Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 02:10:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: experimentos com o TDA8932  (Lida 5885 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #15 : 24 de Agosto de 2018, as 14:00:04 »

A.sim e Marcos... quando mais jovem eu era metido a micreiro, e testei tudo que é adesivo térmico caseiro. Essa mistura da pasta térmica com o araldite tem 2 vantagens. Transfere melhor o calor e deixa a colagem um pouco mais fraca, permitindo a remoção.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #16 : 24 de Agosto de 2018, as 14:16:32 »

A.sim e Marcos... quando mais jovem eu era metido a micreiro, e testei tudo que é adesivo térmico caseiro. Essa mistura da pasta térmica com o araldite tem 2 vantagens. Transfere melhor o calor e deixa a colagem um pouco mais fraca, permitindo a remoção.

Pois é, colega; enfraquecer a colagem é tudo o que não se quer. Imagina um dissipador colado, se soltando dentro do gabinete.

Já sinto cheiro de ampére no ar.

E, por que transferiria melhor o calor ??
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #17 : 24 de Agosto de 2018, as 22:04:17 »

A.sim... o porque melhora eu não sei dizer, mas sei que melhora porque foi testado (eu e outros usuários do falecido FórumPCs testamos).
Quanto a soltar... Recomendo que faça o teste. Não é que fica fácil de soltar, mas sim viável sem arrancar o chip junto, como no caso do araldite puro.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #18 : 25 de Agosto de 2018, as 11:56:32 »

Olá.

Se há alguma melhora na transferência térmica ( como foi medido isso ? ) é devida à presença do óxido de zinco / alumínio / titânio, que é a carga adicionada ao óleo de silicone para formar a pasta térmica. Inclusive, como todos sabem, com o passar do tempo, o óleo de silicone evapora deixando apenas a carga preenchendo os espaços vazios entre as duas superfícies em contato. Deve haver alguma carga microparticulada que se possa comprar para misturar na Araldite e assim melhorar a transferência térmica sem enfraquecer a adesão com a presença do óleo de silicone ( uma pasta térmica adesiva...que legal ! ).

Para descolar a Araldite, basta aquecer o conjunto. Resinas epóxi amolecem com o calor. Ou mergulhar em água fervendo.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2018, as 13:37:32 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #19 : 25 de Agosto de 2018, as 15:37:31 »

Foi testado com Chips de placa de vídeo que permitiam o monitoramento da temperatura. A diferença não era enorme, mas sempre tendia para a araldite com pasta térmica.
E sim... Tem um componente que pode ser adicionado no araldite. Óxido de zinco. A consistência antes da pressa é a mesma que a da pasta térmica. E é isso mesmo. Uma pasta térmica adesiva bem eficiente.
Mas continuo sugerindo que teste a mistura araldite + pasta térmica. A adesão é mais forte do que você está imaginando.

-----
Para descolar a Araldite, basta aquecer o conjunto. Resinas epóxi amolecem com o calor. Ou mergulhar em água fervendo.
Tipo um chá de amplificador?  Cheesy
« Última modificação: 25 de Agosto de 2018, as 15:40:22 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #20 : 25 de Agosto de 2018, as 16:44:37 »

Tipo um chá de amplificador?  Cheesy

Não, kem... ferve apenas o CI com o dissipador.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #21 : 25 de Agosto de 2018, as 19:54:17 »

Tipo um chá de amplificador?  Cheesy

Não, kem... ferve apenas o CI com o dissipador.
Mas no caso aqui desse tópico é uma placa de amplificador ClasseD. "Não da" pra tirar o chip.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #22 : 27 de Agosto de 2018, as 18:12:46 »

Consegui alguns dissipadores. Vou ver se corto um no tamanho do chip (ou um pouco maior) e fazer testes com a temperatura - na verdade, acredito que o ideal seria fazer testes antes e depois do dissipador. Vou ver o que consigo fazer.
Registrado
r1cardoams
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 64



« Responder #23 : 28 de Agosto de 2018, as 10:11:30 »

Será que um dissipador pequeno ajudaria? Ou talvez algum dissipador caseiro? Nunca trabalhei com componentes smd que precisassem de dissipador, então não sei o que usar.

Para componentes SMD eu uso esta cola térmica, específica para isso.
https://www.google.com.br/search?q=cola+termica&client=ms-android-xiaomi&prmd=sivn&source=lnms&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiiuaiM6I_dAhXME5AKHfEkCYkQ_AUIEigC&biw=360&bih=564
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal