Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:18:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Modificações no Marshall 18w  (Lida 2828 vezes)
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« : 27 de Novembro de 2018, as 13:30:30 »

Gostaria de pedir a ajuda do pessoal do fórum em um circuito que montei. Foi baseado no TMB 18w da marshall com master volume. Segue o link do esquema:

Estou tentando fazer modificações nesse circuito a fim de aumentar a distorção em baixos volumes, pois para "sentir o som característico dos valvulados" é preciso aumentar o master volume e ele é bem sensível nesse circuito. Como relatado no fórum, montei o Iall 10.5 junto com um Tube Screamer e o som pareceu muito mais agradável do que esse do esquema, exceto para notas graves que parecem ter menos "peso" do que as outras, mas para um solo é perfeito. À partir daí me vieram várias dúvidas quanto ao circuito e a diferença na qualidade do som de ambos. Sei que cada válvula apresenta características específicas, mas mesmo assim estou com essa "pulga atrás da orelha". Tanto o circuito do Tube Screamer e do Iall são simples comparados com esse e mesmo assim a qualidade do som é bem diferente. Vi algumas sugestões de modificações na internet, mas como tem muita coisa duvidosa é bom perguntar para quem conhece antes de fazê-las.
Vamos lá... Vi uma modificação no resistor do catodo da primeira válvula de 820 para 2k7. Isso faria a válvula ter um som mais "cold", e ficaria diferente do inicial que tem o bias em 0,9v. Ví que no JCM é comum o valor da bias ser mais alto no primeiro estágio mas no próximo a bias tem o valor baixo também, em torno de 0,9v. Como no meu caso só tem um estágio de amplificação descartei essa alteração. Considerei alterar o valor do capacitor bypass de 1uF para 4,7uF, isso aumentaria o ganho, mas não sei se aumentando o ganho melhoraria a distorção do circuito. Outra modificação seria colocar um capacitor de bypass no cathode follower, que também aumentaria o ganho e caio no mesmo caso... ganho seria bom para aumentar a distorção ou ajudaria a piorar o caso descrito? Um resistor em série com a saída do cathode follower poderia ajudar também? Outra dúvida é quanto a relação de ganho com distorção da segunda harmônica, aumentar o ganho no meu caso pode diminuir a distorção que eu pretendo no circuito? Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar.
« Última modificação: 28 de Junho de 2019, as 10:03:07 por tcholopi » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 27 de Novembro de 2018, as 16:50:03 »

Aumentar a distorção em baixos volumes significa que a distorção será gerada no pré amplificador. Então sim, teria que aumentar o ganho do pré para se conseguir isso. Um pré com dois estágios como no canal TMB ainda não produz uma distorção muito forte. Talvez você tenha que aumentar o ganho disso, utilizando a outra válvula do canal normal. Algumas das sugestões que você pesquisou podem ser úteis, outras não fazem sentido. O negócio é pensar um pouco e ir experimentando, com paciência e cuidado.

 Smiley
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #2 : 27 de Novembro de 2018, as 18:30:02 »

Adicionei um capacitor de bypass no estágio anterior ao cathode follower. A distorção aumentou, porém o som pareceu meio ruim, ou seja, a distorção anterior mesmo que menor estava com um som mais agradável. Parece que a melhor maneira para obter uma distorção sem perder a qualidade seria adicionar outra válvula mesmo. Outra dúvida que me surgiu foi quanto ao valor de Vgk. Dependendo do valor o timbre é alterado pela clipagem do sinal. Existe amplificadores que em um estágio Vgk tem valor mais alto, em torno de uns 2v e no próximo estágio o valor é menor, por volta de 1v. Isso não alteraria as características do sinal? Ou cada um achata a onda de um lado?
« Última modificação: 28 de Junho de 2019, as 10:05:48 por tcholopi » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 27 de Novembro de 2018, as 20:42:21 »

Outra dúvida que me surgiu foi quanto ao valor de Vg. Dependendo do valor o timbre é alterado pela clipagem do sinal. Existe amplificadores que em um estágio Vg tem valor mais alto, em torno de uns 2v e no próximo estágio o valor é menor, por volta de 1v.l Isso não alteraria as caracteristicas do sinal? Ou cada um achata a onda de lado?

Cada estágio pode ter valores diversos de Vg, depende da polarização da válvula. Tudo altera as características do sinal, em especial quando próximo aos pontos de saturação das válvulas. Em se tratando de amplificadores de guitarra, a maior parte das alterações é bem-vinda.

 Smiley
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 28 de Novembro de 2018, as 07:57:24 »

Olá Tcholopi

Vou sugerir que você use o programa para cálculo de estágio 12AX7 que eu disponibilizei nessa página da Altana. Se você substituir os valores do primeiro estágio encontrará uma distorção da ordem de 3% e um ganho de 59 para um sinal de 200mV (típico de guitarra). Porém, mudando Rk para 2700 o ganho passa para 52 e a distorção sobe para além dos 5% com a mesma entrada. Para compensar, será necessário também aumentar o resistor de placa de 100k para 220K, o que dá um ganho de 65 com uma distorção de 4%. Os dados que eu usei na simulação foram:

Original:
B+ = 350V
Ra=100000
Ra'=500000
Rk=820

Primeiro teste
B+ = 350V
Ra=100000
Ra'=500000
Rk=2700

Segundo teste
B+ = 350V
Ra=220000
Ra'=500000
Rk=2700

Não tenho muita certeza sobre os 350V. Com medições do amplificador você poderá ter uma simulação mais precisa. É mais fácil brincar com o simulador antes de pegar no ferro de solda.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 28 de Novembro de 2018, as 08:06:14 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #5 : 28 de Novembro de 2018, as 12:31:39 »

O B+ no circuito é 240V. Muito bacana esse programa para simular! Pena que é só para o primeiro estágio. Vou testar as combinações de resistores e posteriormente relato os resultados aqui.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 29 de Novembro de 2018, as 13:34:37 »

O programa funciona com qualquer estágio classe A. Basta preencher com os dados do resistor de catodo, placa e grade do estágio seguinte que ele te dá o resultado.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #7 : 29 de Novembro de 2018, as 18:34:06 »

Em um estágio posterior ao primeiro a tensão de entrada não seria maior do que as que o programa usa como base de tensão de entrada? Por exemplo, um sinal de 200mV ao ser amplificado com ganho de 60 daria 12V na entrada do próximo estágio. O máximo sinal de entrada para os testes que fiz deu abaixo de 1V no programa. Como faço essa análise para uma tensão maior se os valores do gráfico estão limitados ao máximo sinal de entrada?  

-----
          Vamos aos resultados... Tentei alterar o valor de Rk da válvula 1 entre 820 e 4700, alterando também Ra em 47k, 100k, 220k e 470k. O melhor timbre que encontrei foi com 2700 em Rk e 100k em Ra que me deram -1.52V na bias. Também alterei o Ra do estágio anterior ao cathode follower de 100k para 220k. O B+ do circuito é 215V. O som ficou bem mais agradável com as distorções em baixo volume. Para ficar perfeito só falta um pouco de sustain. Pergunto agora se é possivel conseguir mais sustain nesse circuito com algumas modificações, adicionando válvulas ou feedback ou fica inviável mexer no circuito?
« Última modificação: 30 de Novembro de 2018, as 14:48:05 por tcholopi » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal