Fonte 22V, 15V, -15V

Started by viagem_mental, 07 de November de 2018, as 09:04:13

Previous topic - Next topic

Questão

Usuário suspenso
*
Iniciante
Caramba, que trem legal. No vídeo parece funcionar lindamente.

Quote from: xformer on 09 de November de 2018, as 19:30:59
(Vai ser um pouco menos do que 22V/resistência porque teria que descontar a tensão Vce de saturação do transistor)

Acho que não. Pelo jeito o íma é chaveado num pwm em alta frequência, então a indutância não é desprezível. Acredito que a potência dissipada seja diretamente proporcional ao peso levitado.

No mais é esse o espírito mesmo. Tem um osciloscópio para ver o sinal de controle?

----------
P.S.  Esquece o pwm, viajei aqui. É um circuito linear. Inclusive aí tem margem pra melhora. Mas mantenho sobre o consumo.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O objetivo de medir a resistência da bobina é ter uma ideia da corrente máxima e saber se o LM317T suporta, já que a corrente máxima que ele pode fornecer é 1.5A.  Se a resistência for menor do que 15 ohms, já não vai dar.  E isso vale para o transformador também.
Por certo que o consumo médio vai ser menor, pelo liga e desliga contínuo da bobina.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

viagem_mental

Handmaker
Quote from: xformer on 10 de November de 2018, as 07:10:07
O objetivo de medir a resistência da bobina é ter uma ideia da corrente máxima e saber se o LM317T suporta, já que a corrente máxima que ele pode fornecer é 1.5A.  Se a resistência for menor do que 15 ohms, já não vai dar.  E isso vale para o transformador também.
Por certo que o consumo médio vai ser menor, pelo liga e desliga contínuo da bobina.

Seguem algumas fotos. O circuíto não é o mesmo do vídeo. Esse levitador foi construído por alguns alunos da engenharia a uns 15 anos e foi doado para o laboratório didático do curso de física (onde trabalho) recentemente. Dessa forma, não tenho o esquema do circuíto, mas dá para fazer engenharia reversa.

Guitar Craft

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Putz Alex, olhando pras fotos a fonte com o 317T não dá nem pro começo.  Só de ver as trilhas grossas no circuito impresso e que o transistor é o 2N3055 e o tamanho da bobina  acho que vai precisar de uma fonte das grandes e potentes.  Mediu a resistência da bobina ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Questão

Usuário suspenso
*
Iniciante
Calma, é um projeto caseiro, pode muito bem estar superdimensionado. Por outro lado, a meu ver a fonte da bobina não precisa ser regulada, o que pode poupar o 317.

viagem_mental

Handmaker
Quote from: xformer on 12 de November de 2018, as 17:01:29
Putz Alex, olhando pras fotos a fonte com o 317T não dá nem pro começo.  Só de ver as trilhas grossas no circuito impresso e que o transistor é o 2N3055 e o tamanho da bobina  acho que vai precisar de uma fonte das grandes e potentes.  Mediu a resistência da bobina ?

Deu aproximadamente 15,5R, ou seja, 1,5A de corrente. Liguei a fonte direto na bobina e ela segurou a esfera de metal (vou medir a massa) com bastante força.
Guitar Craft

Questão

Usuário suspenso
*
Iniciante
Bom. Tenta o seguinte, liga o circuito de controle e vê se passando a mão na frente dos fotossensores ele dá sinal de vida.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: viagem_mental on 12 de November de 2018, as 18:44:21
Deu aproximadamente 15,5R, ou seja, 1,5A de corrente. Liguei a fonte direto na bobina e ela segurou a esfera de metal (vou medir a massa) com bastante força.

Bom, com isso a fonte suporta alimentar. Agora cuidado ao fazer esse teste de ligar bobina diretamente na fonte. Provavelmente você desconectou o par de fios  do borne na placa de circuito impresso e os ligou na fonte. Veja que perto do conector há um diodo 1N4007 ligando os dois terminais do borne na placa. Ele serve para matar a tensão reversa causada pela bobina ao ser desligada. Essa tensão pode ser alta e pode queimar a fonte se não tiver o diodo (inclusive teste o diodo da placa e o 2N3055, podem ter sido queimados por isso).

Eu outro dia levei choque ao brincar com um relé pequeno que estava sem a capa e tinha ligado como pulsador/oscilador para piscar um led. Só com alimentação de 9V levei um baita choque ao pegar o relé e encostar os dedos nos terminais da bobina.

viagem_mental

Handmaker
Hoje testei a bobina com um multímetro melhor. Deu 11,5R, assim a corrente nela é próxima de 1A.
Testei o diodo e está ok. O 2N3055 não sabia bem como testar. Fiz o mesmo teste que o diodo com o multímetro (ao olhar o datasheet) e parece normal.
Agora o cooler que refrigera o 2N3055 parou de funcionar. Não sei se são os cabos velhos, mas ele já parecia com mau contato.
Obrigado pelo aviso sobre choques.
Guitar Craft

Matec

Hand MasterMind
Quote from: viagem_mental on 13 de November de 2018, as 15:20:57
Hoje testei a bobina com um multímetro melhor. Deu 11,5R, assim a corrente nela é próxima de 1A.

Se a resistência da bobina é de 11,5 ohms e a tensão que alimenta a bobina é de 22v, é de se supor que em algum instante essa corrente possa chegar em quase 2 amperes.

:)

viagem_mental

Handmaker
Quote from: Matec on 13 de November de 2018, as 16:15:29

Se a resistência da bobina é de 11,5 ohms e a tensão que alimenta a bobina é de 22v, é de se supor que em algum instante essa corrente possa chegar em quase 2 amperes.

:)

Tem razão! Falha minha.
Guitar Craft