de 2018, as 15:22:21 »

Seria possível gastar um pouco menos construindo a focalizadora e a aranha, mas como são componentes de "ajuste fino" decidi não arriscar e comprometer o resultado final.

Sim, em breve teremos fotos (espero que boas!).


Mudando um pouco para o lado da eletrônica: Estou pensando na possibilidade de motorizar os movimentos do telescópio, seriam dois eixos. Pelas fotos, acham que é viável?




Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 27 de Novembro de 2018, as 15:43:09 »

Mudando um pouco para o lado da eletrônica: Estou pensando na possibilidade de motorizar os movimentos do telescópio, seriam dois eixos. Pelas fotos, acham que é viável?

Sim, eu já vi na internet alguns projetos nesse sentido, para automatizar o movimento do telescópio para acompanhar o movimento de rotação da Terra. Isso é fundamental para tirar fotos que exijam grande tempo de exposição, senão na foto vão aparecer riscos ao invés das estrelas ou planetas.
Acho que alguns motores de passo e engrenagens para redução e resolução seriam necessários.

Um para montagem equatorial (o seu é altazimutal):
https://hackaday.com/2017/04/11/keep-an-eye-on-the-sky-with-rduinoscope
http://rduinoscope.byethost24.com/?i=1
« Última modificação: 27 de Novembro de 2018, as 16:10:56 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #29 : 28 de Novembro de 2018, as 08:29:11 »

Quando eu era moleque no interior, passava horas olhando o céu com uma luneta de 20x. Há uns dois anos, desenterrei a luneta na casa da minha mãe, mas infelizmente com toda poluição luminosa das noites paulistanas tem pouca coisa que se pode ver.

Parabéns pelo projeto, Carl8!

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal