Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:34:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquema de amplicador valvulado de 20w para um iniciante  (Lida 5275 vezes)
rodrigofilth
Visitante
« : 08 de Janeiro de 2019, as 22:28:30 »

Saudações a todos, sou novo aqui no fórum e estou a procura de um projeto para construir um amplificador de guitarra valvulado com uns 20 watts, preciso que seja algo fácil de montar pois realmente não tenho muito conhecimento em eletrônica, estou começando meus estudos agora, mas tenho um valvulado gallaxy de 5w e gosto muito do som dele, mas como toco com banda necessito do som do valvulado com uma potencia maior.

Agradeço a atenção de todos
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #1 : 08 de Janeiro de 2019, as 23:08:08 »

Ola amigo, tudo bem, olha valvulado fácil de montar com essa potência tem esse aqui https://www.tubedepot.com/products/classic-british-18w-tube-guitar-amp-kit-1x12-combo , mas já deixo de aviso se você tem pouco conhecimento em  eletrônica sugiro que estude um bocadinho, eletrônica de valvulados não é brincadeira e você pode até se machucar.

Aqui no site você também vai encontrar muita informação e tem vários membros que vão poder te ajudar inclusive eu, no que estiver ao meu alcance.

Qualquer dúvida é só postar, e boa sorte.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 09 de Janeiro de 2019, as 04:06:28 »

Vou comentar aquele comentário chato, mas necessário: se você não tem conhecimento de eletrônica, o ideal seria passar longe dos valvulados. Alta tensão = risco de choque mais perigosos. Comece com um circuito transistorizado, e depois você vê pra onde vai.

-----
você pode até se machucar.
Não não. Eu já levei choque de 140V. Machucar é o mínimo, num caso de choque desse porte. Você pode até mesmo morrer.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2019, as 04:07:59 por marcao_cfh » Registrado
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #3 : 09 de Janeiro de 2019, as 08:01:40 »

Além de todo perigo com a alta voltagem tem que ter disposição e dinheiro porque não é barato montar um valvulado. Como foi falado começar com um transistorizado, com integrado, e tendo sucesso ai parte para algo um pouco mais complexo, mas mesmo assim não faria um amplificador logo de cara, faz um pré valvulado, já dá ótimos resultados. Um passo por vez!
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2019, as 07:11:13 »

Montar um amplificador valvulado não é tão simples quanto montar um pedal. Exige conhecimento Do que está fazendo para não correr riscos.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #5 : 11 de Janeiro de 2019, as 08:25:08 »

Olá a todos, e com todo respeito , estamos chovendo no molhado.
Digo isso por que o rodrigofilth pediu um esquema de um valvulado simples e de 20watts e além do meu post que mostra um projeto inclusive bem detalhada a sua montagem mesmo sendo em inglês, tudo o que fizemos até agora foi dizer a mesma coisa: Que é perigoso e tudo mais.

Do meu ponto de vista ate agora estamos desestimulando ele.

Eu não sou um expert em válvulas, então mostrei um projeto , e os que tem um pouco mais de conhecimento só puseram medo, esse não é do meu ponto de vista o espírito HANDMADES.

Ele quer montar, vamos ajudar a ele, vamos dar um norte pra ele seguir.

Não me levem a mal, mas se todo mundo tivesse parado um projeto por que era perigoso, esse site não existiria...

at Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 11 de Janeiro de 2019, as 08:36:19 »

Daniel, a grande questão é que é necessário experiência para montar um valvulado, justamente pela alta tensão envolvida. Você tem certa razão em dizer que devemos estimular e que não existiriam foruns e sites se todo mundo parasse porque é perigoso...

Mas atente-se a isso:
preciso que seja algo fácil de montar pois realmente não tenho muito conhecimento em eletrônica, estou começando meus estudos agora

Fácil de montar? Pode ser. Valvulados não são tão difíceis assim, afinal existem projetos mastigados por aí. Mas o ponto de o Rodrigo estar iniciando agora tem que ser levado em consideração. Valvulado não é coisa de iniciante.

Comece com um pedal. Funcionou? Faça outro! E outro, e outro. Aprenda um pouco de como soldar, ler esquemas, fazer medições. Aí, depois de ter experiência, pense em valvulado.

Como comentei, já levei choque de 140V DC à corrente de cerca de 4 mA e não foi muito agradável. Um projeto de amplificador de 15 W (sim, 15. Nem 20 como ele pediu, nem 18 como informa o projeto. Duas EL84 dão 15 W) usa altas tensões, esse que você postou possui secundário de 580V AC. Colocar a mão no lugar errado, mesmo que acidentalmente, pode levar a danos maiores, e risco de morte. Me desculpe, mas não vou incentivar um iniciante a montar um valvulado. Quer montar pedal? Dou meu apoio total, indico projetos e lojas, e se precisar ajudo com um passo a passo de um primeiro projeto. Mas começar com 580V AC, não.

Não quero ser chato nem nada do tipo, só estou sendo realista.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2019, as 08:38:01 por marcao_cfh » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 11 de Janeiro de 2019, as 11:11:11 »

Eu acho que o tema "amplificador valvulado de 20w para um iniciante" é um tanto complicado. Não recomendo a iniciantes nada que tenha mais de uma válvula.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #8 : 11 de Janeiro de 2019, as 12:05:34 »

Marcao_cfh , devo admitir, creio que usei o termo errado ... na verdade não era incentivar, mas sim orientar.

Quando eu comecei não sabia nada sobre válvulas isso na época que eu era frequentador do fórum cifra club, eu realmente estudei muito, antes de ligar meu ferro de solda, mas naquela época quase ninguém tinha conhecimento , eram poucos os que sabiam do que falavam e também tinham os mágicos de plantão que faziam coisas ate milagrosas, bom piadas a parte e falando sério .. eu concordo com você e concordo com o Hgamal sobre o lance de incentivar um iniciante com uma tecnologia desse risco .

Mas como membros com mais conhecimento que somos podemos orientar , e sanar as dúvidas.
Claro que ninguém aqui é louco de falar vai lá e põe a mão.

Eu comentei sobre o vídeo do  tubedepot por que o rodrigofilth comentou que tinha um amplificador de 5watts, logo imaginei que ele havia montado, pois foi assim que eu comecei, com um AX84 e depois com o 1987 da marshall, mas ai foram de 3 a 4 anos de estudo e montagens, até chegar onde estou.

Bom também esperemos ele se pronunciar, afinal ele é interessado e o rodrigofilth tem que nos falar em que situação ele está para que possamos ajuda-lo...

At Daniel

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2019, as 12:34:18 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 11 de Janeiro de 2019, as 12:21:04 »

O Galaxy é um valvulado comercializado, então foi comprado e não montado. O termo correto é sim orientar, por isso orientei-o:
Vou comentar aquele comentário chato, mas necessário: se você não tem conhecimento de eletrônica, o ideal seria passar longe dos valvulados. Alta tensão = risco de choque mais perigosos. Comece com um circuito transistorizado, e depois você vê pra onde vai.

Eu comecei a montar meus projetos em 2002, na época da internet discada e, pelo que me lembro, não existia nada em português sobre isso (tirando alguns artigos em revistas). Mas já tinha o fórum DiyStompboxes, que ainda acesso diariamente. Se eu não me engano, fui montar meu primeiro valvulado em 2011 - um 100Buck. Não tive coragem de lidar com alta tensão antes disso. Não estou dizendo que deve-se ter quase uma década de experiência para montar um valvulado, mas deve-se ter experiência e, de acordo com o comentário do Rodrigo, ele está começando agora.

O que recomendaria: comece com um bazz fuss ou um electra. Monte e faça funcionar. Depois, vá para um circuito com CI tipo o Distortion+, para melhorar a solda. Depois, para um circuito mais complexo e que provavelmente não irá funcionar de primeira, para forçar a aprender a como depurar problemas em montagens. Nesse meio tempo, desenvolvendo a qualidade da solda e alguma técnica de confecção/montagem de placa. Essa listinha levará algum tempo para ser cumprida e dará um pouco de experiência para começar a pensar em fazer um valvulado.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #10 : 11 de Janeiro de 2019, as 12:43:26 »

Marcão, concordo plenamente com sua escada de aprendizagem, e mais uma vez admito que me equivoquei, não procurei saber sobre o Galaxy em questão e não sabia que ele era comercial.

Agora creio que seja esperar o Rodrigo falar o que ele precisa saber.


Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 15 de Janeiro de 2019, as 19:43:50 »

Se a  ideia é montar o amplificador "em casa" para economizar dinheiro, esquece, estás no caminho errado.

Se a ideia é fazer pelo prazer ou pelo aprendizado, comece como os rapazes já sugeriram. Estude bastante e quando chegar na hora de montar um circuito valvulado, cerque-se de cuidados.

Tenha em conta que um amplificador de 18W não vai te dar uma forte percepção de "maior volume" em relação a um de 5W. Para você ter a sensação de "dobro de volume" em relação ao seu de 5W, seria preciso um amplificador de 50W.  Principalmente se você busca som limpo, um 18W não dá conta de um baterista ogro.

Sugestão: pense num pré valvulado casado com um power "solid state".

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 17 de Janeiro de 2019, as 07:11:33 »

Eu normalmente encaro os projetos do Handmades como uma forma de "hedonismo", onde a gente monta as coisas para aprender, "ousar" e depois se gabar (mesmo quando pega fogo).

A tarefa dos companheiros é ajudar uns aos outros nestas tarefas.

O caminho natural do aprendizado é começar de casos pequenos, adquirir conhecimento e ir subindo na cadeia alimentar do "comedor de projetos Handmades".

Dito isso, posso dizer que também não vejo nada de errado na ousadia, quer fazer um Mesa Boogie de 4 canais valvulados com 100 Watts, é ousado o suficiente, mete as caras e vai. No que eu puder ajudar, eu ajudo. Se funcionar, a parte de se gabar vai ser simplesmente &)&*(@#&#.

A recomendação de começar pequeno é só um conselho, e sabe como são os conselhos, se valesse apena, a gente cobrava por eles.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 17 de Janeiro de 2019, as 08:37:24 »

Tem um ditado:  "A Arca de Noé foi feita por amadores, o Titanic foi feito por profissionais."     Tongue
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #14 : 17 de Janeiro de 2019, as 19:21:43 »

Olá.

Levar choque
Morrer eletrocutado
Explodir eletrolítico
Queimar válvula
Torrar resistor
Fumacear transformador

No meu tempo de guri ( quando praticamente só existiam montagens a válvula ), gente com esses medos tinha nome. Alguém lembra qual ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal