Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:12:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda para soldar mosfet com encapsulamento d2pak  (Lida 7631 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 05 de Outubro de 2018, as 13:34:04 »

Boa tarde, pessoal. Estou montando uma placa que usa um mosfet com encapsulamento smd d2pak. É um IRF644. Fiz a placa, soldei todos os outros componentes. Porém, estou tendo dificuldade para soldar esse mosfet. Apliquei estanho por toda a trilha usada como dissipador, passei pasta térmica e fui soldar. Entretanto, a solda derrete mas não gruda na aba de metal do dreno do mosfet. E o que é pior: o mosfet está queimando, mesmo eu não deixando o ferro por muito tempo. Uso o dedo para medir o quão quente o componente está, então realmente não deixo esquentar muito. Testei dois mosfets soldados à placa através de fios e usando o terminal do dreno ao invés da aba de metal, tudo funcionou certinho. Retirei os fios e soldei o mosfet direto na placa, e ambos queimaram. Gostaria de algum auxílio ou dicas, senão vou acabar queimando mais mosfets Cheesy
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 05 de Outubro de 2018, as 14:32:35 »

Não tinha o mosfet em encapsulamento TO-220 ?   

Esses smds são feitos para serem soldados de forma automatizada e com controle de temperatura (existem ciclos e perfis de temperatura, com pré aquecimento pra não causar o estresse por choque térmico, etc) e processos industriais (infravermelho, vapor).

Vai ser difícil soldar de forma manual e caseira.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 05 de Outubro de 2018, as 15:01:10 »

É bom dar uma verificada na origem do componente, pois costumo dessoldar (retirar da placa) e soldar estes mosfet, usando estação de ar quente, soprador térmico e até ferro de solda comum, e não costumam ser tão sensíveis a este ponto que você comentou.

Estou citando os mosfet usados em placas de tv lcd, led...

Dá uma lixada e estanhada na aba do dissipador, provavelmente vai lhe facilitar.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 05 de Outubro de 2018, as 15:55:08 »

Xformer, eu pedi eles da China, e não falava o encapsulamento. Só descobri quando chegou Batendo Cabeça. Bom, saber que o processo de soldagem é complexo e que é difícil soldar de forma caseira me deixa de consciência mais limpa por ter queimado esses 2 Cheesy.

Alfredo, como comentei eu confirmei que eles funcionam soldando um fio no terminal do meio ao invés da aba do dissipador. O terminal do meio é bastante curto, mas na pior das hipóteses dá pra colar o mosfet na placa para ocorrer a fixação no cobre que serve como dissipador e puxar um fio desse terminal do meio. Bem gambiarra Cheesy. Vou tentar lixar a aba e ver o que acontece. Curto ao colocá-lo na placa não é, pois não tem nada passando por perto.

Editado: desisto, dos 10 que comprei queimei 5. Lixei um, passei estanho, queimou. Soldei outro via fios, funcionou. Soldei os terminais da extremidade na placa e ao invés de soldar a aba do dissipador, soldei um fio no terminal do meio e soldei esse fio na trilha. Queimou. É encostar na placa e eles queimam.

Mas não tem nada que possa fechar curto ao encostar o mosfet na placa. O layout que estou usando é esse (aqueles dois pads à direita do mosfet são para um indutor):


Vou refazer o layout usando mosfets TO-220, e os 5 mosfets que me restaram eu vou soldar terminais de resistores e transformá-los em TO-220 Cheesy
« Última modificação: 05 de Outubro de 2018, as 17:42:27 por marcao_cfh » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #4 : 05 de Outubro de 2018, as 19:24:49 »

Marcão, lembro de alguém dizer que alguns mosfets tinham que se soldados com o ferro de solda desligado (tipo interromper a conexão dele com a rede elétrica no momento de encostar a ponta no terminal do componente)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 05 de Outubro de 2018, as 19:53:23 »

Mas acho que ele usou o mesmo ferro de solda pra soldar os fios (e que funciona) e na placa (que queima).  Se fosse isso, queimaria em ambos casos. É problema de calor excessivo mesmo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 05 de Outubro de 2018, as 20:31:09 »

Soldar/dessoldar smd não é fácil !!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 05 de Outubro de 2018, as 20:42:14 »

Sim, mesmo ferro. Acredito que seja calor excessivo na parte de trás do mosfet mesmo.

Enfim, refiz o layout para os mosfets TO-220, não quero queimar mais mosfets Cheesy. Vou tentar testá-lo ainda no fim de semana com aquele amplificador com a PCL84.
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #8 : 05 de Outubro de 2018, as 20:48:29 »

Não acho que seja, mas alguns mosfets queimam fácil com estática. Talvez a forma como você segura quando vai pôr na placa esteja estragando eles por esd. Ou vai ver ele seja mais suscetível ao aquecimento da aba por esta estar em contato mais direto com o chip.

Mas essa sua gambiarra é válida. Acho que eu faria o mesmo.  Cheesy
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 05 de Outubro de 2018, as 21:18:31 »

A gambiarra de soldar o fio no terminal central? Mesmo assim ele queimou. Ou a gambiarra de soldar terminais de resistores e transformá-los em TO-220? Cheesy
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 05 de Outubro de 2018, as 22:12:47 »

Coloca um pedaço de estopa embebida em água no mosfet antes de soldar, quem sabe, resolve.
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #11 : 06 de Outubro de 2018, as 11:37:37 »

A gambiarra de soldar ele em pé. Mas soldar o terminal central devia ter funcionado baseado na linha geral dos seus testes. Tem uma teoria pra isso?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #12 : 06 de Outubro de 2018, as 12:34:06 »

... Apliquei estanho por toda a trilha usada como dissipador, passei pasta térmica e fui soldar.

Passou pasta térmica, ONDE ??
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 06 de Outubro de 2018, as 16:01:56 »


Passou pasta térmica, ONDE ??

Quando encontrado nas placas de fonte de TVs LCD ou Led, normalmente estes componentes não são montados com pasta térmica, pelo fato de serem soldados direto na trilha de cobre que seve de dissipador de calor.  Mas quando montado "aéreo" deveria ser providenciado o dissipador de calor com pasta térmica, como questionou o A.Sim
Registrado

A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #14 : 06 de Outubro de 2018, as 16:41:54 »

Pelo que entendi, o colega estava soldando o corpo do mosfet SMD no circuito impresso, mas antes passou nele a pasta térmica...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal