Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 13:23:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: experimentos com o TDA8932  (Lida 5886 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 22 de Agosto de 2018, as 20:48:36 »

A um tempo atrás, adquiri no Aliexpress três plaquinhas de amplificador classe D com o TDA8932. Paguei cerca de 14 reais em cada placa. Depois de muito enrolar, decidi fazer um teste.

Como pré, usei uma versão do Alembic F-2B usando dois J201. Para a alimentação, usei uma fonte de notebook de 19V 2A que achei no lixo (o plugue não estava passando corrente, foi só cortá-lo). O TDA8932 trabalha com tensões entre 10V e 30V, entregando 35W com a tensão máxima. Liguei em uma 4x12.

Como resultado, obtive um amplificador extremamente compacto e muito alto. Não consegui abrir o volume porque ele realmente é alto. O conjunto apresentou um pouco de ruído, mas menos do que eu esperava, levando em consideração a fonte de notebook e que o conjunto não está dentro de uma caixa aterrada. Também notei que o ruído diminui consideravelmente ao manter as duas placas próximas.

O único detalhe é que o TDA8932 está esquentando um pouco. Após uns 5 minutos, ele está morno mas é possível deixar o dedo encostado sem problemas. Após uns 10 minutos, não dá pra deixar o dedo por muito tempo, pois começa a queimar. O datasheet diz que ele trabalha com temperatura até 140 °C, e ele está longe de atingir esse valor. Não testei por muito tempo, nem medi a temperatura com instrumento adequado, então por enquanto não posso dizer se é necessário um dissipador de calor ou cooler.

No mais, gostei bastante do resultado. Saiu barato, é compacto e fala alto. Assim que eu tiver uma ideia melhor sobre o aquecimento e também tiver um tempinho livre, pretendo finalizar a montagem.

Algumas fotos:
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #1 : 22 de Agosto de 2018, as 22:59:46 »

Que bacana Marcão-cfh! Acabei de encaixotar uma plaquinha de potência baseada no Tpa3116(que diz entregar 60w), alimentado por uma fonte de notebook 19v 3A, e usando o jcm800 como preamp. Mas aqui tô achando um pouco baixo o volume, mas o timbre é muito agradável!
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #2 : 22 de Agosto de 2018, as 23:22:40 »

O único detalhe é que o TDA8932 está esquentando um pouco. Após uns 5 minutos, ele está morno mas é possível deixar o dedo encostado sem problemas. Após uns 10 minutos, não dá pra deixar o dedo por muito tempo, pois começa a queimar. O datasheet diz que ele trabalha com temperatura até 140 °C, e ele está longe de atingir esse valor.

É isso aí. CI moderno trabalha quente e é feito para durar entre 5 e 7 anos.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 23 de Agosto de 2018, as 13:24:50 »

Que bacana Marcão-cfh! Acabei de encaixotar uma plaquinha de potência baseada no Tpa3116(que diz entregar 60w), alimentado por uma fonte de notebook 19v 3A, e usando o jcm800 como preamp. Mas aqui tô achando um pouco baixo o volume, mas o timbre é muito agradável!
Legal! Não conheço o TPA3116, mas sei que tem diversas opções dessas plaquinhas classe D. Como está alimentando o JCM800?

É isso aí. CI moderno trabalha quente e é feito para durar entre 5 e 7 anos.
Interessante. Por 14 reais, entre 5 a 7 anos é muita coisa Cheesy. Vou tentar fazer um teste nele depois, deixando ligado por cerca de 1 hora, e medir a temperatura.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #4 : 23 de Agosto de 2018, as 13:31:52 »

É isso aí. CI moderno trabalha quente e é feito para durar entre 5 e 7 anos.
Interessante. Por 14 reais, entre 5 a 7 anos é muita coisa Cheesy. Vou tentar fazer um teste nele depois, deixando ligado por cerca de 1 hora, e medir a temperatura.

Para algo que deveria durar para sempre ( e até há alguns anos era assim... ) é muito pouco tempo.

Lembre-se que isso ocorre desde simples CIs amplificadores até chipsets e FPGAs de osciloscópios de 1a linha do "estado-de-arte", custando dezenas de milhares de dólares.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2018, as 13:42:34 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #5 : 23 de Agosto de 2018, as 16:26:25 »

Pra alimentar o preamp, tô utilizando um transformador com dois primários, seguindo uma dica que o Eduardo( da altana tubes), deu aqui no site e colocou vídeo no YouTube. E do secundário tirei a alimentação para os filamentos, utilizando um 7812 e um diodo pra conseguir os 12,6vdc(estou com 12,5vdc com esse arranjo), na alta usei o dobrador que o Eduardo cita, com 3 capacitores de 33uf/450v e 2 resistores de 10k/3w entre o segundo e terceiro capacitor,  não me recordo quantos volts estou obtendo depois do dobrador, mas tenho 272vdc após a filtragem, e zero ruído.
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 23 de Agosto de 2018, as 18:06:45 »

A.Sim, realmente, pensando por esse lado é pouquíssimo tempo... Foi uma montagem experimental, mas se eu realmente fizer a montagem definitiva eu vou adaptar um dissipador ou até mesmo um cooler pequeno que tenho aqui.

hauf, sei qual esquema se trata. A alta tensão também dá pra obter com uma smps, mas fica a questão da alimentação dos filamentos. No caso da fonte de notebook, a queda de tensão para alimentar os filamentos é consideravelmente grande. Penso em montar um pé 100% valvulado com um canal twin e outro jcm800, vai ser uma boa colocar uma plaquinha dessas junto com o pré e ter a opção de usá-lo como amplificador também.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 23 de Agosto de 2018, as 18:50:28 »

Apesar de ser um amplificador classe D, ele vai dissipar em torno de 10% da potência de saída, fora o aquecimento normal pelo fato de estar energizado/ligado (uns 2W numa tensão de fonte de 36v)
Então, mesmo que não venha com dissipador nessa placa, (por economia), é sempre útil utilizar um bom dissipador. Talvez trabalhando numa temperatura próxima à ambiente, ele chegue aos 10 anos de vida útil.
 Roll Eyes
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 23 de Agosto de 2018, as 19:24:37 »

Será que um dissipador pequeno ajudaria? Ou talvez algum dissipador caseiro? Nunca trabalhei com componentes smd que precisassem de dissipador, então não sei o que usar.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #9 : 23 de Agosto de 2018, as 19:50:20 »

Veja se acha dissipador de placa mãe...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 24 de Agosto de 2018, as 09:29:06 »

No começo do ano eu testei uma plaquinha com esse TDA8932 que o kem deixou comigo. E de fato o ci e os indutores esquentam bastante (mesmo com tensão de alimentação menor do que a máxima recomendada). 
O pessoal está vendendo dissipadores com adesivo para serem usados nos processadores (também SMDs) das placas do Raspberry PI.  Talvez sejam no tamanho aproximado do TDA.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 24 de Agosto de 2018, as 10:43:57 »

Consegui de um amigo que trabalha com informática um dissipador de placa mãe. Qual é a maneira mais adequada de fixá-lo ao CI? Sei que tem que ser algo que resista à temperatura, pensei em fita dupla face mas não sei se a cola aguenta.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #12 : 24 de Agosto de 2018, as 10:45:40 »

Araldite + pasta termica.
Faça uma mistura de uma parte do tubo A da araldite + 1 parte do tubo B e + 1 parte de pasta térmica.
Coloque uma camada BEM fina. E aperte bem o dissipador contra o chip para assentar bem.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 24 de Agosto de 2018, as 11:04:37 »

E nunca mais o dissipador solta Cheesy. Vou usar essa mistura, só tenho que pegar os dissipadores primeiro (o amigo mora em outra cidade).
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #14 : 24 de Agosto de 2018, as 11:23:08 »

Não é necessário pasta térmica. Use Araldite pura. O segredo é usar uma camada bem fina.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2018, as 11:27:27 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal