Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:00:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste de placa em curto  (Lida 18303 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 07 de Novembro de 2018, as 07:42:00 »

Saudações:

Como já citei em outro tópico,eu peguei um blackstar metal ht para manutenção o cara ligou em 220 o pedal e queimou,este pedal tem 3 placas dentro 1 parte energia,uma com a válvula e outra com os controles.Gostaria de saber se existe uma forma de enviar algum tipo de sinal nesta placa de energia a fim de saber qual componente esta em curto,pois eu medi uns diodos e na placa passa sinal para os dois lados, alguns resistores a mesma coisa na placa eles não dão valores corretos alguns nem valor dão no multímetro fora esta normal tanto os diodos como os resistores.Percebi que só ferve os diodos que vem da entrada e um mosfet.Existe uma forma de fazer isso? enviar algum tipo de sinal na placa que alimenta o pedal a fim de identificar ou pelo menos chegar perto de uma identificaçao de componentes defeituosos?Desde ja agradeço.OBS já corri atrás do esquema eletrônico e não achei em lugar nenhum.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 07 de Novembro de 2018, as 08:15:51 »

Paulo, antes de qualquer coisa, você precisa se atentar pelo fato de que já existem componentes danificados, especialmente os relacionados com a fonte de alimentação, se não resolver essa parte primeiro e ficar ligando o pedal, corre-se o risco de danificar ainda mais outras partes do pedal, sem falar que ainda poderá se machucar se algum dos capacitores de alta voltagem chegar a estourar.


Os diodos podem sim apresentar valores independente da posição, isso se dá por que provavelmente existem capacitores conectados a ele ou algum outro componente, nesse caso, é recomendado remover a solda de uma das pernas do diodo e realizar a medição para ter certeza de que está tudo bem com ele, o mesmo vale para outros componentes quando não se consegue realizar a medição.

Um esquema do pedal realmente ajudaria muito, assim como as fotos com boa resolução de ambos os lados da placa!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #2 : 07 de Novembro de 2018, as 08:34:21 »

E muita coisa para remover e testar uma a uma, como falei retirei alguns diodos e medi fora e estão normais, alguns resistores perto do mosfet retirei e medi na placa aparecia zero, fora da placa deu o valor aproximado,esquemático já revirei e internet já ate pedi para uma autorizada pois o fabricante nem e mail tem na pagina,eu liguei após trocar o mosfet que tinha fritado e vi que fritou o novo e os diodos estavam quentes demais, a placa e dupla face, fotos meu celular não presta para isso.Por isso pensei que tinha algo que liga-se na placa que ajuda-se a identificar ou pelo menos próximo a isso,se não der paciência pro dono perdeu um pedal caro e não tem volta.As placas são separadas a de energia esta desligada das demais por isso liguei para testar se não era apenas o mosfet que tinha partido desta vida.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2018, as 08:36:05 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #3 : 07 de Novembro de 2018, as 08:46:57 »

E muita coisa para remover e testar uma a uma, como falei retirei alguns diodos e medi fora e estão normais, alguns resistores perto do mosfet retirei e medi na placa aparecia zero, fora da placa deu o valor aproximado,esquemático já revirei e internet já ate pedi para uma autorizada pois o fabricante nem e mail tem na pagina,eu liguei após trocar o mosfet que tinha fritado e vi que fritou o novo e os diodos estavam quentes demais, a placa e dupla face, fotos meu celular não presta para isso.Por isso pensei que tinha algo que liga-se na placa que ajuda-se a identificar ou pelo menos próximo a isso,se não der paciência pro dono perdeu um pedal caro e não tem volta.As placas são separadas a de energia esta desligada das demais por isso liguei para testar se não era apenas o mosfet que tinha partido desta vida.

A fonte que você está utilizando para testar é centro positivo ou centro negativo?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #4 : 07 de Novembro de 2018, as 16:37:02 »

centro positivo, achei uma fonte de notebook de 20v 3.25a
« Última modificação: 07 de Novembro de 2018, as 16:39:22 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 07 de Novembro de 2018, as 17:10:36 »

Claro que tem volta!

A tal "placa de energia" é uma smps: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10667.msg184595#msg184595

Você está usando uma fonte com centro positivo. CASO a fonte original for com centro negativo, você queimou o mosfet e provavelmente o CI. Solução: troque o mosfet, inverta a polaridade da fonte e teste. Se não funcionou, troque o CI também.

Ou substitua a smps por aquela smps com o 555 já bem conhecida e alimente o pedal com 12V, fazendo as alterações necessárias em relação aos filamentos da válvula.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 08 de Novembro de 2018, as 03:07:59 »


Você está usando uma fonte com centro positivo.


Marcão, olhando algumas fotos na internet, o pedal parece ser centro positivo mesmo  Cheesy

-----
centro positivo, achei uma fonte de notebook de 20v 3.25a

Paulo, os capacitores da fonte estão ok?
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 03:10:15 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #7 : 08 de Novembro de 2018, as 06:48:29 »

Essa fonte e minha do meu notebook esta inteira, a do cara segundo ele derreteu e foi pro lixo.Essa eu estou apenas usando para testar porque para fazer uma de 22/1a vai sair caro e dependendo do que aconteceu não vale a pena investir para ficar jogada em um canto.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #8 : 08 de Novembro de 2018, as 07:09:12 »

Essa fonte e minha do meu notebook esta inteira, a do cara segundo ele derreteu e foi pro lixo.Essa eu estou apenas usando para testar porque para fazer uma de 22/1a vai sair caro e dependendo do que aconteceu não vale a pena investir para ficar jogada em um canto.

Paulo, como a fonte externa original derreteu, é muito provável que o setor do pedal onde se conecta a fonte, também ficou danificado, você terá de verificar os capacitores, mosfet, resistores e diodos, alguma coisa nesse setor está bem errada, aposto nos capacitores em curto, diodos ruins e o mosfet você já viu que está danificado, mas se algum diodo estiver ruim ou capacitor ruim, quando você conectar a fonte externa, vai dar problema, capacitores podem explodir, diodos podem aquecer, etc... ou seja, aposto que o problema está no setor do pedal onde se conecta a fonte externa, tem que verificar essa parte antes de ir para o restante do pedal, que tomara, por sorte, não tenha sido afetado.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #9 : 08 de Novembro de 2018, as 07:32:57 »

Consegui tirar umas fotos:

Não sei como postar fotos aqui se alguém puder ajudar a arrumar agradeço.

https://flic.kr/p/2bDfAYN
https://flic.kr/p/2bDfzQL
https://flic.kr/p/2bmCpar ___________esses 4 diodos são os que estão aquecendo,já testei fora e estão normais.
https://flic.kr/p/NZ7Pmt_____________mosfet que ja nao vive mais entre nos,ao lado tem um resistor queimado,aconteceu isso ontem a tarde.
https://flic.kr/p/2bDfypu
https://flic.kr/p/2bDfzQL
https://flic.kr/p/2bDfAYN

Uma duvida, esses capacitores eletrolítico, ao ligar em 220 não eram para ter explodido? já vi fonte de placa mãe virar pipoqueira em 220.
Como citei acima,efetuei alguns testes em alguns diodos desses pretinhos,alguns capacitores perto do mosfet e ja estou chegando no mato sem cachorro.

-----
Como não achei o esquemático em lugar nenhum, me veio a ideia de perguntar se existe tipo um injetor de sinal para essa parte elétrica do pedal.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 07:40:00 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #10 : 08 de Novembro de 2018, as 08:21:08 »


Uma duvida, esses capacitores eletrolítico, ao ligar em 220 não eram para ter explodido? já vi fonte de placa mãe virar pipoqueira em 220.

Como citei acima,efetuei alguns testes em alguns diodos desses pretinhos,alguns capacitores perto do mosfet e já estou chegando no mato sem cachorro.

Como não achei o esquemático em lugar nenhum, me veio a ideia de perguntar se existe tipo um injetor de sinal para essa parte elétrica do pedal.

Não explodiria se o pedal tiver um bom circuito de proteção!

Com certeza tem problema nesse setor, o pior é que nas fotos, não consegui visualizar nada de mais, nenhum capacitor estufado, vazando, exceto o pequeno resistor queimado.

Terá que verificar o circuito integrado também, todo setor da smps, alguma coisa aí está em curto, o problema é que sem remover algumas peças, será difícil de testar.

Usar o injetor em algo que está com problema no setor de alimentação, especialmente de ALTA voltagem, definitivamente não é uma boa ideia.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #11 : 08 de Novembro de 2018, as 09:31:01 »

Olá Paulo.

Sem o esquema não dá pra falar com certeza. Mas olhando a placa da fonte dá pra ver que tem 2 reguladores do lado esquerdo, que devem ser para os integrados (talvez +12 e +24v) e para o filamento da válvula. Do lado direito da foto tem todo o jeito de ser uma fonte SMPS, com o MOSFET, o indutor e o CI controlador. Essa parte é que provavelmente esteja toda estragada, como você já relatou. Isso significa que além do MOSFET, o CI também deve ter sido afetado.

Se você isolar essa parte provavelmente o curto pode desaparecer.
Então você poderia até testar o resto do pedal. Lembrando que as válvulas não estariam funcionado. Mas você pode fazer o sinal contornar as válvulas e testar apenas os circuitos de baixa tensão.

 Smiley
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #12 : 08 de Novembro de 2018, as 09:37:32 »

E como citei, e muita coisa placa dupla face, remover solda de cima e de baixo,já tirei alguns que na placa não apresentou resultado nenhum e fora estavam corretos, já não sei mais o que fazer, olhei todos os capacitores nao tem nada vazado nem estufados retirei testei fora dois grandes e nada.Quando liguei ele com a fonte de 20, coloquei o dedo em cima de outros componentes,mas somente o mosfet e os diodos esquentam mais nada,ja tentei seguir o caminho enfim estou no mato sem cachorro,ja estou pensando em condenar esse.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 08 de Novembro de 2018, as 10:56:17 »

Troque o CI. Ou substitua toda a smps. Condenado ele não está.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #14 : 08 de Novembro de 2018, as 11:52:26 »

E como citei, e muita coisa placa dupla face, remover solda de cima e de baixo,já tirei alguns que na placa não apresentou resultado nenhum e fora estavam corretos, já não sei mais o que fazer, olhei todos os capacitores nao tem nada vazado nem estufados retirei testei fora dois grandes e nada.Quando liguei ele com a fonte de 20, coloquei o dedo em cima de outros componentes,mas somente o mosfet e os diodos esquentam mais nada,ja tentei seguir o caminho enfim estou no mato sem cachorro,ja estou pensando em condenar esse.

Paulo.
Ninguém disse que as coisas são sempre fáceis. Tenho visto suas postagens e me parece que você sempre tem problemas, por achar que cada circuito é algo único e desconhecido. Os circuitos complexos são uma combinação de muitos circuitos simples. Todos já conhecidos.

O que se tem que ter é perseverança e método para descobrir os problemas. Talvez você tenha procurado os problemas em muitos lugares sem seguir um sequência lógica para o "diagnóstico". Aí parece que o problema é maior do que realmente é.

Outra coisa é ter equipamento correto para testes, e saber como utilizá-los. Você não mencionou medições com o Multímetro, nem testes com Osciloscópio, nem com um Gerador de Sinais. Sem esses equipamentos não se pode querer consertar a maioria dos equipamentos analógicos que aparecem. Se você tem aceitado equipamentos para conserto, é obrigatório e fundamental que você esteja equipado para isso.

Acredite, a maioria dos técnicos estaria perdido, sem os equipamentos básicos de sua oficina.  Toma na Cabeça

 Smiley

Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.075 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal